Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Mostra UMAPAZ - Grupo Heteronymous: "A Linha"

Exposição • Presencial

Mostra UMAPAZ - Grupo Heteronymous: "A Linha"

Data: 10/03/2025 a 29/03/2025. Segunda-feira;Terça-feira;Quarta-feira;Quinta-feira;Sexta-feira;Sábado.
Horário: 09:00 às 17:00.

Inscreva-se

 

Descrição

No início de 2020 os artistas Fernando Ribeiro, Maazo Heck, Duda Rosa, Nelson Muniz e Claudia Furlani resolvem formar o grupo Heteronymous.
Com a chegada da Pandemia e impossibilitados de se reunirem presencialmente passam a se reunir em lives semanais - e assim nasce o projeto A Linha.
O propósito é uma reflexão sobre os tempos vividos durante a pandemia.
A cada semana um artista cria sua obra e apresenta ao grupo e assim sucessivamente.
Uma linha, ora bem marcada, outras vezes sutil, verte entre os trabalhos como uma artéria que mantém um diálogo entre os membros do grupo, que vão refletindo o universo individual sem ser panfletário diante dos tempos misteriosos e incertos.

 

Objetivo

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.

Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".

A visitação é gratuita.

Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.

Metodologia

A montagem de cada exposição conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.

A desmontagem é feita após o evento "Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com os artistas", composto de um Café de Boas Vindas Colaborativo, Roda de Conversa e Visita Monitorada às exposições da Mostra UMAPAZ.

Conteúdo programático

1. Exposição: 10 a 28 de Março de 2025 - segunda a sexta-feira
2. Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Fernando Ribeiro, Maazo Heck, Duda Rosa, Nelson Muniz e Claudia Furlani: 29 de Março de 2025, sábado.

Coordenação

Helena Quintana Minchin 

Facilitação

Fernando Ribeiro

1956 São Paulo SP Sua identidade com o desenho vem desde os anos iniciais de sua adolescência. Por influencia da obra de Robert Crumb, o artista iniciou sua carreira aos 16 anos, na Lynx Film, como arte finalista, participando do longa metragem de animação "Simplex" e recebendo o Leão de Ouro em Cannes. Transferiu-se então para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar nos Estúdios Hanna Barbera. Nesta época estudou com o cartunista Molica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Ao retornar a São Paulo, Fernando Ribeiro foi convidado a assumir a criação do tablóide infantil dominical do Diário do Povo. Aluno do atelier Nelson Leirner, no Rio de Janeiro, tornou-se então seu produtor e assistente em exposições nacionais e internacionais. A partir de 1990, dedicou-se exclusivamente às Artes Plásticas. Juntou-se à Cooperativa dos Artistas nos anos 90, chegando a exercer o cargo de diretor. Permaneceu no grupo por mais de uma década. No ano de 2001, realizou em São Paulo sua primeira exposição coletiva de objetos e esculturas. Seu espírito inquieto o faz decidir-se então por uma trajetória individual, a qual já tem demonstrado resultados, por haver ultrapassado fronteiras locais e internacionais com suas obras criações. A partir de 2001, participa de exposições individuais e coletivas em diversas galerias e instituições, com obras em coleções particulares e acervos de museus e outros. .

 

Claudia Furlani

Claudia Furlani cria cenas urbanas dinâmicas intervindo na imagem fotográfica com manipulação digital, colagens, recortes e pintura. Suas paisagens, personagens e ritmos urbanos são representações digitalmente alteradas que parecem encapsular um filme feito para provocar o expectador a descobrir um mundo lúdico. Claudia fez Pós-graduação em Arte terapia , bacharelado em Design pela Fundação Armando Alvarez Penteado e Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu . Hoje, suas obras estão nas coleções do Museu MIDAC em Belforte del Chiente na Itália no Museu La Casa Holandesa em Leusden na Holanda no Acervo da CAIXA CULTURAL em Brasília e na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina em São Paulo. .

 

Nelson Muniz

De São Paulo, o pintor, escultor, desenhista artístico, Nelson Muniz trabalhou com ilustração, atendendo o mercado editorial e têxtil entre outros. Ministrou cursos de modelagem, foi cenógrafo de teatro, com trabalhos em algumas capitais , principalmente São Paulo. É programador visual e design de objetos. Desde 1990 dedica-se às artes plásticas quase que exclusivamente, tendo a pintura e o desenho como suportes principais, participando de diversas coletivas, salões e galerias virtuais. Sua linguagem propõe o diálogo entre o figurativo e o abstrato. Criando padrões e paisagens de tendência surrealista, procura com seu trabalho, composto de elementos geométricos e orgânicos, estimular a visão subjetiva do espectador. .

 

Duda Rosa

Multidimensionais, provocativas, pulsantes, interativas. Assim são as obras do artista paulistano Duda Rosa. Legítimo representante da “Op Art”, as obras do artista traduzem a essência da estética do movimento. Com a segurança adquirida em quase três décadas de trabalho, o artista autodidata, possui sensibilidade aguçada que permite inspirar-se nas mais diversas fontes como elementos da natureza, do universo urbano e da arquitetura para criar suas composições. Retas, curvas, paralelas... As mais variadas formas geométricas surgem meticulosamente coordenadas nos trabalhos de Duda Rosa, de forma a transmitir sensações de profundidade, perspectiva e movimento. .

 

Mazo Heck

Mazo Heck desenvolve suas pinturas a partir de séries, que são elaboradas pela sua vivência do cotidiano. No atual trabalho, com o título "Tudo sobre mim", imagens identificaveis são disfarçadas e seu conteúdo é decifrado pela interpretação de cada um. Pós graduado em Artes, Bacharelado em Artes Plásticas, professor da escola Panamericana de Arte, professor da UNIFIEO. Exposições em Museus de Salvador e São Paulo..

 

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ. .

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: Livre.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Dias da semana e horários: 9h às 17h: 10/03, 11/03, 12/03, 13/04, 14/03, 17/03, 18/03, 19/03, 20/03, 21/03, 24/03, 25/03, 26/03, 27/03, 28/03; 10h às 13h: 29/03.

Outras observações: Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos visitantes à Mostra UMAPAZ.

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.

 

Inscreva-se