Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Fernando Ribeiro, Maazo Heck, Duda Rosa, Nelson Muniz e Claudia Furlani

Roda de Conversa • Presencial

Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Fernando Ribeiro, Maazo Heck, Duda Rosa, Nelson Muniz e Claudia Furlani

Data: 29/03/2025. Sábado.
Horário: 10:00 às 13:00.

Inscreva-se

 

Descrição

Neste delicioso encontro receberemos o Grupo Heteronymous - ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado - para que apresentem seus trabalhos expostos na Mostra UMAPAZ "A Linha".

Iniciaremos o encontro com um Café de Boas-Vindas Comunitário - composto por contribuições voluntárias dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas) - seguido de um bate papo descontraído com os artistas, com mediação da Arq. Helena Quintana Minchin!

 

Objetivo

"Da Inspiração à Exposição" é um projeto criado e coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin - e visa reunir os artistas convidados para a Mostra UMAPAZ para que possam compartilhar suas experiências através de um bate papo criativo e interativo.

E, desta forma, promover o convívio social através da Arte, estando alinhado com os propósitos da UMAPAZ - espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...).
Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas.

Metodologia

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.

Não há qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.

Ao término das exposições... um encontro para um bate papo criativo e interativo com os participantes da Mostra UMAPAZ - momento de troca de experiências e contato direto com os artistas.

A desmontagem das exposições ocorre ao final deste encontro, com a participação dos presentes, coordenados pelos artistas.

Conteúdo programático

1. Café de Boas-Vindas Comunitário
2. Visita Monitorada à exposição "A Linha"
3. Bate papo com os artistas da Mostra UMAPAZ: Fernando Ribeiro, Maazo Heck, Duda Rosa, Nelson Muniz e Claudia Furlani.
4. Desmontagem das Exposições.

Coordenação

Helena Quintana Minchin 

Facilitação

Fernando Ribeiro 

1956 São Paulo SP Sua identidade com o desenho vem desde os anos iniciais de sua adolescência. Por influencia da obra de Robert Crumb, o artista iniciou sua carreira aos 16 anos, na Lynx Film, como arte finalista, participando do longa metragem de animação "Simplex" e recebendo o Leão de Ouro em Cannes. Transferiu-se então para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar nos Estúdios Hanna Barbera. Nesta época estudou com o cartunista Molica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Ao retornar a São Paulo, Fernando Ribeiro foi convidado a assumir a criação do tablóide infantil dominical do Diário do Povo. Aluno do atelier Nelson Leirner, no Rio de Janeiro, tornou-se então seu produtor e assistente em exposições nacionais e internacionais. A partir de 1990, dedicou-se exclusivamente às Artes Plásticas. Juntou-se à Cooperativa dos Artistas nos anos 90, chegando a exercer o cargo de diretor. Permaneceu no grupo por mais de uma década. No ano de 2001, realizou em São Paulo sua primeira exposição coletiva de objetos e esculturas. Seu espírito inquieto o faz decidir-se então por uma trajetória individual, a qual já tem demonstrado resultados, por haver ultrapassado fronteiras locais e internacionais com suas obras criações. A partir de 2001, participa de exposições individuais e coletivas em diversas galerias e instituições, com obras em coleções particulares e acervos de museus e outros. 

 

Claudia Furlani

Claudia Furlani cria cenas urbanas dinâmicas intervindo na imagem fotográfica com manipulação digital, colagens, recortes e pintura. Suas paisagens, personagens e ritmos urbanos são representações digitalmente alteradas que parecem encapsular um filme feito para provocar o expectador a descobrir um mundo lúdico. Claudia fez Pós-graduação em Arte terapia , bacharelado em Design pela Fundação Armando Alvarez Penteado e Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu. Hoje, suas obras estão nas coleções do Museu MIDAC em Belforte del Chiente na Itália no Museu La Casa Holandesa em Leusden na Holanda no Acervo da CAIXA CULTURAL em Brasília e na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina em São Paulo. 

 

Nelson Muniz

De São Paulo, o pintor, escultor, desenhista artístico, Nelson Muniz trabalhou com ilustração, atendendo o mercado editorial e têxtil entre outros. Ministrou cursos de modelagem, foi cenógrafo de teatro, com trabalhos em algumas capitais , principalmente São Paulo. É programador visual e design de objetos. Desde 1990 dedica-se às artes plásticas quase que exclusivamente, tendo a pintura e o desenho como suportes principais, participando de diversas coletivas, salões e galerias virtuais. Sua linguagem propõe o diálogo entre o figurativo e o abstrato. Criando padrões e paisagens de tendência surrealista, procura com seu trabalho, composto de elementos geométricos e orgânicos, estimular a visão subjetiva do espectador. 

 

Duda Rosa

Multidimensionais, provocativas, pulsantes, interativas. Assim são as obras do artista paulistano Duda Rosa. Legítimo representante da “Op Art”, as obras do artista traduzem a essência da estética do movimento. Com a segurança adquirida em quase três décadas de trabalho, o artista autodidata, possui sensibilidade aguçada que permite inspirar-se nas mais diversas fontes como elementos da natureza, do universo urbano e da arquitetura para criar suas composições. Retas, curvas, paralelas... As mais variadas formas geométricas surgem meticulosamente coordenadas nos trabalhos de Duda Rosa, de forma a transmitir sensações de profundidade, perspectiva e movimento.

 

Mazo Heck

Mazo Heck desenvolve suas pinturas a partir de séries, que são elaboradas pela sua vivência do cotidiano. No atual trabalho, com o título "Tudo sobre mim", imagens identificaveis são disfarçadas e seu conteúdo é decifrado pela interpretação de cada um. Pós graduado em Artes, Bacharelado em Artes Plásticas, professor da escola Panamericana de Arte, professor da UNIFIEO Exposições em Museus de Salvador e São Paulo. 

 

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: 60.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Necessidade de inscrição: Sim.

Outras observações: Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos visitantes à Mostra UMAPAZ. O Café de Boas vindas será comunitário, composto por contribuições dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas).

Inscreva-se