Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito
Ações e Programas
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da PMSP, o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da PMSP, pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
SMT
Orçado* | Atualizado* | Empenhado* | Liquidado* | |
2022 | R$449.322.855,00 | R$705.875.028,72 | R$673.770.165,07 | R$671.335.244,47 |
2023 | R$984.695.512,00 | R$991.695.230,35 | R$990.640.415,18 | R$895.280.988,10 |
2024 | R$1.124.730.248,00 | R$879.646.280,29 | R$846.266.820,49 | R$823.844.778,55 |
2025** | R$1.272.142.050,00 | R$1.243.148.379,96 | R$727.862.170,39 | R$319.867.821,09 |
*Informação atualizada ao final de cada ano.
**Informação atualizada em 21/05/2025
SEMTRA
Orçado* | Atualizado* | Empenhado* | Liquidado* | |
2022 | R$4.482.359.314,00 | R$6.154.727.161,39 | R$5.791.709.961,44 | R$5.791.709.961,44 |
2023 | R$5.208.429.679,00 | R$7.121.816.117,94 | R$6.566.830.610,06 | R$6.234.086.842,89 |
2024 | R$9.231.990.820,00 | R$9.183.274.196,62 | R$8.146.422.796,30 | R$8.040.390.691,38 |
2025** | R$ 9.837.002.897,00 | R$9.795.662.521,71 | R$7.210.586.060,08 | R$3.229.988.620,70 |
*Informação atualizada ao final de cada ano.
**Informação atualizada em 21/05/2025
Não existem Orçamentos anteriores à 2022 para a SEMTRA
FMDT
Orçado* | Atualizado* | Empenhado* | Liquidado* | |
2022 | R$1.369.940.453,00 | R$1.523.164.161,83 | R$1.422.055.873,65 | R$1.295.595.831,27 |
2023 | R$1.149.828.217,00 | R$1.233.162.163,59 | R$1.189.514.522,42 | R$1.083.233.100,84 |
2024 | R$1.381.075.270,00 | R$1.803.483.964,80 | R$1.590.075.934,47 | R$1.485.136.366,40 |
2025** | R$1.534.586.928,00 | R$1.536.786.924,10 | R$956.528.400,29 | R$302.226.063,51 |
Informação atualizada ao final de cada ano.
**Informação atualizada em 21/05/2025
FUNDURB
Orçado* | Atualizado* | Empenhado* | Liquidado* | |
2022 | R$75.432.748,00 | R$223.569.345,71 | R$166.023.689,66 | R$27.435.705,48 |
2023 | R$134.924.400,00 | R$316.718.726,68 | R$175.018.764,14 | R$130.742.803,46 |
2024 | R$142.800.000,00 | R$302.184.035,30 | R$186.928.339,71 | R$58.201.952,62 |
2025** | R$120.272.610,00 | R$120.272.610,00 | R$44.865.739,56 | R$17.376.289,04 |
*Informação atualizada ao final de cada ano.
**Informação atualizada em 21/05/2025
Plano Plurianual - PPA / SMT
Plano Plurianual - PPA / SEMTRA
Não existem Plano plurianual anteriores à 2022 para a SEMTRA
Plano Plurianual - PPA / FMDT
Plano Plurianual - PPA / FUNDURB
*Informação atualizada ao final de cada ano.
**Informação atualizada em 21/05/2025
Lei Orçamentária Anual - LOA e EXECUÇÃO / SMT
Lei Orçamentária Anual - LOA e EXECUÇÃO / SEMTRA
SEMTRA - LOA e EXECUÇÃO 2025**
SETRAM - LOA e EXECUÇÃO 2022*
Lei Orçamentária Anual - LOA e EXECUÇÃO / FMDT
Lei Orçamentária Anual - LOA e EXECUÇÃO / FUNDURB
FUNDURB- LOA e EXECUÇÃO 2025**
*Informação atualizada ao final de cada ano.
**Informação atualizada em 21/05/2025
Para acessar LDO, PPA E LOA anteriores à 2021, CLIQUE AQUI
Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.
Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.
Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Abertas.
Programa de Metas
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página.
Acesse o Programa de Metas 2025-2028
Metas vinculadas a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) no Programa de Metas 2025-2028:
META 6
Órgão responsável: SMT
Descrição da Meta: Substituir 2.200 ônibus movidos a diesel por veículos de matriz energética mais limpa, reforçando o compromisso da cidade com a preservação ambiental.
Projeção: A troca dos veículos aumentará a eficiência nos transportes e reduzirá emissões de poluentes, com impactos positivos na saúde e na qualidade de vida das pessoas.
Indicador: Quantidade de novos veículos de matriz energética limpa entregues.
META 13
Órgão responsável: SMT, SPTrans
Descrição da Meta: Entregar o novo Centro de Operações da SPTrans, para melhorar o monitoramento da frota de ônibus municipal e a qualidade do serviço prestado.
Projeção: O novo Centro de Operações, com o Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional do Transporte Coletivo Público da cidade de São Paulo (SMGO), permitirá uma gestão muito mais eficiente da rede de transportes, que oferecerá mais segurança, previsibilidade, rapidez e comodidade a 7,3 milhões de passageiros.
Ações Estratégicas:
• Entrega do COP da SPTrans.
• Instalação do Sistema de Monitoramento e Gestão Operacional (SMGO).
• Definição de procedimentos para aceitar novos meios de pagamento da tarifa.
Indicador: Centro de Operações em funcionamento.
META 14
Órgão responsável: SIURB, SMT, SP OBRAS, SPTRANS
Descrição da Meta: Iniciar a operação do BRT Aricanduva, para reduzir o tempo de deslocamento entre a Radial Leste, a partir da altura da Estação Carrão do Metrô, e o Terminal São Mateus.
Projeção: Com estações de pré-embarque que tornam mais rápido e cômodo o acesso dos passageiros, o BRT (Bus Rapid Transit) é um modelo de corredor de ônibus que usa pistas exclusivas. Sua extensão de 13,6 quilômetros irá conectar a Linha 3 do Metrô, as linhas 11 e 12 da CPTM e o corredor metropolitano ABCD em São Mateus.
Indicador: BRT em operação.
META 15
Órgão responsável: SIURB, SMT, SP OBRAS, SPTRANS
Descrição da Meta: Iniciar a operação do trecho I do novo BRT Radial Leste e as obras do trecho II, para reduzir o tempo de deslocamento entre a região e o Centro.
Projeção: O BRT (Bus Rapid Transit), modelo de corredor de ônibus exclusivo e com estações de pré-embarque que tornam mais rápido e cômodo o acesso dos passageiros, será paralelo à Avenida Radial Leste. O primeiro trecho irá do Terminal Parque Dom Pedro II à altura da Rua Professor Miguel Russiano, próxima à Estação Penha do Metrô. O segundo continuará à margem da Radial até a Rua Salim Jorge, junto à Estação Corinthians-Itaquera do Metrô e da CPTM.
Ações Estratégicas:
• Finalização de obras do Trecho I do BRT Radial Leste.
• Elaboração de projeto básico, obtenção de licenciamento ambiental e contratação de projeto executivo para início das obras do Trecho II do BRT Radial Leste.
Indicador: BRT em operação.
META 16
Órgão responsável: SMT
Descrição da Meta: Entregar o Corredor Celso Garcia, para facilitar os deslocamentos de ônibus entre o Terminal Parque Dom Pedro e a Estação Bresser Mooca do Metrô.
Projeção: Trata-se do primeiro trecho, de 2,7 quilômetros, de uma obra que terá 8,3 quilômetros no total, ligando a região central ao Terminal Aricanduva, na Zona Leste.
Indicador: Obra do primeiro trecho concluída.
META 17
Órgão responsável: SMT
Descrição da Meta: Entregar o Corredor Itaquera-Líder, com 9,3 quilômetros de extensão nos dois sentidos, para facilitar a circulação de ônibus em vias essenciais para a mobilidade na Zona Leste.
Projeção: Com o primeiro trecho, de 6,2 quilômetros, em operação, os 3,1 quilômetros restantes estão divididos em dois lotes: um de 600 metros, do Terminal Vila Carrão à Avenida Aricanduva; outro de 2,5 quilômetros, entre as avenidas Líder e Jacu Pêssego.
Indicador: Obra concluída.
META 18
Órgão responsável: SIURB, SMT, SP OBRAS, SPTRANS
Descrição da Meta: Requalificar o Corredor Amador Bueno, na Zona Leste, proporcionando mais segurança, conforto e agilidade para os passageiros.
