Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento

Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024 | Horário: 10:58
Compartilhe:

Retrospectiva 2024: Planejamento urbano de São Paulo ganha reconhecimento internacional

Em 2024, a cidade se destacou globalmente nos debates sobre mobilidade, planejamento inclusivo, mudanças climáticas e habitação
Card laranja. Logos da SMUL e da SP Urbanismo. Colagem com uma esfinge, coliseu de Roma, Relógio de Londres, prédios históricos de Paris, pessoas caminhando, árvores, pássaros. Retrospectiva 2024. Planejamento Urbano de São Paulo ganha reconhecimento internacional

São Paulo conquistou reconhecimento internacional em 2024, com suas políticas de planejamento urbano ganhando destaque global. Durante o World Urban Forum (WUF), realizado no Cairo (Egito), a cidade apresentou ações inovadoras para enfrentar a crise climática e planejamento sustentável, enquanto o Plano Diretor do Brincar foi aclamado em Londres como um dos 10 melhores projetos para primeira infância. Também aconteceram intercâmbios sobre mobilidade, habitação, urbanismo, drenagem e mudanças climáticas entre São Paulo e outras cidades ao redor do mundo. 

Conheça abaixo algumas dessas agendas:

 

12ª edição do World Urban Forum (WUF 12)

Em um dos mais importantes eventos mundiais sobre urbanismo realizado no Cairo (Egito), a cidade de São Paulo foi reconhecida como exemplo positivo de boas práticas para o enfrentamento da crise climática. Ela foi destacada no "Guia de Ação Climática para Urbanistas", da Rede Global C40 Cities, por suas políticas que integram sustentabilidade e habitação. Clique aqui para visualizar o Guia na íntegra 

Iniciativas voltadas para a Natureza e a Resiliência de Assentamentos Informais foram mencionadas na publicação, além da Quota Ambiental, mecanismo do Plano Diretor Estratégico (PDE) que obriga os novos empreendimentos a adotarem práticas sustentáveis, tornando os ambientes mais verdes. Outros dois itens destacados no guia foram as  Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) Cota Solidariedade, instrumentos de incentivo à produção de moradias populares e de interesse social para combater o déficit habitacional.

 

Bairro Conectado: Terminal Sapopemba

Apresentado no WUF 12, o projeto faz parte do programa global Bairros Verdes e Saudáveis, que visa melhorar o bem-estar nas comunidades de menor capacidade socioeconômica. O objetivo da iniciativa de São Paulo é transformar a área ao redor do terminal de ônibus Sapopemba, na zona leste, em espaço com infraestrutura acessível para pedestres, com mais espaços verdes e melhores condições de caminhabilidade.

Leia mais

 

Plano Diretor do Brincar

Desenvolvido pela SMUL e a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), o Plano Diretor do Brincar, em desenvolvimento pela gestão municipal, se destacou em Londres ao ser um dos dez escolhidos globalmente pela Urban95 e LSE Cities, parceria entre a Fundação Van Leer e o centro de pesquisa em sistemas urbanos da London School of Economics and Political Science. O objetivo é criar espaços urbanos lúdicos, acessíveis, seguros, com priorização da mobilidade ativa para a primeira infância (0 a 6 anos). Como parte de sua elaboração, serão lançados guias de boas práticas, sendo a iniciativa Território Educador  uma referência para a construção desses materiais. Leia mais

 

SP Urbanismo pelo Mundo

O intercâmbio de ideias sobre mobilidade, habitação, urbanismo, drenagem e mudanças climáticas entre São Paulo e outras cidades ao redor do mundo tem papel crucial no desenvolvimento e na definição de projetos futuros. Confira alguns dos eventos realizados neste ano e que fortaleceram esse diálogo global.

Moscou (Rússia) - A SP Urbanismo, SPTrans e Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) participaram do International Transport Summit (21 a 25/08), evento com foco no transporte urbano. Foram apresentados, dentre outros projetos, o Aquático-SP e o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP), e foi assinada com o governo de Moscou uma Declaração Conjunta de Cooperação em Transporte visando a troca de dados, a realização de eventos conjuntos, pesquisas colaborativas e identificação de boas práticas. 

Washington e Filadélfia (Estados Unidos) - Visita às cidades entre 20 e 22 de maio por representantes da SP Urbanismo, SMUL, Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e SP Parcerias. Durante o encontro foram debatidos temas sobre regeneração urbana, desenvolvimento orientado para o transporte (TOD), habitação social nas áreas centrais, inclusão social, sustentabilidade, preservação ambiental, retrofit de edifícios e ocupação de vazios urbanos; integração de áreas industriais junto ao transporte público de alta qualidade e gastronomia associada ao desenvolvimento urbano. 

Cannes (França) - Participação no MIPIM (11 a 15 de março), principal evento imobiliário internacional. Representaram a cidade a SP Urbanismo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e a SP Negócios. Foram apresentados projetos para o centro, como AIU Setor Central, Programa Requalifica Centro, Programa de Subvenção e VLT - Bonde São Paulo. 

collections
Galeria de imagens