Secretaria Municipal da Saúde

Agenda Fácil – Perguntas e respostas

 

1) Quem pode usar o AGENDA FÁCIL?

a. Cidadãos de São Paulo que sejam pacientes SUS de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

2) O que eu preciso para me cadastrar?

a. Baixe o aplicativo na Google Store, Apple Store ou acesse a versão desktop no endereço https://agendafacil.prefeitura.sp.gov.br/

b. Clique no botão “Cadastrar” do sistema Agenda Fácil para preencher o formulário.

c. Ao preencher todos os dados, o sistema irá validar as informações registradas e enviará o código de verificação para o número de celular ou endereço de e-mail informado.

d. Ao inserir o código, o sistema exibirá uma mensagem de “Cadastrado com sucesso”.
 

3) Posso me cadastrar em mais de uma UBS? Ou ver agendas em várias?

a. O acesso às vagas da Atenção Básica é feito apenas em sua UBS de referência. No entanto, o sistema permite que o paciente visualize as vagas de consultas e exames de especialidades em todas as unidades do município que ofertarem o referido serviço. Caso seja de interesse, o paciente poderá agendar na vaga ofertada.

4) Posso usar para criança, idoso ou pessoa sem celular que depende de mim?

a. Sim. Basta cadastrar o seu dependente no aplicativo, seguindo os passos do item 2.

b. Pode usar o mesmo celular para mais de uma pessoa, cada uma com seu CNS (Cartão SUS) ou CPF e senha.

c. O AGENDA FÁCIL guarda o CNS das pessoas que já usaram naquele celular.

5) Outra pessoa pode acessar meus agendamentos sem que eu queira?

a. O acesso é feito por CNS (Cartão SUS) ou CPF e é protegido por senha que você cria quando se cadastra e que só você conhece. Cuide bem da sua senha.

6) O que eu posso fazer através do AGENDA FÁCIL?

a. O sistema permite que você agende consultas e exames, além de permitir o cancelamento, atualização cadastral e a confirmação das consultas pré-agendadas. Permite também que você visualize o histórico das suas consultas/exames;

b. Vale lembrar que o Agenda Fácil permite o encaixe de exames e consultas de especialidades para os próximos 15 dias. Para isso é necessário que você esteja na fila de espera;

c. Para as consultas de Atenção Básica, o sistema permitirá o encaixe para os próximos 90 dias.

7) Quais são as especialidades que posso agendar pelo Agenda Fácil?

Especialidades da Atenção Básica: médico da Estratégia Saúde da Família (ESF), enfermeiro de equipe, clínico geral, pediatra, ginecologista e triagem de odontologia;

Exames e consultas de especialidades: desde que você esteja em fila de espera.

8) Se eu CANCELAR, volto para a fila ou perco meu lugar?

a. Vale lembrar que para consultas da Atenção Básica, descritas no item 7, não existe fila de espera.

b. Exames e consultas de especialidades: o sistema permite que você cancele até 24 horas antes do exame/consulta de especialidade.

Para se manter na mesma posição de fila de espera, é necessário que você utilize a opção “data e hora não serve”, dessa forma, sua consulta será cancelada e você retornará para mesma posição.
 

9) Posso agendar diretamente consulta com especialistas ou exames que eu quero fazer?

a. Não. Você tem que ser encaminhado por um médico da sua UBS para consulta com o especialista ou marcar um exame. A Regulação da sua UBS é quem é responsável por colocá-lo na fila de espera, a partir daí você pode buscar um encaixe pelo AGENDA FÁCIL.

10) Pronto, agendei especialista ou exame. Preciso passar na UBS antes?

a. No caso de exames e consultas de especialidades você poderá fazer a impressão do comprovante por meio da versão desktop do Agenda Fácil. Caso prefira, retire o seu comprovante de agendamento na sua unidade;

b. Fique atento, pois no seu comprovante de agendamento existe as informações do preparo da sua consulta/exame;

c. No dia da consulta, não se esqueça de levar o papel da REFERÊNCIA que o médico solicitante preparou para você.
 

11) Existem vagas exclusivas para o aplicativo AGENDA FÁCIL?

a. Não. Todas as vagas visíveis pelo AGENDA FÁCIL estão à disposição dos profissionais das Unidades e dos demais canais de agendamento.

12) Podem existir vagas nas Unidades que não aparecem no AGENDA FÁCIL?

a. Sim. Para as vagas da Atenção Básica, o sistema exibirá o que está disponível para os próximos 90 dias. No caso de exames/consultas de especialidades, serão exibidas as vagas para os próximos 15 dias;

b. As vagas que estiverem fora desses períodos, além de vagas específicas de linhas de cuidado, como as de pré-natal, estão disponíveis só presencialmente nas unidades.
 

13) Eu posso marcar ou enxergar meus agendamentos nos serviços do Estado ou de outros municípios?

a. Não. Por enquanto, o AGENDA FÁCIL administra apenas seus agendamentos com os serviços de saúde do município de São Paulo.

14) O aplicativo funcionava bem, mas parou de um tempo para cá. O que eu faço?

a. Desinstale o aplicativo do seu celular e baixe a nova versão. Caso o problema persista, entre em contato com nosso suporte pelo e-mail agendafacil@prefeitura.sp.gov.br, para que verifiquem o seu caso.

15) Esqueci minha senha.

a. Na página inicial, o sistema exibirá o botão “Acessar”. Ao clicar, você será direcionado para a tela de “Login”, onde você encontrará a opção de “Recuperar senha/Esqueci minha senha”. Ao preencher as informações, você receberá um link novo no e-mail cadastrado, para que seja criada uma nova senha.

16) Posso visualizar os resultados dos meus exames laboratoriais no aplicativo?

O Agenda Fácil conta agora com a funcionalidade "Exames Laboratoriais". Essa opção permite que os usuários do aplicativo visualizem os resultados dos últimos seis pedidos de exames que foram realizados nos laboratórios da rede municipal nos últimos 12 meses. Confira aqui a relação de laboratórios da rede municipal.

17) Estou com algumas dificuldades no acesso ao meu aplicativo, como lentidão ou algumas funcionalidades não respondem, o que faço?

Dados em “memória cache” armazenados nos dispositivos, como tablets, celulares ou mesmo navegadores web, eventualmente, podem causar falhas na utilização de aplicativos.

Recomendamos que você realize a limpeza do cache do aplicativo ou até mesmo a reinstalação deste.

Para limpeza dos caches do app Agenda Fácil:

Passo 1: Vá até “Configurações” em seu celular e clique em “Apps”;
Passo 2: Clique em “Gerenciar Apps”;
Passo 3: Selecione o aplicativo Agenda Fácil e vá até a opção “Limpar Dados”;
Passo 4: Selecione a opção “Limpar todos os dados” e clique em “OK” para confirmar esta ação.

*Vale lembrar que esta ação também irá apagar os CNS e senhas memorizadas na tela de login.

Caso a dificuldade persista, encaminhe e-mail para agendafacil@prefeitura.sp.gov.br com os seus dados de CNS, telefone de contato e um breve relato do problema.

A equipe de do Agenda Fácil entrará em contato com você!

 

Em caso de dúvidas sobre o sistema Agenda Fácil, entre em contato com nosso suporte pelo e-mail agendafacil@prefeitura.sp.gov.br