Projeção: Os 5 quilômetros de extensão (da Praça Micaela Vieira, na Penha de França, ao encontro da Rua Embira com a Avenida São Miguel, no Jardim Popular, distrito da Ponte Rasa) receberão melhorias nos pavimentos, nivelamento de guias nos locais de embarque e desembarque, novas sinalizações, obras de microdrenagem e sistema de monitoramento por câmeras nas paradas, entre outras intervenções que vão beneficiar mais de 100 mil passageiros todos os dias.
Indicador: Obra concluída
META 19
Órgão responsável: SIURB, SMT, SP OBRAS, SPTRANS
Descrição da Meta: Requalificar o Corredor Imirim para oferecer mais segurança, conforto e agilidade aos passageiros da Zona Norte.
Projeção: O corredor da Avenida Imirim, com 4,6 quilômetros de extensão e 17 paradas, cruza a Avenida Engenheiro Caetano Álvares e liga a Avenida Itaberaba, próximo à Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, à Alameda Afonso Schmidt, que separa o bairro de Santana do de Santa Teresinha. Com novos pavimentos, guias niveladas, acessibilidade, sinalização, iluminação e drenagem, entre outras reformas, vai melhorar o dia a dia de 112 mil passageiros de ônibus.
Indicador: Obra concluída.
META 20
Órgão responsável: SIURB, SMT, SP OBRAS, SPTRANS
Descrição da Meta: Requalificar o Corredor Itapecerica, para oferecer mais segurança, conforto e agilidade aos passageiros que se deslocam entre os terminais João Dias e Capelinha.
Projeção: Mais de 120 mil pessoas utilizam diariamente o corredor de ônibus da Estrada de Itapecerica, na Zona Sul, e serão beneficiadas pelas diversas melhorias feitas ao longo de todos os 3,9 quilômetros de extensão da via, que preveem, entre outras medidas, a recuperação total dos pavimentos e a modernização das paradas e plataformas de embarque e desembarque.
Indicador: Obra concluída.
META 21
Órgão responsável: SIURB, SMT, SP OBRAS, SPTRANS
Descrição da Meta: Requalificar o Corredor Interlagos, proporcionando mais segurança, conforto e agilidade para os passageiros.
Projeção: No corredor chegam a circular até 240 ônibus por hora no horário de pico da manhã. A reforma de pavimentos, passeios e diversas outras estruturas nas 40 paradas e ao longo dos 9,1 quilômetros que vão da Avenida Washington Luís à Avenida Atlântica, na Zona Sul, vai beneficiar cerca de 227 mil pessoas por dia.
Indicador: Obra concluída.
META 22
Órgão responsável: SMT, SPTRANS, SGM, SEDP
Descrição da Meta: Entregar 14 requalificações de terminais urbanos, para maior conforto, segurança e acessibilidade dos passageiros.
Projeção: A reforma dos terminais garantirá a modernização necessária para atender às atuais e futuras demandas do transporte coletivo, estimulando o uso dos ônibus e de outros modais públicos.
Ações Estratégicas:
• Obras em 4 terminais urbanos do Bloco Noroeste.
• Obras em 10 terminais urbanos na Região Leste.
Indicador: Soma de terminais requalificados.
META 23
Órgão responsável: SIURB, SP OBRAS, SMT, SPTRANS
Descrição da Meta: Entregar o novo Terminal Itaquera, para que a região possa contar com mais linhas de ônibus e seja facilitada a integração com o Metrô e a CPTM.
Projeção: A previsão é que o novo terminal receba 430 mil pessoas diariamente em seus 40 mil m² de área construída.
Indicador: Obra concluída.
META 24
Órgão responsável: SIURB, SP OBRAS, SMT, SPTRANS
Descrição da Meta: Iniciar as obras do novo Terminal Itaim Paulista, que oferecerá integração com a Estação Itaim Paulista da Linha 12-Safira da CPTM.
Projeção: Serão acomodadas no terminal as linhas de ônibus municipais e intermunicipais que trafegam nos eixos da Avenida Marechal Tito e da Estrada Dom José Nery.
Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
META 25
Órgão responsável: SIURB, SP OBRAS, SMT, SPTRANS
Descrição da Meta: Iniciar as obras do novo Terminal Perus, junto à Estação Perus da Linha 7-Rubi da CPTM, para reestruturar a circulação de ônibus dos dois lados da linha férrea.
Projeção: É uma antiga demanda da população local e beneficiará 44 mil pessoas por dia, facilitando a conexão entre os bairros no entorno do núcleo urbano de Perus.
Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
META 26
Órgão responsável: SMT, SPTRANS
Descrição da Meta: Iniciar a construção do Terminal Pedreira/Mar Paulista para integrar linhas de ônibus e transporte hidroviário na Zona Sul.
Projeção: O futuro terminal, conectado ao atracadouro Pedreira do Aquático SP, vai reduzir o tempo de deslocamento entre os bairros da região, beneficiando diretamente 110 mil pessoas por dia.
Indicador: Ordem de serviço de obra emitida
META 27
Órgão responsável: SMT, SPTRANS
Descrição da Meta: Iniciar a construção do Terminal Cocaia para integrar linhas de ônibus e transporte hidroviário na Zona Sul.
Projeção: O futuro terminal, conectado ao atracadouro Cocaia do Aquático SP, vai reduzir o tempo de deslocamento entre os bairros da região, beneficiando diretamente 36 mil pessoas por dia.
Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
META 28
Órgão responsável: SMT, SPTRANS
Descrição da Meta: Contratar as obras de dois novos atracadouros na Represa Billings para expandir o Aquático SP e proporcionar à população da Zona Sul uma mobilidade mais sustentável e integrada.
Projeção: A abertura de novas paradas (Pedreira e Cocaia) deverá beneficiar diretamente a conexão entre o modal hidroviário e a rede de ônibus.
Ações Estratégicas:
• Contratação das obras do Atracadouro Pedreira, com marina e estaleiro.
• Contratação das obras do Atracadouro Cocaia.
• Elaboração de estudos técnicos e ambientais do atracadouro Apurá.
Indicador: Obras contratadas.
META 29
Órgão responsável: SMT, SPTRANS
Descrição da Meta: META: Viabilizar o Aquático Guarapiranga, para ampliar a utilização do modal hidroviário na região sul.
Projeção: A expansão do Aquático SP até a Represa Guarapiranga impulsionará o ecoturismo, a educação ambiental e a integração entre os bairros da Zona Sul.
Ações Estratégicas:
• Desenvolvimento de estudos técnicos e ambientais dos atracadouros Guaraci, Santapaula e Clube Náutico.
Indicador: Estudos técnicos e ambientais concluídos.
META 44
Órgão responsável: SMT
Descrição da Meta: Atingir 1.000 quilômetros de malha cicloviária, estimulando uma mobilidade que contribui para a preservação ambiental e promove qualidade de vida.
Projeção: Com a instalação de 233 novos quilômetros de vias exclusivas e a manutenção de outros 150 dos 767 já existentes, São Paulo deverá consolidar e modernizar a maior rede cicloviária da América Latina.
Ações Estratégicas:
• Instalação de 233 quilômetros de malha cicloviária.
• Manutenção de 150 quilômetros de ciclovias.
• Planejamento da configuração adicional prevista no Plano Cicloviário.
Indicador: Extensão total, em quilômetros, de estruturas cicloviárias existentes.
META 45
Órgão responsável: SMT
Descrição da Meta: Instalar mais 200 quilômetros de Faixa Azul, duplicando a extensão de vias exclusivas para motociclistas, de modo a reduzir acidentes com motos na cidade.
Projeção: A ampliação do Programa Faixa Azul beneficiará especialmente quem circula nas vias com índices mais elevados de acidentes.
Indicador: Extensão, em quilômetros, de faixas instaladas.
META 76
Órgão responsável: SMT, SPTRANS
Descrição da Meta: Criar o Programa Mamãe Tarifa Zero no sistema municipal de ônibus, oferecendo 2 passagens por dia para pais e mães levarem seus filhos às creches.
Projeção: A iniciativa beneficiará cerca de 15 mil crianças, garantindo o acesso à educação infantil para famílias em situação de vulnerabilidade.
Indicador: Programa em operação.
Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP
O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando a melhoria da gestão de recursos, a transparência, a lisura e a eficiência.
Conforme o Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) estruturados nos seguintes eixos fundamentais:
- I - Comprometimento e apoio da alta administração;
- II - Existência de unidade responsável no(a) órgão/entidade;
- III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
- IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.
Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br.
PLANOS DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE
Planos Municipais de Programa de Integridade e Boas Práticas
Plano de Integridade e Boas Práticas da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito - 2019
>> O Plano de Integridade e Boas Práticas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte foi submetido à CGM e está aguardando retorno revisado. <<
Dúvidas:
E-mail para contato: smt@prefeitura.sp.gov.br
Plano de Ação da Agenda 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal.
Acesse o Plano de Ação da Agenda 2030
“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte ainda não possui plano setorial vinculado a Agenda 2030.”
>Ações de responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, por meta, no Plano de Ação para implementação da Agenda Municipal 2030
META 3.6:
Até 2030, reduzir as mortes por acidentes de trânsito para o máximo de 3 mortes para cada 100 mil habitantes
Ação 3.6-A: Implantar dez projetos de redesenho urbano para promoção da segurança viária em centralidades ou grandes avenidas com grande ocorrência de sinistros de trânsito;
Ação 3.6-B: Realizar campanhas de comunicação anuais para promoção da segurança viária;
Ação 3.6-C: Garantir que as obras de implantação de infraestruturas de transporte público sejam realizadas com adequações de segurança em pontos críticos para mortes no trânsito;
Ação 3.6-D: Intensificar a fiscalização eletrônica e implementar projeto de fiscalização por videomonitoramento;
Ação 3.6-E: Implantar o programa de renovação de semáforos em 16 vias com alto índice de mortes no trânsito;
Ação 3.6-F: Ampliar o serviço DSV Digital da Prefeitura, permitindo a solicitação de recursos de multas de trânsito à JARI, com vistas à redução do tempo transcorrido entre a prática da infração e a aplicação da penalidade de trânsito;
Ação 3.6-G: Implementar o programa de incentivo à regularização do serviço de motofrete, com o objetivo de aumentar a capacidade de direção segura pelos condutores desses veículos;
Ação 3.6-H: Implantar 100 minirrotatórias e 2.800 faixas de travessia para pedestres, com os objetivos de induzir o desenvolvimento de menores velocidades pelos veículos automotores e proteger os pedestres durante a travessia;
Ação 3.6-I: Enviar mensagens educativas quanto aos efeitos do excesso de velocidade aos motoristas que respeitam a velocidade regulamentada apenas nas proximidades dos equipamentos de fiscalização eletrônica;
Ação 3.6-J: Implantar ou ampliar 300 Frentes Seguras (boxes de espera) em semáforos para aumentar a segurança de motociclistas e pedestres;
Ação 3.6-K: Implantar 200 projetos de avanço de calçada ou construção de ilhas e refúgios em locais de travessia de pedestres, com o objetivo de reduzir a distância da travessia e, com isso, a exposição a atropelamentos;
Ação 3.6-L: Implantar dois projetos de rotas escolares, com foco na proteção de crianças em idade escolar, por meio de ações de moderação de tráfego, instalação de travessias para pedestres e adequações em calçadas que melhorem a experiência das crianças e cuidadores no trajeto casa-escola;
Ação 3.6-M: Implantar dois projetos de ruas completas com o objetivo de democratizar o uso do espaço urbano por todos os modos de transporte ativos e coletivos (em especial a pé, por bicicleta e por transporte público) e respeitando as vocações de cada região objeto das intervenções;
Ação 3.6-N: Implantar cinco projetos de rotas acessíveis para pessoas com deficiência, por meio de requalificação de calçadas, instalação de pisos táteis, adequações de acessibilidade nas travessias, instalação de botoeiras sonoras nos semáforos, entre outras intervenções que facilitem o acesso por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
Ação 3.6-O: Implantar 300 quilômetros de estruturas cicloviárias;
Ação 3.6-P: Incorporar projetos de acalmamento de tráfego e segurança viária aos projetos de Urbanismo Social;
Ação 3.6-Q:Reduzir a velocidade em dez vias com maior índice de acidentes de trânsito.
META 7.a
Até 2030, buscar ampliar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa.
Ação 7.a-A: Dar continuidade aos compromissos assumidos no âmbito do projeto Zebra, estabelecido em parceria com a rede C40 e o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT);
Ação 7.a-B: Participar de convocatórias, acordos e redes que visem estabelecer parcerias internacionais com foco nos temas de tecnologia e inovação em eficiência energética, energia limpa e armazenamento energético.
META 9.1
Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura viária, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.
