Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Por dentro da SEL
Quais são as competências da GTEC?
A Unidade de Gestão Técnica de Análise (GTEC) analisa os processos de regularização de edificações que são de competência da Secretaria de Licenciamento, aqueles que têm mais de 1500 metros quadrados, que são locais de reunião e que precisam pagar outorga onerosa, entre outros.
Como a GTEC é dividida e quais as atribuições de cada diretoria?
Ela é dividida em três seções técnicas, entre as quais os processos de anistia são distribuídos de maneira equivalente. Eu acho que todos os técnicos que cuidam de regularização devem saber analisar processos de todos os tipos de uso e nós temos muitos processos. O diretor de cada seção orienta seu grupo de técnicos.
Qual é a sua formação? Qual é a sua experiência aqui na Prefeitura?
Eu sou arquiteta, formada pela Universidade Mackenzie. Trabalho na Prefeitura de São Paulo desde 1976. Comecei na antiga secretaria da Família e do Bem-estar, projetando creches, centros comunitários e habitação popular. Depois, fui para o setor de aprovação de plantas, primeiro nas subprefeituras do Butantã e da Sé, e depois no antigo APROV 4, que cuidava de prédios comerciais, na Secretaria de Habitação. Agora, na SEL, sou supervisora da GTEC.
Desde a criação da Secretaria Municipal de Licenciamento, o que já foi feito? Quais foram os avanços?
O principal avanço promovido pela SEL na área de regularização foi a desburocratização e a simplificação da análise. O nosso atendimento ao público também está funcionando bem, damos assistência para cerca de 80 pessoas nos dias de atendimento.
Quais são os maiores desafios da GTEC?
O desafio é acabar com todo nosso estoque de processos. Agora com a desburocratização da análise, acredito que vamos conseguir.