Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2025 | Horário: 13:48
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo inaugura o 118º parque da cidade no Jardim Apurá-Búfalos

O novo Núcleo Pilão combina lazer e preservação ambiental, transformando a região e elevando a qualidade de vida dos moradores da zona sul

Pessoas aplaudindo a inauguração do Parque Jardim Apurá-Búfalos.
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA 

Neste domingo (09/02), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Secretaria Executiva do Programa Mananciais, inaugurou o Parque Jardim Apurá-Búfalos – Núcleo Pilão, o 118º da cidade. Com 30 mil metros quadrados, o novo espaço oferece áreas de lazer, convivência e preservação ambiental, beneficiando mais de 4 mil famílias da região. 

O Núcleo Pilão integra um projeto maior que totaliza seis núcleos distribuídos em uma área de 604 mil metros quadrados, no qual recebeu R$ 24,41 milhões em investimentos. O parque conta com campos esportivos, playgrounds, equipamentos de ginástica e outras áreas de convivência, ampliando as opções de lazer para a população.

Imagem de uma quadra esportiva com grama verde, cercado e arquibancada. Ao fundo, um céu azul claro.
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA 

Além desta nova área, o parque contará com o Núcleo Sede, atualmente em construção, com previsão de inauguração ainda este ano. O local terá infraestrutura completa, incluindo a Praça Salvador Dalí, guarita, sanitários, parquinho e outros espaços, além de núcleos voltados à preservação ambiental com acesso controlado.

A urbanização da área beneficiou cerca de 940 famílias do Complexo Pilão, com a implantação de redes de água, esgoto, drenagem e pavimentação de ruas. Além disso, a construção de uma estação elevatória de esgoto, em parceria com a Sabesp, ajudou a melhorar o saneamento básico na região.
A entrega também representa um importante ganho ambiental, pois contribui no combate ao uso irregular do terreno em Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais da Represa Billings, além de garantir a conservação da cobertura vegetal do remanescente. 

“Este parque é um exemplo de como a urbanização pode caminhar junto à preservação ambiental, pois no local foram plantadas 322 árvores, sendo 126 espécies para compensação ambiental. Com o Núcleo Pilão, reforçamos nosso compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida de todos”, afirmou Rodrigo Ashiuchi, secretário do Verde e do Meio Ambiente.

Imagem de uma ciclovia em parque, com várias árvores e ao fundo um rio sobre céu azul claro.
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA 

Com a inauguração do Núcleo Pilão, São Paulo amplia suas opções de lazer ao ar livre e reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, oferecendo mais áreas verdes e infraestrutura para a população, sobretudo em regiões descentralizadas. 

O novo espaço funciona todos os dias, das 6h às 22 horas, e está localizado na rua Paulo de Souza Santos ,139, na zona sul da capital paulista. 

Siga a SVMA nas redes sociais 

   ícone do Instagram ícone do Facebookícone do Youtube

   

collections
Galeria de imagens