Secretaria Municipal da Saúde

LABORATÓRIO MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO Ó 

O Laboratório Municipal Nossa Senhora do Ó, localizado na Coordenadoria de Saúde da Região Norte, que atende a uma população de 2.208.963 habitantes1, presta suporte a mais de 130 Unidades de Saúde distribuídas nas Supervisões Técnicas de Saúde Freguesia do Ó/Brasilândia, Casa Verde/Cachoeirinha, Pirituba/Perus, Santana/Jaçanã e Vila Maria/Vila Guilherme. Em 2024, realizou 923.616² exames provenientes de 293.284² atendimentos. 

Fonte: Laboratório Municipal de Saúde Pública Nossa Senhora do Ó 

Dedica-se à promoção da  saúde e bem-estar dos munícipes da região norte de São Paulo, atuando com  excelência por meio de uma equipe multiprofissional qualificada, composta por farmacêuticos, biólogos, técnicos e auxiliares de laboratório, além de auxiliares administrativos.  

As análises laboratoriais são realizadas em equipamentos totalmente automatizados, com rigoroso controle de qualidade, assegurando resultados confiáveis para a população. Além disso, conta com sistema de banco de dados integrado, que proporciona agilidade na entrega dos resultados e facilita o acesso pelas Unidades de Saúde, sendo essencial para diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. 
 

Fonte: Laboratório Municipal de Saúde Pública Nossa Senhora do Ó 

O Laboratório Municipal Nossa Senhora do Ó faz parte da Rede Nacional de Laboratórios de Carga Viral do HIV/HBV/HCV, Contagem de Linfócitos T-CD4+CD8, Tuberculose e ainda do Programa Municipal de Hanseníase.  

 

Além dos exames de vigilância epidemiológica, o laboratório realiza exames hematológicos e de pré-natal. 

Atualmente, realiza os seguintes grupos de exames: 

  • Imunológicos (HIV, Hepatites Virais, Sífilis, VDRL, TPHA, Toxoplasmose Rubéola, Citomegalovírus, Chagas); 

  • Hematológicos (Hemograma completo, reticulócitos e VHS);  

  • Microbiológicos (PCR BK, Cultura BK, Baciloscopia  BK, Identificação CMTB, Baciloscopia Hansen);  

  • Biologia Molecular (HIV-quantificação RNA, HIV-imunoblot, Hepatite B - quantificação de DNA e Hepatite C – quantificação de RNA) e Citometria de Fluxo (HIV-CD4/CD8).  

 

Algumas premiações e certificação recebidas pelo Laboratório em reconhecimento ao desenvolvimento de serviços de alta qualidade: 

  • 2025 - Prêmio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo pelo alcance da meta estabelecida na 1ª e 2ª fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios de 2024³.

  • 2024 – Selo Prata, Certificação de desempenho na Avaliação Externa de Qualidade (AEQ) da Rede Nacional de Quantificação da Carga Viral do HIV/HBV/HCV e Biologia Molecular para Detecção de CT/NG em 20244.
     
  • 2023 - Prêmio Estadual: Rendimento dos módulos do Teste Rápido Molecular em 2023; 

  • 2021 - Prêmio Estadual: Realização de mais de 2500 culturas para M. tuberculosis em 2020;  

  • 2021 - Prêmio Estadual: Rendimento dos aparelhos de TRM-TB maior que 70% em 2020. 

Referências: 
1 - IBGE/Censo Demográfico 2022 
2 - Sistema Informatizado Matrix. 
3 - Governo do estado de São Paulo.  Canal da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).   Dia Mundial da Tuberculose. Disponível em: https://www.youtube.com/live/KdQEUS3U3x4?si=FGvbOVdi-jgg3ER0&t=11385  Acesso em: 27 de março de 2025.
4 – Brasil, Ministério da Saúde. Avaliação Externa da Qualidade (AEQ). Rede Nacional de Quantificação da Carga Viral do HIV/HBV/HCV (convencional e rápida), Biologia Molecular para Detecção de CT/NG e Contagem de Linfócitos T CD4+. Disponível em: https://aeqnacional.paginas.ufsc.br/ Acesso em: 31 de março de 2025.