Ação 9.1-A: Implantar 300 quilômetros de estruturas cicloviárias
Ação 9.1-B: Implantar os primeiros corredores de ônibus no modelo BRT na Zona Leste da cidade, promovendo a conexão dessa região com o centro da cidade
Ação 9.1-C:Viabilizar 40 quilômetros de corredores de ônibus
Ação 9.1-D:Construir 4 terminais urbanos de ônibus
Ação 9.1-E: Implantar 50 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus
Ação 9.1-K: Incorporar projetos de infraestrutura cicloviária (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas) aos projetos de Urbanismo Social
Ação 9.1-M: Implantar o Aquático SP - sistema de transporte público hidroviário na represa Billings.
META 11.2
Até 2030, proporcionar o acesso para todos a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preços módicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, pessoas negras e de regiões periféricas, notadamente por meio da expansão do transporte público, de forma que 70% das viagens realizadas por veículos motorizados sejam em modos coletivos, e do transporte ativo, de forma que as viagens por bicicleta cheguem a pelo menos 3,2% do total.
11.2-B: Atingir um índice de atendimento do transporte público de X, por meio da expansão em 420 quilômetros do total de vias atendidas pelo transporte público municipal sobre pneus;
11.2-C: Implantar 300 quilômetros de estruturas cicloviárias;
11.2-D: Implantar os primeiros corredores de ônibus no modelo BRT na Zona Leste da cidade, promovendo a conexão dessa região com o centro da cidade;
11.2-E: Viabilizar 40 quilômetros de corredores de ônibus;
11.2-F:Implantar 50 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus;
11.2-G: Assegurar que mais de 80% das Subprefeituras tenham estruturas cicloviárias conectadas com a rede cicloviária do centro expandido da cidade;
11.2-H: Implantar seis transposições cicloviárias por pontes sobre os rios Pinheiros e Tietê;
11.2-I:Implantar bicicletários em todos os terminais urbanos de ônibus municipais;
11.2-J: Executar obras de adequação para garantia de acessibilidade plena em 100% dos terminais urbanos de ônibus;
11.2-K:Implantar o Aquático SP - sistema de transporte público hidroviário na represa Billings;
11.2-L: Implantar 5 projetos de rotas acessíveis para pessoas com deficiência, por meio de requalificação de calçadas, instalação de pisos táteis, adequações de acessibilidade nas travessias, instalação de botoeiras sonoras nos semáforos, entre outras intervenções que facilitem o acesso por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
11.2-M:Implantar 200 projetos de avanço de calçada ou construção de ilhas e refúgios em locais de travessia de pedestres, com o objetivo de reduzir a distância da travessia e, com isso, a exposição a atropelamentos;
11.2-N:Entregar 4.000 novos ônibus para a frota do transporte público municipal, sendo ao menos 2.600 elétricos;
11.2-O:Implantar 2 projetos de rotas escolares, com foco na proteção de crianças em idade escolar, por meio de ações de moderação de tráfego, instalação de travessias para pedestres e adequações em calçadas que melhorem a experiência das crianças e cuidadores no trajeto casa-escola;
11.2-P: Implantar 2 projetos de ruas completas com o objetivo de democratizar o uso do espaço urbano por todos os modos de transporte ativos e coletivos (em especial a pé, por bicicleta e por transporte público) e respeitando as vocações de cada região objeto das intervenções;
11.2-Q:Incorporar projetos de infraestrutura cicloviária (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas) aos projetos de Urbanismo Social;
11.2-S: Construir um indicador para percentual de calçadas com largura total adequada (largura total acima de 1,9 metro);
11.2-T:Construir um indicador para percentual de terminais e estações de média e alta capacidades com bicicletários com zeladoria (%);
11.2-U:Construir um indicador para percentual de calçadas com acessibilidade (%);
11.2-V: Realizar 2.560.000 atendimentos no âmbito do Atende+ até 2024.
META 11.6
Até 2030, reduzir as emissões de poluentes atmosféricos (material particulado – 90%, NOx – 80% e GEE – 50%), conforme determinações da Política de Mudança do Clima, impactando na melhoria da qualidade do ar e promovendo a gestão eficiente da Frota de Ônibus que presta serviço de transporte público no município de São Paulo.
Ação 11.6 - A: Reduzir em 25% a emissão estimada de óxidos de nitrogênio pelo sistema de transporte público municipal;
Ação 11.6 - B: Reduzir em 40% a emissão estimada de material particulado pelo sistema de transporte público municipal;
Ação 11.6 - C: Reduzir em 12% a emissão estimada de dióxido de carbono pelo sistema de transporte público municipal.
HAND TALK
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