Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
ANIVERSÁRIO 19 ANOS DA UMAPAZ
Entre os dias 21 e 24 de janeiro, acontecerá um conjunto de eventos para celebrar os aniversários de São Paulo e os 19 anos da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ. Através da percepção de detalhes, redescobrindo e dando novos significados à cidade e seus espaços.
Serão 18 encontros com convidados especiais - músicos, arquitetos, artistas plásticos, fotógrafos, historiadores, artesãos etc - que compartilharão saberes e práticas por meio de uma programação diversificada e alinhada com os propósitos da UMAPAZ.
O evento acontecerá na Avenida Quarto Centenário, número 1268.
Conteúdo Programático
Dia 21/01 - terça-feira
9h - Café de boas vindas
Abertura com Helena Quintana Minchin
9h30min - “Narrando Canções” com Silvilí Sakovic
10h - Conversa com Benedito Abbud
12h - Intervalo
14h - 17h - Oficina “Um Minijardim para chamar de seu” com Helena Quintana Minchin & Juscelino Nobuo Shiraki
Dia 22/01 - quarta-feira
9h - Conversa com Abílio Ferreira, ‘’Tebas e o Aniversário de São Paulo’’
10h - 13h - Oficina "Mãos na terra" com Cerise Goldman Batistic
Materiais sugeridos: argila escolar e jornal (ou similar)
13h - Brunch Comunitário no jardim da UMAPAZ
Um momento de troca de saberes e sabores - e cada participante poderá trazer frutas, sucos, salgados ou doces para compor a mesa compartilhada.
14h - 17h - Oficina "Jardim das Abayomis" com Marilene de Oliveira Santana
Materiais sugeridos:
Vaso de tamanho médio de sua preferência;
Substrato suficiente para seu pote escolhido;
Seixos Naturais (tamanho pequeno)
*Cada participante receberá um kit com o restante do material*
Dia 23/01 - quinta-feira
9h - Vivência ‘’Lithopuntura - A Paisagem e Seus Mistérios através do conhecimento ancestral: Uma Exploração Intrigante’’ com Welton Santos
10h - Conversa com... Cassia Mariano
‘’70 anos do Parque Ibirapuera’’
11h - Conversa com… Hugo Segawa
‘’A São Paulo que sumiu: um passeio pelo Centro da cidade’’
12h - Intervalo
14h - Conversa com… Milton Tortella
15h - Conversa com… Antonio Peticov
16h - Conversa com... Gal Oppido
‘’Corpo e Cidade’’
Dia 24/01 - sexta-feira
9h - Conversa com... Mauro Calliari
‘’Caminhar como um ponto de vista para entender as contradições e as belezas de São Paulo’’
10 - Conversa com... Patrícia O´Reilly & Alexandre Mavignier
‘’Impactos positivos do desenvolvimento urbano consciente’’
11h - Conversa com... Ana Tagliari
‘’As Passarelas Urbanas de Vilanova Artigas para São Paulo’’
12h - Intervalo
14h - Conversa com... Wilson Florio
‘’Os desenhos de Oscar Niemeyer e suas propostas para o Auditório do Parque Ibirapuera em São Paulo’’
15 h - Conversa com... Daniel Caballero
16 h - Conversa com... Raul Pereira
‘’Paisagismo, alguns caminhos de projeta’’
17h50min - Encerramento com Helena Quintana Minchin
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Helena Quintana Minchin
Formada em Arquitetura e Urbanismo, iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, foi coordenador de projetos do Parque Ibirapuera e chefe de aprovação da Prefeitura Regional de Parelheiros. Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, coordenando e ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos.
Silvilí Sakovic.
Cantora e compositora, idealizou o projeto ‘’Narrando Canções’’, que propõe uma experiência única de revisitar as letras e poesias do cancioneiro brasileiro, em que a música se funde à arte da narração criativa. Em 2005 se destacou no cenário do choro de São Paulo e três anos depois lançou o álbum Consequência.
O projeto "Narrando Canções", oferece ao público a oportunidade de perceber as canções sob uma nova ótica.
Benedito Abbud
É graduado, pós-graduado e mestre pela FAUUSP. Vencedor do importante Prêmio Greening GBC 2013, foi Top of Mind pela Revista Casa e Mercado e realizou projetos paisagísticos de 66 empreendimentos ganhadores do Prêmio Master Imobiliário.
Juscelino Nobuo Shiraki
Engenheiro Agrônomo graduado pela UNESP Botucatu. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo e atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ – Departamento de Educação Ambiental da SVMA
Abílio Ferreira
Integrou o grupo Quilombhoje Literatura de 1984 a 1990, tendo também participado de sete dos 45 volumes da antologia anual Cadernos Negros. Autor de ‘’Fogo do olhar’’, ‘’Antes do carnaval’’ e ‘’A Casa de Fayola’’
Especialista em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela UNIFESP. Está entre as pessoas que fundaram e que coordenam, desde setembro de 2020, o Instituto Tebas de Educação e Cultura.
Cerise Goldman Batistic
Arquiteta e Urbanista com especialização em Direito Urbanístico e em Direito Registrário pela PUC Minas. Em 2023 passou a integrar o corpo técnico da UMAPAZ, sendo coordenadora de cursos na Instituição, o que permitiu explorar também sua experiência em artes. Expôs como ceramista na Feira de Artesanato de Embu das Artes, elaborando 18.000 esculturas em Raku para a campanha “Mundo das Formas”.
Marilene de Oliveira Santana
Formada na área da beleza e estética. Vem atuando há 19 anos no Studio de Beleza Afro como Ceo e coordenadora pedagógica. Incorporou o Projeto Portal dos boldos que trabalha diretamente com resgate da auto estima e cultural da mulher negra
Welton Santos
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UNISANTOS. É especialista em Paisagem Urbana e Rural pela Universidade de São Paulo. Já lecionou no ETAP, Escola de Tecnologia de Arquitetura de Portugal.
Cassia Regina Mariano
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente, participa do projeto de pesquisa: Urbanismo Baseado em Evidências, apontamentos sobre os polos varejistas de rua a partir de ciência de dados geoespacializados.
Hugo Segawa
Doutor e Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP. Pesquisador do Grupo Paisagem, Cidade e História, dedica-se à docência, pesquisa e orientação de pós-graduação em temas de História da Arquitetura moderna e contemporânea brasileira e internacional, com ênfase no Brasil e América Latina.
Milton Tortella
É pós-graduado em Estudos Brasileiros: Educação, Cultura e Sociedade pela FESP-SP. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Paisagem Urbana, parques urbanos e desenho ambiental urbano.
Sua pesquisa é guiada pela construção coletiva de conhecimento. Atua como diretor criativo e designer multimídia no Laboratório de Criação, além de ser co-coordenador do Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH) e co-gestor do Ato Arte Coletivo.
Antonio Peticov
Peticov trabalha com pintura, desenho, gravura, escultura e ilustração, um jovem autodidata, iniciou no mundo das artes aos 12 anos. Em 1989, o pintor apresentou o ‘’Projeto Natura - Rio Pinheiros’’ na 20 ° Bienal Internacional de São Paulo. Três anos depois, em 1992, ele desenvolveu o ‘’Projeto Bosque Natura’’ para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, em 1992.
Gal Oppido
É formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo. É artista visual, fotógrafo e músico do grupo RUMO. Professor de design e de linguagem visual na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e professor de Linguagem fotográfica no MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Mauro Calliari
Administrador de empresas pela FGV e doutor em urbanismo pela Fau USP, é colunista da Folha e autor do livro "Espaço Público e Urbanidade em São Paulo". Mauro é pesquisador e ativista pela caminhabilidade e pela melhoria da relação entre as pessoas e a cidade.
Patricia O´Reilly
Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade de Belas Artes, mestre em Arquitetura e Urbanismo Ambiental e Energia pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona. Membro fundadora da Sustainable Reference, empresa Iberoamericana de difusão, consultoria e estudos arquitetônicos sustentáveis
Seu trabalho alia qualidade de vida, tecnologia e saudabilidade com uma nova atitude projetual para o crescimento sustentável da cadeia produtiva da construção.
Ana Tagliari
Arquiteta formada pela Universidade Mackenzie. É docente da Unicamp e realiza investigações sobre circulação e percurso em arquitetura. É autora dos livros "Vilanova Artigas’’, ‘’Projetos residenciais não construídos" e "Frank Lloyd Wright. Princípio, Espaço e Forma na Arquitetura Residencial".
Wilson Florio
Arquiteto, formado em 1986 pela Faculdade de Arquitetura Mackenzie. Concluiu Doutorado pela Universidade de São Paulo em 2005. Atualmente é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. Os temas de suas pesquisas sobre arquitetura moderna e contemporânea são processo de projeto, criatividade, meios de expressão e fabricação digital.
Daniel Caballero
Artista visual e pesquisador de São Paulo. Sua relação pessoal com a cidade é o campo de experimentação onde atua como observador ativo.
É idealizador do projeto Cerrado Infinito, uma recriação da paisagem vegetal originária da cidade de São Paulo, e que ocupa uma praça pública desde 2015, promovendo ações descolonizadoras com a participação de outros artistas e pesquisadores, subvertendo o olhar urbano para o campestre.
Raul Pereira
Sócio-diretor do RPAA, Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Desenvolveu cerca de 1000 projetos, tendo como diretrizes fundamentais o trabalho interdisciplinar e a utilização de sistemas que procuram a otimização e o equilíbrio de nossos ecossistemas e ambientes urbanos, associados a novas tecnologias e processos construtivos de baixo impacto de energia.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Interessados nos temas a serem abordados.
Vagas: 100.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Necessidade de inscrição: Sim.
Observações: 21, 22 e 23 de Janeiro de 2025 - das 9h às 17h; 24 de Janeiro de 2025 - das 9h às 18h
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk