Secretaria Municipal da Saúde
DESCASQUE MAIS, DESEMBALE MENOS - CAMINHO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
Alimentos ultra processados como biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes, macarrão “instantâneo”, sopas prontas, molhos prontos, maionese, embutidos – são nutricionalmente desbalanceados, altamente calóricos, apresentando excesso de sódio, açúcar e gordura, e tendem a serem consumidos em excesso, uma vez que são formulados para que sejam extremamente saborosos criando dependência.
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de 400g de frutas, verduras e legumes (FLV), o que equivale a aproximadamente cinco porções. Segundo dados do VIGITEL, 2020, menos de 1/3 da população adulta paulistana (24%) consomem o recomendado.
Aumentar o consumo de FLV é uma das recomendações nutricionais relacionadas à prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis - DCNT (obesidade, câncer, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares), responsáveis pelas principais causas de morbimortalidade no Brasil.
Alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, devendo estar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo, sendo acessível do ponto de vista: físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade; atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas.
O Guia Alimentar para População Brasileira, adulta e crianças, apresenta um conjunto de informações, análises, recomendações e orientações sobre escolha, combinação, preparo e consumo de alimentos que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo.
Guia alimentar para a população brasileira Promovendo a Alimentação Saudável
Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos versão resumida (link do PDF quebrado)
Na cozinha com as frutas, legumes e verduras
Saiba mais:
Visite a página da Saúde Nutricional.