Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
SPTrans no aniversário de 459 anos da cidade de São Paulo
Percorrendo em 40 minutos, locais como o Viaduto do Chá, prédio da Prefeitura, Praça da República, , passando pelo Teatro Municipal, era uma viagem diferente mesmo para quem circula pelo centro da cidade todos os dias e não percebe as belezas que a cidade apresenta por causa da correria do dia a dia.
Circulando lentamente e tendo a presença de um guia de turismo contando a história de cada rua , ficava cada vez mais interessante e era com surpresa que os passageiros olhavam para os prédios da região central.
Foi o caso da senhora Normandia Rezende de 64 anos que fazia o passeio pela primeira vez. Natural de Campina Grande, nunca teve esse tempo para conhecer sem pressa a cidade. Foi a primeira passageira a entrar no trólebus, havia chegado às 6h45.
A segunda da fila, a senhora Eunice Guimarães, moradora do Tatuapé, disse que todo ano fazia o passeio e pretendia voltar o ano que vem.
A história do sistema de trólebus na cidade começou em 1949, no dia 22 de abril com a primeira linha que ligava a Praça João Mendes ao bairro da Aclimação. Em 1963 a CMTC inicia a construção dos seus próprios trólebus. Hoje a frota, com cerca de 180 ônibus, circula em linhas da zona leste, região do Ipiranga, Cardoso de Almeida e Centro.
O passeio turístico já faz parte das festividades da cidade e neste ano contou com 12 veículos das empresas Ambiental e Metra.
Do início da operação até o final, mais de 4.500 pessoas fizeram o passeio para conhecer melhor o centro da cidade, entre esses passageiros, esteve o secretário municipal de transportes.
A família de Paulo Komolibus participou e gostou muito. Elogiou o conforto, a tranqüilidade e disse que valeu pela parte cultural do passeio. A peruana Maria Helena Ccollcca, moradora de Paraisópolis, ficou impressionada pela beleza dos prédios, do contato com as pessoas e dos grandes edifícios. Outra passageira satisfeita no passeio que fazia pela primeira vez, era a senhora Eudécia Martins, moradora do Parque Novo Mundo, que também fazia o passeio pela primeira vez, prometendo voltar no ano que vem.
Texto: Reinaldo de Miranda - DP/AIM
Fotos: Elisa Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk