Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Conferência da Cidade: Encontros Regionais debatem Habitação, Mobilidade, Meio Ambiente e Gestão Democrática
Etapa preparatória para a 8ª Conferência Municipal da Cidade, os Encontros Regionais abrirão espaço para a população discutir e propor soluções sobre temas essenciais para a construção de uma capital mais inclusiva, democrática, sustentável e com justiça social.
Nas reuniões os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir quatro temas: “Habitação”, “Mobilidade”, “Meio Ambiente e Mudança Climática” e “Gestão Democrática”. Eles foram definidos pela Comissão Organizadora da Conferência da Cidade de São Paulo, formada por membros do poder público e da sociedade civil.
No tema Habitação, a expectativa é que a população discuta os diferentes modos de morar em São Paulo, abrangendo desde a política habitacional municipal até programas nacionais. Poderão ser debatidos melhorias das moradias, redução do déficit habitacional, regularização fundiária, urbanização de assentamentos, entre outros subtemas. Melhor qualidade de vida no centro e atendimento às pessoas em situação de rua também podem ser destacados.
Para a Mobilidade, a ideia é refletir sobre o acesso e deslocamento pela cidade, com destaque para as desigualdades enfrentadas em regiões periféricas e vulneráveis. A discussão pode abranger a garantia da acessibilidade universal e o estímulo à mobilidade urbana sustentável, priorizando formas ativas como caminhar e pedalar, além do uso de transporte coletivo com menor emissão de poluentes, como ônibus elétricos.
Em relação ao Meio Ambiente e Mudança Climática, os participantes poderão debater a relação com elementos considerados essenciais para a qualidade de vida, como áreas verdes, rios, ar e solo. A discussão deve abordar a ocupação de áreas de mananciais, segurança hídrica, esgoto, resíduos, drenagem e enchentes, produção sustentável de alimentos e preservação da fauna urbana.
Por sua vez, o tema Gestão Democrática buscará ter como foco a participação popular e seus instrumentos, como consultas públicas e conselhos gestores. O objetivo é discutir formas de garantir o bem-estar da população e uma gestão eficiente dos recursos públicos.
Importante destacar que além dos temas principais, outros assuntos poderão ser levantados durante os debates, garantindo que cada grupo de discussão tenha a oportunidade de se expressar e se sentir representado.
Todos os Encontros Regionais seguirão uma mesma dinâmica. Inicialmente, no auditório, os participantes assistirão a um vídeo introdutório sobre a Conferência, e depois serão convidados a participar das salas temáticas. Após os debates, todos retornarão ao auditório para compartilhar as ideias discutidas. Todas as propostas levantadas nos encontros regionais serão sistematizadas e levadas à 8ª Conferência Municipal.
Tem interesse em participar? Clique para se inscrever!
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk