Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Manual de Drenagem Urbana está disponível na Biblioteca Digital
A Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), lança o Manual de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais, um dos três pilares que compõem o Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de São Paulo (PMAPSP).
Para realização desse trabalho, os técnicos da SMDU contaram com o apoio da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica – FCTH. O Manual será disponibilizado para a sociedade em três volumes e terá como função orientar e subsidiar os profissionais da PMSP, os prestadores de serviço e os empreendedores que atuam nas áreas de planejamento e projetos de drenagem urbana, planejamento e controle do uso do solo, e projeto, análise e aprovação de novos empreendimentos. Este trabalho foi estruturado de forma que possa também ser utilizado como um texto informativo para não especialistas do setor e, assim, propiciar a participação dos cidadãos na busca de soluções para os problemas de drenagem urbana.
O PMAPSP, cujo desenvolvimento ocorre em paralelo e de forma aderente ao Terceiro Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do alto Tietê (PDMAT3), em execução pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE do Governo do Estado de São Paulo, se assenta ainda em outros dois pilares: a regulamentação do uso e da ocupação do solo e os programas de drenagem das bacias do município de São Paulo.
As questões ligadas ao uso e à ocupação do solo são tratadas no Plano Diretor. Estratégico do Município de São Paulo (PDE), nos Planos Regionais Estratégicos das Subprefeituras (PREs) e na Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). O PMAPSP criará os subsídios para que essa regulamentação possa ser continuamente aprimorada, contemplando o estado da arte das técnicas de manejo de águas pluviais.
Os programas de drenagem das bacias do município de São Paulo, a serem desenvolvidos na continuidade da implantação do PMAPSP, têm como objetivos, para cada bacia, diagnosticar e analisar o atual sistema de macrodrenagem da região e propor um conjunto hierarquizado de soluções estruturais e não estruturais capazes de reduzir os efeitos das cheias com resultados para horizontes de curto, médio e longo prazo. Além disso, os programas fornecerão subsídios para a implantação de um sistema de gestão sustentável do sistema de águas pluviais e para a articulação das ações de drenagem com o planejamento territorial e os serviços de saneamento básico do município de São Paulo. As diretrizes e soluções propostas deverão ser implantadas de forma progressiva no curto, médio e longo prazo, exigindo continuidade e controle por parte dos cidadãos para seu desenvolvimento.
Clique aqui para acessar os três volumes do Manual de Drenagem na Biblioteca Digital da SMDU.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk