Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025 | Horário: 12:14
Compartilhe:

Habitação é tema de Encontros Regionais para a 8º Conferência Municipal da Cidade

Objetivo é discutir os diferentes modos de morar em São Paulo, abrangendo desde a política habitacional municipal até programas nacionais

Os Encontros Regionais preparatórios para a 8ª Conferência da Cidade de São Paulo já começaram, e os debates sobre Habitação têm ganhado destaque nesse processo participativo. As discussões abordam desde a revisão dos programas habitacionais e regularização fundiária até a construção de uma política habitacional abrangente, que garanta acesso sustentável à moradia digna e aos serviços essenciais, como água, energia, saneamento e coleta de lixo.

A complexidade do tema exige uma solução integrada, baseada na articulação entre o poder público, movimentos sociais, ONGs, arquitetos, urbanistas, setores acadêmico e empresarial, além de outros atores envolvidos. Para isso, os grupos de trabalho formados nos Encontros Regionais irão debater os diversos modos de morar na cidade de São Paulo, refletindo desde a política habitacional municipal até programas nacionais.

Os participantes poderão sugerir medidas para enfrentar a carência de moradia digna, avaliar o modelo atual de locação social e discutir estratégias para a regularização fundiária e a urbanização de assentamentos. Além disso, a gestão de risco, a conexão entre zonas urbanas e rurais, o adensamento habitacional em áreas específicas, a melhoria das condições de vida no centro da cidade e o atendimento à população em situação de rua são questões centrais nesses debates.
 

Encontros Regionais 

Os Encontros Regionais acontecem, entre os meses de fevereiro e abril, para ampliar as discussões e consolidar propostas para a 8ª Conferência Municipal da Cidade, que acontecerá nos dias 26 e 27 de abril. Abrangendo os 96 distritos da capital, serão realizadas 15 reuniões para a população de cada região discutir e propor soluções para áreas estratégicas como mobilidade, meio ambiente e mudanças climáticas, habitação e gestão democrática.    

Informações sobre horários e locais dos Encontros Regionais estão disponíveis no site oficial da Conferência (Clique aqui para acessar)   

collections
Galeria de imagens