
• Online
Oficina de Introdução ao Diálogo
Data: 12/03/2025 a 19/03/2025. Quartas-feiras, Sextas-feiras.
Horário: 09:30 às 12:30.
Descrição
O Diálogo é um método que proporciona a reflexão acerca dos múltiplos aspectos intrínsecos da experiência humana como: valores mais intimamente arraigados; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões de nossos processos de pensamento; a função da memória; a importância dos mitos culturais herdados; e, por fim, a maneira segundo a qual nossa neurofisiologia estrutura a experiência do aqui-e-agora. (BOHM, 2005). Dessa forma, trata-se se uma metodologia que propõe uma postura dialógica perante o mundo, e mostra-se como uma alternativa para ampliar a percepção e a compreensão dos problemas socioambientais e a busca de alternativas para a paz. A Oficina de Introdução ao Diálogo visa apresentar a metodologia do Diálogo na visão de David Bohm (1917- 1992), físico quântico norte-americano, abordando os principais conceitos que sustentam a sua prática, através de exposição e vivências. Composta por três encontros, esta Oficina é um pré- requisito para participar do Grupo Experimental de Diálogo e do Círculo de Estudos de Diálogo, atividades que ocorrem de forma permanente, a cada semestre.
Objetivo
Possibilitar às pessoas interessadas, uma apreensão inicial sobre o diálogo proposto por David Bohm, ao mesmo tempo gerar estímulo para a vivência da prática diálógica em grupo e o aprofundamento deste conhecimento.
Metodologia
Exposição dialogada e vivências.
Bibliografia
BOHM, David. Diálogo: comunicação e redes de convivência (editado por Lee Nichol). Tradução por Humberto Mariotti. São Paulo: Palas Athena, 2005.
Conteúdo programático
· Conceituação
· Diálogo e significado: David Bohm
· Principais objetivos do diálogo
· Atenção, observação e pensamento
· As condições para o diálogo
· Exame e suspensão de pressupostos
· Diálogo e o ouvir: o sentido da escuta
· Diálogo e o compartilhamento de significados
· Estratégias para o diálogo
Coordenação
Mirian Mayumi Okada
Facilitação
Márcia Amélia Moura
Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP/São Paulo/SP, Educadora ambiental, Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e Especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP/UMAPAZ. Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


.jpg)
Sobre
Público: Pessoas interessadas em conhecer e experimentar o diálogo proposto por D. Bohm, a auto-observação, a capacidade de escuta e a compartilhar significados. A Oficina destina-se ao público em geral, com qualquer nível de escolaridade.
Vagas: 40.
Plataforma: Microsoft Teams
Certificado: Receberão certificado os participantes que tiverem frequência de 100% (3 encontros) e obtiverem o Conceito Satisfatório na avaliação da sua participação.
Seleção: Sim.
Haverá seleção de acordo com as respostas fornecidas no preenchimento do formulário de inscrição.
Necessidade de inscrição: Sim.
Datas: 12, 14 e 19/03
Observação para inscrição: Esta atividade constitui a porta de entrada para participar das demais atividades do diálogo proposto. Para que o diálogo possa acontecer, pelo modo virtual, é fundamental a existência de algumas condições como a visualização da imagem do rosto, dos gestos e expressões; a escuta da voz via microfone, as entonações, uma vez que com a intermediação de um computador ou celular, as conexões necessárias para que ocorra um compartilhamento significativo ficam mais complexas. Para todos os encontros será necessário entrar e permanecer até o final, com a câmera aberta e microfone ativo (quando for necessário). Para tanto, cada participante deverá ter as condições necessárias que atendam a essa necessidade. Devido ao número de participantes, só será possível participar com um equipamento (computador, tablet ou celular), não sendo possível uma pessoa ocupar duas janelas com mais de um equipamento.