Secretaria Municipal de Gestão

LIVRE OPÇÃO BANCÁRIA

Saiba tudo sobre as alterações na forma de pagamento dos servidores ativos, aposentados, pensionistas e empregados públicos com a adoção da "conta salário".

A Prefeitura de São Paulo possui convênio exclusivamente com o Banco do Brasil para fazer suas movimentações bancárias incluindo o depósito dos vencimentos de servidores e servidoras e demais colaboradores. Assim, é obrigatório que servidores e servidoras e demais colaboradores mantenham uma conta corrente no Banco do Brasil. É facultada, contudo, a opção por uma transferência automática para outro banco, um direito chamado de Livre Opção Bancária. A Livre Opção também está disponível para aposentados, pensionistas ou empregados públicos. Dessa forma, o servidor escolhe o banco em que deseja movimentar seus rendimentos. Veja como isso é feito:

  • A solicitação deve ser feita nas duas pontas:

    -no banco escolhido, em uma agência física ou por meios eletrônicos conforme a instituição indicar.

    -no Banco do Brasil, com o preenchimento de um formulário específico para a efetivação da migração para conta-salário.

 

  • A antecedência mínima para o pedido gerar efeito imediato, no próprio mês da demanda, é de 5 dias úteis antes da data do pagamento.

 

Atenção: Caso seja necessário informar o CNPJ do pagador, deve ser indicado o CNPJ da Secretaria da Fazenda da Cidade de São Paulo 46.392.130/007-03.