Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Recursos Paisagísticos T246: Aula Magna com Paulo Sabiá - Paisagismo Sustentável

Palestra • Presencial

Recursos Paisagísticos T246: Aula Magna com Paulo Sabiá - Paisagismo Sustentável

Data: 11/03/2025. Terça-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

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Descrição

Atualmente sob a Coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (EMJ) o Curso Recursos Paisagísticos da Escola Municipal de Jardinagem receberá, em sua Aula Magna da Turma 246, Paulo Sabiá.
O curso - criado em 1994 com a intenção de colocar os alunos em contato com os meios utilizados na elaboração do jardim - tem como pré-requisito a conclusão do Curso Municipal de Jardinagem EMJ.

Objetivo

A  Aula Magna do Curso Recursos Paisagísticos visa recepcionar os alunos através de um contato direto com profissionais da área, instigando a elaboração de uma visão crítica e consciente do Paisagismo como parte importante na vida e na estruturação do meio ambiente.
Esta aula inaugural é também aberta aos demais interessados no tema, com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pela EMJ/UMAPAZ e estimular o contato com os meios, preocupações e recursos envolvidos na criação de jardins e intervenções paisagísticas.

Metodologia

O tema abordado visa aproximar os alunos das ideias centrais do curso, dirigindo seu raciocínio para a pesquisa e produção

Conteúdo programático

1. Café de Boas Vindas
2. Apresentação da equipe EMJ
3. Conversa com... Paulo Sabiá

Coordenação

Helena Quintana Minchin 

Facilitação

Paulo Sabiá

Paulo Sabiá é formado em Engenharia pela USP e é mestre pela mesma instituição. Desanimado com as práticas e cultura do mundo corporativo, decidiu, em 2017, durante o curso de jardinagem da Umapaz, empreender nos setores de paisagismo e floricultura. Uma das coisas que mais o incomodavam no mundo corporativo era o desrespeito ao meio ambiente. Uma vez no setor de flores, percebeu que as práticas adotadas por mais de 95% dos profissionais seguiam a mesma lógica de destruição da natureza e privilégio do lucro. Por isso, decidiu trabalhar na conscientização de seu público, desde o usuário eventual de flores até outros floristas profissionais. Hoje, trabalha com paisagismo sustentável, advogando pela manutenção da biodiversidade, é embaixador da Sustainable Floristry Network no Brasil e ministra workshops e palestras sobre floricultura sustentável, além de ajudar floriculturas a tornarem sua prática mais coerente com o que vendem: flores e belezas naturais.

 

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Alunos e ex-alunos do Curso Recursos Paisagísticos EMJ; interessados no tema.

Vagas: 80.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Necessidade de inscrição: Sim.

Outras observações: Este evento fomenta o acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade da Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental.