Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Ações e Programas
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e término.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica, estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
Orçamento 2024*
Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
SMUL | R$ 170.167.780,00 | R$ 177.733.511,81 | R$ 157.131.884,78 | R$ 128.824.481,76 |
SMUL - OUCAB | R$ 103.540.000,00 | R$ 118.245.967,59 | R$ 65349.826,54 | R$ 3.839.087,73 |
SMUL - OUCAE | R$ 313.527.200,00 | R$ 364.361.594,75 | R$ 123.756.911,00 | R$ 13.573.867,72 |
SMUL - OUCentro | R$ 1.596.000,00 | R$ 1.596.000,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
SMUL - OUCFL | R$ 248.640.000,00 | R$ 347.034.618,89 | R$ 164.640.790,73 | R$ 64.977.552,01 |
TOTAL | R$ 837.470.980,00 | R$ 1.008.991.473,14 | R$ 510.879.413,05 | R$ 211.214.989,22 |
*Atualizado em 5 de dezembro de 2024 - Secretaria Municipal da Fazenda
Orçamento 2023*
Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
SMUL | R$ 150.751.681,00 | R$ 152.706.465,03 | R$ 144.832.545,74 | R$ 144.832.545,74 |
SMUL - OUCAB | R$ 112.074.710,00 | R$ 112.074.710,00 | R$ 104.874.773,37 | R$ 12.141.354,00 |
SMUL - OUCAE | R$ 200.465.018,00 | R$ 200.465.018,00 | R$ 48.127.190,40 | R$ 21.252.935,95 |
SMUL - OUCentro | R$ 1.956.733,00 | R$ 12.581.045,49 | R$ 1.744.553,34 | R$ 111.529,12 |
SMUL - OUCFL | R$ 232.790.902,00 | R$ 356.989.827,68 | R$ 181.173.604,31 | R$ 71.292.426,39 |
TOTAL | R$ 698.039.044,00 | R$ 834.817.066,20 | R$ 480.752.667,16 | R$ 249.630.791,20 |
*Atualizado em 05 de dezembro de 2024 - Secretaria Municipal da Fazenda
Orçamento 2022*
Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
SMUL | R$ 135.437.985,00 | R$ 139.434.513,14 | R$ 129.782.444,07 | R$ 120.079.582,25 |
SMUL - OUCAB | R$ 50.250.612,00 | R$ 50.250.612,00 | R$ 1.937.538,89 | R$ 1.141.259,83 |
SMUL - OUCAE | R$ 239.420.090,00 | R$ 239.420.090,00 | R$ 57.657.845,98 | R$ 46.364.787,40 |
SMUL - OUCentro | R$ 477.292,00 | R$ 10.759.852,50 | R$ 10.509.340,78 | R$ 1.419.800,13 |
SMUL - OUCFL | R$ 233.741.800,00 | R$ 233.741.800,00 | R$ 48.045.618,22 | R$ 26.012.598,85 |
TOTAL | R$ 659.327.779,00 | R$ 673.606.867,64 | R$ 247.932.787,94 | R$ 200.561.111,36 |
*Atualizado em 07 de novembro de 2023 - Secretaria Municipal da Fazenda
* Informação atualizada ao final de cada ano.
** Fontes:
Sistema SOF
http://orcamento.sf.prefeitura.sp.gov.br/orcamento/execucao.php
Acesse o quadro detalhado de despesas.
*Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS).
*Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra "Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento".
Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência
PASSAGENS E DIÁRIAS
Para pesquisar as informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, acesse a página “Diárias e Passagens” no Portal da Transparência.
As informações são disponibilizadas de forma individualizada, de acordo com as seguintes legislações: Decreto Municipal n° 53.179/2012 (tabela de diárias para viagens internacionais); Portaria Secretaria da Fazenda nº 77/19 (dispõe sobre procedimentos para realização de despesas pelo adiantamento); Portaria Secretaria da Fazenda nº 74/19 (tabela de diárias para viagens nacionais), além do Manual do Regime de Adiantamento, elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda.
PROGRAMA DE METAS
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas:
Programa de Metas 2021 - 2024
Acesse o Programa de Metas - Alteração Programática
Meta 15 - SP Justa e Eficiente
Secretaria Responsável: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Promover o acesso à moradia, à urbanização e à regularização fundiária para famílias de baixa renda.
META:
Licenciar 300.000 moradias popularesesultado.
INDICADOR
Somatória do número unidades habitacionais de alvarás com unidades de habitação de interesse social (HIS) e habitação de mercado popular (HMP) expedidos.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O indicador abrange unidades habitacionais de habitação de interesse social (HIS) e habitação de mercado popular (HMP) expedidos por meio de: (I) Alvarás de Aprovação de Edificação Nova; (II) Alvarás de Aprovação e Execução de Edificação Nova; (III) Projeto Modificativo de Alvará de Aprovação e Execução de Edificação Nova (no caso de alteração no número de unidades); (IV) Apostilamento (no caso de correção no número de unidades) e (V) Reconsiderações de despacho.
Habitação de Interesse Social (HIS) atende famílias com renda igual ou inferior a seis salários mínimos. Habitação
de Mercado Popular (HMP) atende famílias com renda igual ou inferior a 16 salários mínimos, sendo promovida
pela iniciativa privada.
ODS VINCULADOS
11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
INICIATIVAS
a) Implementar sistema eletrônico para unificação dos dados e melhoramento dos fluxos de processos no âmbito da SMUL, tornando-os mais céleres, transparentes e simples;
b) Aprimorar a modalidade autodeclaratória para os processos de licenciamento.
Meta 42 - SP ÁGIL
Secretarias Responsáveis: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e Secretaria de Governo Municipal (SGM)
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Estimular a mobilidade ativa de maneira segura para a população, com prioridade para deslocamentos a pé e de bicicleta.
META:
Licenciar 300.000 moradias popularesesultado.
INDICADOR
Número de projetos (Territórios Educadores) implantados.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O indicador abrange unidades habitacionais de habitação de interesse social (HIS) e habitação de mercado popular (HMP) expedidos por meio de: (I) Alvarás de Aprovação de Edificação Nova; (II) Alvarás de Aprovação e Execução de Edificação Nova; (III) Projeto Modificativo de Alvará de Aprovação e Execução de Edificação Nova (no caso de alteração no número de unidades); (IV) Apostilamento (no caso de correção no número de unidades) e (V) Reconsiderações de despacho.
Habitação de Interesse Social (HIS) atende famílias com renda igual ou inferior a seis salários mínimos. Habitação
de Mercado Popular (HMP) atende famílias com renda igual ou inferior a 16 salários mínimos, sendo promovida
pela iniciativa privada.
ODS VINCULADOS
11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
INICIATIVAS
a) Realizar para cada projeto processo participativo de escuta e construção junto aos atores locais, em especial comunidade escolar organizada em torno de unidade educacional âncora onde ocorrerá a intervenção;
b) Instituir governança intersecretarial para articulação de políticas setoriais que garantam a implementação dos projetos;
c) Elaborar e executar projetos de caminhabilidade com rotas seguras que combinem medidas de segurança de tráfego e requalificação das calçadas, além de trilhas e estações educadores;
d) Realizar monitoramento das intervenções, assegurando a transversalidade dos projetos e o resultado das ações;
e) Estruturar quatro projetos de urbanismo social junto a organizações da sociedade civil.
Meta 76 - SP EFICIENTE
Secretarias Responsáveis: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB)
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Simplificar, modernizar e democratizar o acesso da população aos serviços públicos municipais.
META:
Implantar o Portal Único de licenciamento da cidade de São Paulo.
INDICADOR
Portal implantado e disponível aos usuários.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Unificar a porta de entrada (balcão único) da interação entre a Administração Pública Municipal com empreendedores e técnicos, contemplados por atividades de licenciamento de obras, licenciamento ambiental e licença de funcionamento.
ODS VINCULADOS
16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
INICIATIVAS
a) Realizar estudos de aperfeiçoamento dos processos e criar/editar normativos necessários ao funcionamento do Portal;
b) Contratar o desenvolvimento do sistema;
c) Parametrizar os assuntos e elaborar cronograma para implantação;
d) Integrar cada procedimento ao Portal.
> Confira todas a metas do Plano 2021 - 2024 na íntegra clicando aqui.
PROGRAMA DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS
O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando melhoria da gestão de recursos, para garantir a transparência, a lisura e a eficiência.
Conforme Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas - PIBP, estruturados nos seguintes eixos fundamentais:
- I - Comprometimento e apoio da alta administração;
- II - Existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
- III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
- IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.
Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br
PLANOS DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS DA SECRETARIA DE URBANISMO E LICENCIAMENTO
Planos
Plano de Integridade e Boas Práticas da SMUL - 2024
Plano de Integridade e Boas Práticas da SMUL - 2023
• Anexo I - Relatório Análise de Riscos
• Anexo II - Procedimento Operacional Padrão
Plano de Integridade e Boas Práticas da SMUL - 2020
• Anexo I - Relatório de Mapeamento de Processos
• Anexo II - Relatório de Análise de Riscos PIBP
Relatórios
• Relatório Semestral de Monitoramento - 1º Semestre de 2024
• Relatório Semestral de Monitoramento - 2º Semestre de 2023
• Relatório Semestral de Monitoramento - 1º Semestre de 2023
• Relatório Semestral de Monitoramento - 1º semestre de 2022
• Relatório Semestral de Monitoramento - 2º semestre de 2022
PLANO DE AÇÃO DA AGENDA 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesse o documento Plano de Ação da Agenda 2030.
“A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento ainda não possui plano setorial vinculado a Agenda 2030.”