Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
COMUNICADO: Ações adotadas para solução das questões hídricas do Edifício Martinelli
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Para garantir a transparência de todas as medidas, comunicados frequentes foram enviados aos funcionários e colaboradores, informando o andamento das medidas adotadas e a decisão sobre o trabalho remoto.
A retomada das atividades presenciais ocorreu apenas após a liberação dos órgãos competentes. Em 11 de fevereiro, foi comunicado que o retorno ao trabalho presencial ocorreria a partir de 12 de fevereiro.
Ações emergenciais foram adotadas para garantir o bem-estar de todos, incluindo a disponibilização contínua de água potável para funcionários, colaboradores e visitantes, e comunicados nos ambientes com fluxo de funcionários. Todas as secretarias seguiram o mesmo protocolo para assegurar a segurança hídrica.
Os laudos e atestados foram amplamente disponibilizados: secretarias com intranet publicaram os documentos para consulta, e o condomínio fixou avisos nos elevadores, garantindo acesso às informações.
As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) foram atendidas por meio de diálogo aberto via e-mail e contato direto com os gabinetes. O Sindsep também participou de uma reunião com a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento, onde todo o processo foi detalhado.
Em respeito ao princípio da transparência, apresentamos abaixo as medidas adotadas pela administração do condomínio, que seguem sob monitoramento contínuo das secretarias e empresas municipais.
20/01/2025 (segunda-feira):
• Suspeita de infiltração em uma das lojas motivada pela rede externa da Sabesp.
Companhia acionada pelo condomínio.
21/01/2025 (terça-feira):
• Infiltração confirmada no reservatório principal devido a um vazamento na rede externa da Sabesp. O bombeamento foi interrompido, e os registros fechados para isolar completamente o reservatório principal.
• Sabesp acionada novamente para desobstruir a rede de esgoto e realizar vistorias técnicas.
• Comunicado enviado aos funcionários com alerta sobre a possível contaminação, desaconselhando o consumo da água e orientação aos colaboradores/servidores para trabalho remoto.
• Infectologistas da Sabesp realizam pré-coletas e análises iniciais in loco, constatando que os reservatórios 3, 4 e 5 apresentavam níveis adequados de cloro.
22/01/2025 (quarta-feira):
• Realizadas novas vistorias técnicas nos reservatórios por equipes da Sabesp e engenheiros do trabalho da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS) da Seges.
• Novas amostras coletadas pela Sabesp para emissão de laudos oficiais de potabilidade.
• Agentes da COVISA inspecionam e coletam amostras nos andares, pontos de consumo e reservatórios.
• Funcionários continuam em trabalho remoto e atendimento ao público on-line.
23/01/2025 (quinta-feira):
• SABESP continua com o monitoramento do Martinelli
• COVISA retorna ao Martinelli para realizar novas coletas da água de outros pontos de consumo.
• Supervisão Técnica da Saúde (Sé), da Secretaria Municipal da Saúde, visita o Martinelli e verifica junto à administração do condomínio, a partir do controle de catracas, que 90% dos funcionários não estiveram no prédio.
• Agência Reguladora de Serviços Públicos no Estado de São Paulo (ARSESP) fiscaliza o trabalho da SABESP no Martinelli.
24/01/25 (sexta-feira)
• A Prefeitura de São Paulo e a administração do condomínio do Edifício Martinelli têm tratado a situação da água com total transparência e responsabilidade. Todas as recomendações dos órgãos de vigilância foram seguidas para garantir a segurança no consumo e uso da água no prédio.
As secretarias e empresas municipais que atuam no edifício (Habitação, Mananciais, Urbanismo e Licenciamento, Cohab-SP, SP Urbanismo e Coordenação das Subprefeituras) trabalharam de forma integrada, monitorando as ações desde o início da descoberta, no dia 21 de janeiro.
Empresa de consultoria de engenharia faz pré-análise das instalações hídricas do prédio e apresenta medidas preventivas.
• Resultados do laudo da COVISA apontam contaminação e recomendam as ações que precisam ser adotadas para restabelecer o uso adequado do prédio.
25 e 26/01/25 (sábado e domingo)
Conclusão da limpeza e desinfecção dos reservatórios de água, seguindo as orientações da COVISA.
27/01/25 (segunda)
Nova rodada de abertura de pontos de consumo para escoamento da água e higienização, incluindo torneiras, sanitários, pias e bebedouros.
De 28/01 a 04/02/25
Iniciado o processo de impermeabilização do reservatório reserva (finalizado em 03/02/25). É o reservatório que vai abastecer todo o prédio. Após a conclusão da impermeabilização, é realizado o teste de estanqueidade para verificar a eficácia do procedimento. Os reservatórios são abastecidos pela Sabesp.
Sabesp realiza nova coleta em 31/01/25 com resultados em 03/02/25 satisfatórios.
Importante: O reservatório principal (que foi contaminado) permanece totalmente isolado e inativo, sem água e sem conexão com outros reservatórios ou caixas. Atualmente, há uma ação em andamento para sua recuperação, com estudos para elaboração de projeto e cotação de preços. Essa intervenção é de médio e longo prazo e não interfere no abastecimento do prédio.
04/02/25 (terça-feira)
COVISA realiza a coleta de amostras da água para análise laboratorial, etapa necessária para emissão de novo laudo sobre consumo de água.
05/02/25 (quarta-feira)
COVISA divulga laudo confirmando que a água está potável e própria para consumo com exceção de três pontos específicos entre os 13° e 16° andares. Foi solicitado limpeza e escoamento da água nesses três pontos. Realizada imediatamente.
06/02/2025 (quinta-feira)
Após o laudo da COVISA, as secretarias e empresas municipais iniciaram a imediata higienização e trocas dos filtros de todos os andares.
Realizada nova coleta pela COVISA em três pontos entre os 13° e 16° andares para confirmação das condições de segurança para consumo da água.
Realizada reunião com a CIPA, SINDSEP e gabinete da SMUL para esclarecimentos sobre as ações. Nesse dia, a comissão e o sindicato realizaram vistoria nos reservatórios e pontos de saída de água do Martinelli. Também foram disponibilizados laudos e atestados por email.
07/02/2025 (sexta-feira)
Previsão de entrega de laudo da COVISA sobre os três pontos mencionados.
11/02/2025 (terça-feira)
Entrega dos laudos finais e ateste da COVISA.
Preparação conjunta de todas as pastas com disponibilização de comunicados físicos, opção de água potável para consumo, disponibilização digital dos laudos e atestados.
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