Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento

Quinta-feira, 13 de Março de 2025 | Horário: 11:17
Compartilhe:

Meio Ambiente e Mudanças Climáticas ganham destaque nos Encontros Regionais para a 8ª Conferência Municipal da Cidade

População e poder público têm discutido questões que impactam a qualidade de vida na capital, como áreas verdes, rios, ar e solo

Os Encontros Regionais para a 8ª Conferência Municipal da Cidade têm colocado em pauta um tema essencial para o futuro de São Paulo: Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Os debates em andamento reúnem poder público e sociedade civil para discutir questões fundamentais que impactam diretamente a qualidade de vida na capital, como áreas verdes, rios, ar e solo. 

Entre os principais pontos abordados estão a ocupação de áreas de mananciais, segurança hídrica, saneamento, gestão de resíduos, drenagem urbana e ações de combate a enchentes. Além disso, há reflexões sobre produção sustentável de alimentos e preservação da fauna urbana, sempre considerando as particularidades de cada região da cidade. 

As discussões também ressaltam a importância das áreas verdes — desde pequenos canteiros até grandes parques — na regulação do clima e na melhoria da qualidade do ar e do solo. A relação da cidade com seus recursos naturais e a necessidade de um planejamento urbano sustentável são aspectos centrais dos debates. 

Outro desafio em análise é a integração das políticas municipais com iniciativas globais, como o PlanClima SP (Plano de Ação Climática) e a Agenda 2030, além dos compromissos estabelecidos em fóruns internacionais, como a Rio+20, o Acordo de Paris (COP 21) e a COP 30, que ocorrerá em Belém, em 2025. 

 
Encontros Regionais 

Os Encontros Regionais acontecem, entre os meses de fevereiro e abril, para ampliar as discussões e consolidar propostas para a 8ª Conferência Municipal da Cidade, que acontecerá nos dias 26 e 27 de abril. Abrangendo os 96 distritos da capital, serão realizadas 15 reuniões para a população de cada região discutir e propor soluções para áreas estratégicas como mobilidade, meio ambiente e mudanças climáticas, habitação e gestão democrática. 

Informações sobre horários e locais dos Encontros Regionais estão disponíveis no site oficial da Conferência (Clique aqui para acessar)   

collections
Galeria de imagens