Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Nova Central da CET monitora o trânsito, em tempo real, nas marginais Tietê e Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) colocou em operação uma nova central de monitoramento para controle, em tempo real, das ocorrências de trânsito nas marginais Tietê e Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes. Inicialmente, a central conta com 20 câmeras - sendo 13 na Marginal Pinheiros, cinco na marginal Tietê e duas na Avenida dos Bandeirantes - instaladas nos topos dos prédios e em torres metálicas com 30 metros de altura em pontos estratégicos das marginais e Avenida dos Bandeirantes. As imagens são monitoradas na central por meio de 39 monitores, de segunda a sexta-feira, das 6 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 7 às 20 horas.
As imagens de trânsito captadas pelas câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) e monitoradas em tempo real, através da Central, são uma ferramenta importante para a gestão do trânsito na cidade e permitem a identificação mais precisa e a rápida remoção das interferências na via. Outra atividade importante com a utilização das câmeras é o acionamento das equipes de resgate nos acidentes com vítimas.
O processo de instalação das câmeras foi iniciado há três anos e, em julho, a central entrou em funcionamento. Quando concluída a implantação, a nova central contará com 50 câmeras que poderão se integrar às outras câmeras de monitoramento da CET instaladas em pontos estratégicos das principais vias e corredores de trânsito do município de São Paulo.
Ao visualizar ocorrências que interfiram na fluidez do trânsito, como veículos quebrados e acidentes, os funcionários da central acionam as equipes operacionais para removê-las e liberar a via rapidamente para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos usuários.
As câmeras de CFTV geram imagens coloridas e de alta qualidade e podem ser movimentadas (aproximando ou afastando) dentro da própria central, a fim de focalizar o local da ocorrência. A transmissão por ondas de rádio também contribui para a redução dos custos de manutenção e implantação do sistema.
Os investimentos para implantação do sistema de monitoramento são provenientes da iniciativa privada, com base na legislação em vigor de pólos geradores de tráfego, como edifícios comerciais, shopping centers, centro de convenções, entre outros. As medidas decorrentes das análises de pólos geradores de tráfego visam reduzir os impactos destes grandes empreendimentos privados no sistema viário, que geram maior número de viagens. Nos últimos três anos, a CET analisou 18 processos para implantação de pólos geradores de tráfego nas marginais e da Avenida dos Bandeirantes que geraram mais de 33 mil novas vagas de estacionamento e 23 mil viagens/horas pico.
As marginais Tietê e Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes fazem parte do sistema viário principal da cidade e fazem ligação com as principais Rodovias de acesso ao interior e litoral. Apresentam volume médio de 1,3 milhões de veículos/dia, sendo 610 mil na Marginal Pinheiros, 700 mil na Marginal Tietê e 270 mil na Avenida dos Bandeirantes.
Assessoria de Imprensa - CET
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk