Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento

Ações e Programas

Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e término.

Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica, estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.

programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.

Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.


Orçamento 2024* 

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 170.167.780,00 R$ 177.733.511,81 R$ 157.131.884,78 R$ 128.824.481,76
SMUL - OUCAB R$ 103.540.000,00 R$ 118.245.967,59 R$ 65349.826,54 R$ 3.839.087,73
SMUL - OUCAE R$ 313.527.200,00 R$ 364.361.594,75 R$ 123.756.911,00 R$ 13.573.867,72
SMUL - OUCentro R$ 1.596.000,00 R$ 1.596.000,00 R$ 0,00 R$ 0,00
SMUL - OUCFL R$ 248.640.000,00 R$ 347.034.618,89 R$ 164.640.790,73 R$ 64.977.552,01
TOTAL R$ 837.470.980,00 R$ 1.008.991.473,14 R$ 510.879.413,05 R$ 211.214.989,22

  *Atualizado em 5 de dezembro de 2024 - Secretaria Municipal da Fazenda


Orçamento 2023* 

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 150.751.681,00 R$ 152.706.465,03 R$ 144.832.545,74 R$ 144.832.545,74
SMUL - OUCAB R$ 112.074.710,00 R$ 112.074.710,00 R$ 104.874.773,37 R$ 12.141.354,00
SMUL - OUCAE R$ 200.465.018,00 R$ 200.465.018,00 R$ 48.127.190,40 R$ 21.252.935,95
SMUL - OUCentro R$ 1.956.733,00 R$ 12.581.045,49 R$ 1.744.553,34 R$ 111.529,12
SMUL - OUCFL R$ 232.790.902,00 R$ 356.989.827,68 R$ 181.173.604,31 R$ 71.292.426,39
TOTAL R$ 698.039.044,00 R$ 834.817.066,20 R$ 480.752.667,16 R$ 249.630.791,20

  *Atualizado em 05 de dezembro de 2024 - Secretaria Municipal da Fazenda


Orçamento 2022* 

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 135.437.985,00 R$ 139.434.513,14 R$ 129.782.444,07 R$ 120.079.582,25
SMUL - OUCAB R$ 50.250.612,00 R$ 50.250.612,00 R$ 1.937.538,89 R$ 1.141.259,83
SMUL - OUCAE R$ 239.420.090,00 R$ 239.420.090,00 R$ 57.657.845,98 R$ 46.364.787,40
SMUL - OUCentro R$ 477.292,00 R$ 10.759.852,50 R$ 10.509.340,78 R$ 1.419.800,13
SMUL - OUCFL R$ 233.741.800,00 R$ 233.741.800,00 R$ 48.045.618,22 R$ 26.012.598,85
TOTAL R$ 659.327.779,00 R$ 673.606.867,64 R$ 247.932.787,94 R$ 200.561.111,36

 *Atualizado em 07 de novembro de 2023 - Secretaria Municipal da Fazenda


* Informação atualizada ao final de cada ano.

** Fontes:

Sistema SOF

http://orcamento.sf.prefeitura.sp.gov.br/orcamento/execucao.php

Acesse o quadro detalhado de despesas.

*Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS).

*Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra "Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento".

Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência


PASSAGENS E DIÁRIAS

Para pesquisar as informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, acesse a página “Diárias e Passagens” no Portal da Transparência.

As informações são disponibilizadas de forma individualizada, de acordo com as seguintes legislações: Decreto Municipal n° 53.179/2012 (tabela de diárias para viagens internacionais); Portaria Secretaria da Fazenda nº 77/19 (dispõe sobre procedimentos para realização de despesas pelo adiantamento); Portaria Secretaria da Fazenda nº 74/19 (tabela de diárias para viagens nacionais), além do Manual do Regime de Adiantamento, elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda.


PROGRAMA DE METAS

Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas:

Programa de Metas 2021 - 2024

Acesse o Programa de Metas - Alteração Programática

Meta 15 - SP Justa e Eficiente

Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)

OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Promover o acesso à moradia, à urbanização e à regularização fundiária para famílias de baixa renda.

META:
Licenciar 300.000 moradias popularesesultado.

INDICADOR
Somatória do número unidades habitacionais de alvarás com unidades de habitação de interesse social (HIS) e habitação de mercado popular (HMP) expedidos.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O indicador abrange unidades habitacionais de habitação de interesse social (HIS) e habitação de mercado popular (HMP) expedidos por meio de: (I) Alvarás de Aprovação de Edificação Nova; (II) Alvarás de Aprovação e Execução de Edificação Nova; (III) Projeto Modificativo de Alvará de Aprovação e Execução de Edificação Nova (no caso de alteração no número de unidades); (IV) Apostilamento (no caso de correção no número de unidades) e (V) Reconsiderações de despacho.
Habitação de Interesse Social (HIS) atende famílias com renda igual ou inferior a seis salários mínimos. Habitação
de Mercado Popular (HMP) atende famílias com renda igual ou inferior a 16 salários mínimos, sendo promovida
pela iniciativa privada.

ODS VINCULADOS
11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

INICIATIVAS
a) Implementar sistema eletrônico para unificação dos dados e melhoramento dos fluxos de processos no âmbito da SMUL, tornando-os mais céleres, transparentes e simples;
b) Aprimorar a modalidade autodeclaratória para os processos de licenciamento.

 

Meta 42 - SP ÁGIL

Secretarias Responsáveis: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e Secretaria de Governo Municipal (SGM)

OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Estimular a mobilidade ativa de maneira segura para a população, com prioridade para deslocamentos a pé e de bicicleta.

META:
Licenciar 300.000 moradias popularesesultado.

INDICADOR
Número de projetos (Territórios Educadores) implantados.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O indicador abrange unidades habitacionais de habitação de interesse social (HIS) e habitação de mercado popular (HMP) expedidos por meio de: (I) Alvarás de Aprovação de Edificação Nova; (II) Alvarás de Aprovação e Execução de Edificação Nova; (III) Projeto Modificativo de Alvará de Aprovação e Execução de Edificação Nova (no caso de alteração no número de unidades); (IV) Apostilamento (no caso de correção no número de unidades) e (V) Reconsiderações de despacho.
Habitação de Interesse Social (HIS) atende famílias com renda igual ou inferior a seis salários mínimos. Habitação
de Mercado Popular (HMP) atende famílias com renda igual ou inferior a 16 salários mínimos, sendo promovida
pela iniciativa privada.

ODS VINCULADOS
11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

INICIATIVAS
a) Realizar para cada projeto processo participativo de escuta e construção junto aos atores locais, em especial comunidade escolar organizada em torno de unidade educacional âncora onde ocorrerá a intervenção;
b) Instituir governança intersecretarial para articulação de políticas setoriais que garantam a implementação dos projetos;
c) Elaborar e executar projetos de caminhabilidade com rotas seguras que combinem medidas de segurança de tráfego e requalificação das calçadas, além de trilhas e estações educadores;
d) Realizar monitoramento das intervenções, assegurando a transversalidade dos projetos e o resultado das ações;
e) Estruturar quatro projetos de urbanismo social junto a organizações da sociedade civil.

 

Meta 76 - SP EFICIENTE

Secretarias Responsáveis: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB)

OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Simplificar, modernizar e democratizar o acesso da população aos serviços públicos municipais.

META:
Implantar o Portal Único de licenciamento da cidade de São Paulo.

INDICADOR
Portal implantado e disponível aos usuários.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Unificar a porta de entrada (balcão único) da interação entre a Administração Pública Municipal com empreendedores e técnicos, contemplados por atividades de licenciamento de obras, licenciamento ambiental e licença de funcionamento.

ODS VINCULADOS
16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

INICIATIVAS
a) Realizar estudos de aperfeiçoamento dos processos e criar/editar normativos necessários ao funcionamento do Portal;
b) Contratar o desenvolvimento do sistema;
c) Parametrizar os assuntos e elaborar cronograma para implantação;
d) Integrar cada procedimento ao Portal.

 

> Confira todas a metas do Plano 2021 - 2024 na íntegra clicando aqui.


PROGRAMA DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS

Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando melhoria da gestão de recursos, para garantir a transparência, a lisura e a eficiência.

Conforme Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas - PIBP, estruturados nos seguintes eixos fundamentais:

  • I - Comprometimento e apoio da alta administração;
  • II - Existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
  • III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
  • IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.

Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br


PLANOS DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS DA SECRETARIA DE URBANISMO E LICENCIAMENTO

Planos

Plano de Integridade e Boas Práticas da SMUL - 2024

Plano de Integridade e Boas Práticas da SMUL - 2023
• Anexo I - Relatório Análise de Riscos
• Anexo II - Procedimento Operacional Padrão

Plano de Integridade e Boas Práticas da SMUL - 2020 
• Anexo I - Relatório de Mapeamento de Processos
• Anexo II - Relatório de Análise de Riscos PIBP

Relatórios

Relatório Semestral de Monitoramento - 1º Semestre de 2024
• Relatório Semestral de Monitoramento - 2º Semestre de 2023
Relatório Semestral de Monitoramento - 1º Semestre de 2023
• Relatório Semestral de Monitoramento - 1º semestre de 2022 
• Relatório Semestral de Monitoramento - 2º semestre de 2022


PLANO DE AÇÃO DA AGENDA 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesse o documento Plano de Ação da Agenda 2030.

“A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento ainda não possui plano setorial vinculado a Agenda 2030.”