Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Por caminhos seguros e divertidos, Prefeitura inicia obras do Território Educador Cidade Tiradentes
A Prefeitura de São Paulo iniciou no mês de janeiro as obras do Território Educador Cidade Tiradentes, localizado no extremo leste da capital. O projeto é voltado à primeira infância (crianças de 0 a 6 anos) e contempla uma série de melhorias na região, incluindo travessias seguras e divertidas para o trajeto entre casa e escola, instalação de novos mobiliários urbanos, aprimoramento da iluminação pública, paisagismo e ações de microdrenagem.
O objetivo é tornar o deslocamento mais acessível, seguro, lúdico e acolhedor, especialmente para as crianças e seus cuidadores, no entorno de escolas em uma área marcada por elevada vulnerabilidade social. Com uma população estimada em 200 mil habitantes, o distrito de Cidade Tiradentes será beneficiado pelas intervenções.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a São Paulo Urbanismo desenvolveram os projetos de requalificação. A empresa municipal também será responsável pela execução das obras, que devem durar 9 meses. O custo previsto é de R$ 4,9 milhões, recurso oriundo do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).
O plano de melhorias foi desenvolvido com a colaboração da sociedade civil, levando em conta as demandas da comunidade local identificadas no processo participativo.
As obras vão abranger uma área de 202.667 m², no percurso entre a Rua Sarah Kubitschek e a Rua Conto de Areia. Neste trecho há a UBS Castro Alves, a Praça Conto de Areia e seis escolas públicas: EMEF Antônio Pereira Ignácio, EMEI Deputado Mario Beni, CEI Priscilla Telles V, EE Cândido Procópio, EMEI Samuel Wainer e CEI Inconfidentes.
A proposta da Prefeitura prevê caminhos lúdicos no trajeto entre a casa e a escola. Também são previstas a implantação de mobiliários urbanos, como bancos e playgrounds, além de pintura de calçadas e muros e nova sinalização de trânsito. O objetivo é proporcionar espaços de trocas e brincadeiras, melhorando o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.
O Município pretende transformar a experiência de pais, cuidadores, crianças de todas as faixas etárias e adolescentes, bem como de toda a comunidade que vive e circula pela área de intervenção. Para isso, são definidas uma série de ações para a requalificação de espaços públicos, como reforma de calçadas, reconfiguração de cruzamentos e esquinas para minimizar o potencial conflito entre veículos e pedestres, melhoria da iluminação pública, plantio de árvores e ações de microdrenagem.
Vale destacar que em 2020 a Prefeitura já havia requalificado calçadas e executado alargamentos e ajustes de segurança viária em boa parte do perímetro de atuação. Agora os trabalhos prosseguirão com os projetos de paisagismo, iluminação pública e mobiliário urbano focados no público infantil, além da continuidade das obras de melhoramento e segurança viária.
Como o projeto para o Território Educador Cidade Tiradentes foi desenvolvido?
O Território Educador Cidade Tiradentes foi incluído como prioridade em 2018 no Plano Municipal pela Primeira Infância de São Paulo. No ano seguinte, passou a integrar o Programa de Metas (2019-2020) e o Plano de Segurança Viária (2019-2028).
Em 2020, após um processo de diálogo com a população realizado no ano anterior, o Município executou intervenções iniciais no território. Já em março de 2022 foi promovida uma oficina pública com os moradores locais para coletar sugestões e aprimorar o projeto básico, etapa fundamental para viabilizar a licitação das obras.
Entenda a iniciativa Territórios Educadores
Os Territórios Educadores são projetos que têm como ponto de partida intervenções que melhoram o entorno de um Centro de Educação Unificado (CEU) ou de um conjunto de escolas. O objetivo principal é qualificar o entorno de equipamentos públicos educacionais, promover a segurança viária nas rotas percorridas a pé, incentivando a micromobilidade e assim promover o uso e a apropriação de espaços públicos.
A iniciativa é desenvolvida e orientada por três pilares: segurança viária/caminhabilidade, estações educadoras e trilhas educadoras. Esses dois últimos promovem interação lúdica e aprendizado ao longo do percurso com a criação de novas praças e a qualificação das existentes ao introduzir mobiliários infantis como gira-gira e balanço.
A coordenação geral do Programa é da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), da Secretaria de Governo Municipal. A coordenação técnica é da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
Conheça os Territórios Educadores
O Plano Municipal pela Primeira Infância definiu, a partir de indicadores como vulnerabilidade social, densidade populacional, número de crianças de 0 a 6 anos (primeira infância), acidentes de trânsito e acesso a serviços públicos, os distritos prioritários para receberem investimentos com foco na primeira infância. Destes, dez receberão o Projeto Territórios Educadores.
São eles:
* Território Educador Cidade Tiradentes (subprefeitura Cidade Tiradentes)
* Território Educador Brasilândia (subprefeitura de Freguesia-Brasilândia)
* Território Educador Iguatemi (subprefeitura de São Mateus)
* Território Educador Capão Redondo (subprefeitura de Capão Redondo)
* Território Educador Jardim Ângela (subprefeitura de M`Boi Mirim)
* Território Educador Grajaú (subprefeitura de Capela do Socorro)
* Território Educador São Rafael (subprefeitura de São Mateus)
* Território Educador Pedreira (subprefeitura de Cidade Ademar)
* Território Educador Itaim Paulista (subprefeitura de Itaim Paulista)
* Território Educador Lajeado (subprefeitura de Guaianases)
Após o Território Educador Cidade Tiradentes, o Território Educador Brasilândia é o que apresenta estágio mais avançado de desenvolvimento, com projeto executivo concluído.
Para os demais Territórios Educadores, a São Paulo Urbanismo foi a responsável pelo desenvolvimento dos projetos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk