Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024 | Horário: 12:27
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Plano Diretor do Brincar da Prefeitura de São Paulo ganha reconhecimento internacional em Londres

Iniciativa foi escolhida pela Urban95 e LSE Cities; Territórios Educadores serão referência de modelo para elaboração de guia de boas práticas
Card fundo azul. Logo SMUL. Cidade para crianças. Plano Diretor do Brincar da Prefeitura de São Paulo ganha reconhecimento internacional em Londres. Colagem com imagens de crianças brincando em espaços públicos

O Plano Diretor do Brincar, em desenvolvimento pela Prefeitura de São Paulo, recebeu destaque internacional ao ser selecionado pela Urban95 e LSE Cities, parceria entre a Fundação Van Leer e o centro de pesquisa em sistemas urbanos da London School of Economics and Political Science, para receber consultoria técnica especializada. Além disso, os projetos dos Territórios Educadores da cidade serão utilizados como referência para a criação de um guia de boas práticas voltado à implementação de espaços públicos mais inclusivos e amigáveis para crianças.

 

Reconhecimento Internacional

O Plano Diretor do Brincar está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE) e foi escolhido como um dos dez projetos ao redor do mundo para participar do programa de consultoria oferecido. Esse reconhecimento permite que São Paulo tenha suporte técnico de especialistas para instruir o desenvolvimento de espaços urbanos lúdicos e acessíveis, priorizando a mobilidade ativa, segurança e acessibilidade para a primeira infância (0 a 6 anos).

 

Vivência em Londres

Para fortalecer e aprimorar conhecimentos técnicos, representantes da Prefeitura de São Paulo fizeram um curso intensivo promovido pela Urban95, parceria entre LSE Cities da London School of Economics and Political Science e a Fundação Van Leer.

Durante o intercâmbio, a equipe teve a oportunidade de conhecer projetos bem-sucedidos de planejamento urbano voltados para crianças e pedestres. Além disso, os participantes interagiram com renomados especialistas, como o pesquisador britânico Tim Gill.

Outras cidades selecionadas para o programa incluem Bahía Blanca (Argentina), Balikpapan (Indonésia), Harare (Zimbábue), Hebron (Palestina), Hyderabad (Índia), Londrina e Niterói (Brasil), Lusaca (Zâmbia) e Waimakariri (Nova Zelândia).

 

Plano Diretor do Brincar

O Plano Diretor do Brincar tem o objetivo de transformar São Paulo em uma cidade mais acolhedora para crianças e jovens, criando políticas públicas que reflitam suas necessidades e expectativas. O processo de elaboração do plano inclui uma ampla participação pública. O projeto busca promover o desenvolvimento urbano sustentável ao criar modelos referenciais de espaços onde crianças possam explorar e interagir, despertando um sentimento de pertencimento.

 

Guias de boas práticas

Como parte da elaboração do Plano Diretor do Brincar, a Prefeitura lançará guias de boas práticas baseados nos princípios do plano. Esses guias servirão para orientar a criação de espaços públicos lúdicos, auxiliando o poder público na implementação das diretrizes estabelecidas pelo plano. A iniciativa Território Educador será uma referência central para a elaboração desses materiais.

 

Entenda a iniciativa Territórios Educadores

Os Territórios Educadores têm como ponto de partida das melhorias previstas um Centro de Educação Unificado (CEU) ou um conjunto de escolas. Seus projetos são desenvolvidos e orientados por três pilares: segurança viária/caminhabilidade, estações educadoras e trilhas educadoras. O objetivo é qualificar o entorno de equipamentos públicos e educacionais, promover a segurança viária nas rotas percorridas a pé, incentivar a micromobilidade e promover o uso e a apropriação de espaços públicos.

A iniciativa busca oferecer uma melhor experiência no trajeto entre casa e escola para o público da primeira infância, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e motor.

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