Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Fernando Berg, Dayan de Castro, Pedro Tavares Maluf, com mediação de Helena Quintana Minchin

Roda de Conversa • Presencial

Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Fernando Berg, Dayan de Castro, Pedro Tavares Maluf, com mediação de Helena Quintana Minchin

Data: 08/03/2025. Sábado.
Horário: 10:00 às 13:00.

Inscreva-se

Descrição

Neste delicioso encontro receberemos Fernando Berg, Dayan de Castro, Pedro Tavares Maluf - ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado para que apresentem seus trabalhos expostos na Mostra UMAPAZ.

Um momento de confraternização e compartilhamento de saberes & sabores!

Iniciado com um Café de Boas-Vindas Comunitário - composto por contribuições voluntárias dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas) - seguido de um bate papo descontraído com os artistas, com mediação da Arq. Helena Quintana Minchin.

Objetivo

"Da Inspiração à Exposição" é um projeto criado e coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin - e visa reunir os artistas convidados para a Mostra UMAPAZ para que possam compartilhar suas experiências através de um bate-papo criativo e interativo.

E, desta forma, promover o convívio social através da Arte, estando alinhado com os propósitos da UMAPAZ - espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...).
Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas."

Metodologia

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.

Não há qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.

Ao término das exposições... um encontro para um bate papo criativo e interativo com os participantes da Mostra UMAPAZ - momento de troca de experiências e contato direto com os artistas.

A desmontagem das exposições ocorre ao final deste encontro, com a participação dos presentes, coordenados pelos artistas.

Conteúdo programático

1. Café de Boas-Vindas Comunitário
2. Visita Monitorada às Exposições: Fernando Berg, Dayan de Castro, Pedro Tavares Maluf
3. Bate papo com os artistas da Mostra UMAPAZ, com mediação de Helena Quintana Minchin.
4. Desmontagem das Exposições.

Coordenação

Helena Quintana Minchin

Facilitação

Fernando Berg

Nascido e criado em São Paulo, zona sul da capital. Fernando Berg, assina seus trabalhos como Berg. Explora os desenhos desde sua infância, mas descobriu e aprendeu nos muros da cidade, sua forma de expressão. Nas pinturas tem como foco representar a natureza em diferentes suportes, transitando entre muros e telas. Seu estudo atual é baseado sobre os biomas brasileiros, Berg retrata a fauna e a flora em diversas maneiras, denunciando e informando sobre desmatamentos, descrevendo curiosidades, explicando importâncias sobre a natureza e seus impactos. O artista nos convida a entrar num universo de divindades e entidades animais. Trabalhando assim em apresentar a força dos animais com diferentes composições, como coroas, máscaras, portais e cenários, visando lembrar sua importância na natureza e sua posição como protetor de si mesmo e de quem está ao seu redor. Apresentando ao espectador uma nova percepção dos muros na cidade, e assim, estimular novas vivências e experiências para o público, movimentando-os para um novo ambiente que momentaneamente se distância dos prédios e ruas de concreto.

 

Dayan de Castro

Dayan de Castro (1985) é artista visual que vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Doutorando em Artes Visuais é também bacharel em fotografia e vem desenvolvendo projetos autorais desde 2008. Tem trabalhado com múltiplas plataformas como: vídeo, instalação e processos históricos em diferentes suportes. Das últimas exposições podemos ressaltar: "Diversidade Brasileira" 2022 no Chengdu Contemporary Image Museum - China, "Festival de Fotografia Impressa" 2023 CEF Córdoba - Argentina, Sibila - 2024 , publicação na revista Ampolleta Roja de Santiago- Chile.

 

Pedro Tavares Maluf

Pedro Tavares Maluf nasceu em São Paulo em 1961. Paralelamente à profissão de advogado, sempre teve grande interesse pelas artes plásticas em geral, tendo desenvolvido atividades nessa área como pintor e desenhista. Freqüentou o ateliê do pintor Hélio Schonmann (de 1999 a 2006) e também o do escultor Pedro Pinkalsky e da desenhista e gravadora Ivone Couto (de 2007 a 2010). Ilustrou o livro Digitais de um Leitor (Editora Perspectiva, São Paulo, 2021, textos de autoria de Jacó Guinsburg, organizados por J. Guinsburg, Gita K. Guinsburg e Rosangela Patriota). Participou de algumas exposições coletivas, entre as quais: 2011 - “Dezesseis olhares” na galeria Graphias Casa da Gravura; 2013 - “Viver a experiência gráfica” no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí; 2014 - “Viver o diálogo gráfico” - exposição coletiva itinerante nos municípios de Praia Grande (Galeria Nilton Zanotti no Complexo Cultural Palácio das Artes), Guarulhos (Centro Municipal de Educação Adamastor), Jundiaí (Museu Histórico e Cultural de Jundiaí), Tatuí (Museu Histórico Paulo Setúbal), Caraguatatuba (Museu de Arte e Cultura Caraguatatuba), São Paulo (Graphias Casa da Gravura) e Botucatu (Museu de Arte Contemporânea Itajahy); 2019-2020 - “A imagem e a palavra: Homenagem a Darcy Ribeiro” (memorial da América Latina). 2024 - “A imagem e a palavra: Macunaíma, de Mário de Andrade” (MACC Museu de Arte Contemporânea de Campinas) e “A imagem e a palavra: O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto” (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - USP cidade universitária) fonte: Pedro Tavares Maluf.

 

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: 60.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Necessidade de inscrição: Sim.

Outras observações: Este evento fomenta o acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade da Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. O Café de Boas-Vindas Comunitário é composto por contribuições voluntárias dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas).