Secretaria Municipal da Saúde

LABORATÓRIO MUNICIPAL SUDESTE 

O Laboratório Municipal Sudeste iniciou suas atividades em 2002 e está situado na Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, sob a administração direta da Secretaria Municipal da Saúde.  

Fonte: Laboratório Municipal da Região Sudeste 

Atende a uma população de 2.660.010¹ habitantes, contemplando mais de 130 equipamentos de saúde das Supervisões Técnicas de Saúde da Região Vila Mariana/Jabaquara, Ipiranga, Mooca/Aricanduva, Vila Prudente/Sapopemba e Penha.  

Entre os cinco laboratórios municipais, é o maior da cidade de São Paulo, com área útil de 266 m². 

Em 2024, realizou 3.381.353² exames originados de 666.291²  atendimentos. 

O Laboratório Municipal Sudeste segue rigorosamente as boas práticas ​laboratoriais, com o objetivo de garantir a excelência na qualidade dos serviços prestados e a segurança dos processos, sempre priorizando a saúde e segurança dos pacientes. Para isso, conta com uma equipe multiprofissional altamente capacitada e treinada, incluindo farmacêuticos, biólogos, técnicos, agentes de saúde e administrativos. Além disso, o Laboratório desempenha um papel importante na formação de futuros profissionais, oferecendo estágios curriculares que proporcionam aos estudantes uma valiosa experiência prática em sua área de atuação.  

Fonte: Laboratório Municipal da Região Sudeste 

O Laboratório, além de compor a Rede Nacional de Laboratórios de Carga Viral do HIV/HBV/HCV, Contagem de Linfócitos T-CD4+CD8 e Tuberculose, também integra o Programa Municipal de Hanseníase e é referência laboratorial para as Unidades IST/Aids da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, para os exames de citometria de fluxo para HIV. 
 

Atualmente, além dos exames de vigilância epidemiológica, o laboratório realiza de forma rotineira exames hematológicos e de pré-natal, conforme os grupos de exames listados abaixo: 

  • Imunológicos (HIV, Hepatites Virais, Sífilis, VDRL, TPHA, Toxoplasmose Rubéola, Citomegalovírus, Chagas); 

  • Hematológicos (Hemograma completo, reticulócitos e VHS);  

  • Imunohematológicos (Grupo ABO, Fator RH, Testes direto e indireto de antiglobulina humana);  

  • Microbiológicos (PCR BK, Cultura BK, Baciloscopia BK, Identificação CMTB, Baciloscopia Hansen); 

  • Biologia Molecular (HIV-quantificação RNA, HIV-imunoblot, Hepatite B - quantificação de DNA e Hepatite C – quantificação de RNA) e Citometria de Fluxo (HIV-CD4/CD8). 
    Para realização dos exames são utilizados equipamentos de tecnologia avançada e rigorosos padrões de controle de qualidade, assegurando a precisão e a confiabilidade dos seus resultados. 

 

Confira algumas das premiações  e certificação recebidas pelo Laboratório em reconhecimento ao desenvolvimento de serviços de alta qualidade:

  • 2025 - Prêmio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo pelo alcance da meta estabelecida na 1ª e 2ª fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios de 2024³.
     
  • 2024 – Selo Prata, Certificação de desempenho na Avaliação Externa de Qualidade (AEQ) da Rede Nacional de Quantificação da Carga Viral do HIV/HBV/HCV e Biologia Molecular para Detecção de CT/NG em 20244.
     
  • 2023 - Prêmio Estadual pelo Rendimento dos módulos do Teste Rápido Molecular em 2022. 

 

Referências: 
1 - IBGE/Censo Demográfico 2022. 
2  - Sistema Informatizado Matrix. 
3 - Governo do estado de São Paulo.  Canal da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).   Dia Mundial da Tuberculose. Disponível em: https://www.youtube.com/live/KdQEUS3U3x4?si=FGvbOVdi-jgg3ER0&t=11385  Acesso em: 27 de março de 2025.
4 – Brasil, Ministério da Saúde. Avaliação Externa da Qualidade (AEQ). Rede Nacional de Quantificação da Carga Viral do HIV/HBV/HCV (convencional e rápida), Biologia Molecular para Detecção de CT/NG e Contagem de Linfócitos T CD4+. Disponível em: https://aeqnacional.paginas.ufsc.br/  Acesso em: 31 de março de 2025.