Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Recursos Paisagísticos T247: Aula Magna com Ricardo Cardim.

Palestra • Presencial

Recursos Paisagísticos T247: Aula Magna com Ricardo Cardim.

Data: 14/03/2025. Sexta-feira.
Horário: 13:30 às 16:30.

Inscreva-se

Descrição

Atualmente sob a Coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (EMJ) o Curso Recursos Paisagísticos da Escola Municipal de Jardinagem receberá, em sua Aula Magna da Turma 246, Paulo Sabiá.
O curso - criado em 1994 com a intenção de colocar os alunos em contato com os meios utilizados na elaboração do jardim - tem como pré-requisito a conclusão do Curso Municipal de Jardinagem EMJ.

Objetivo

A Aula Magna do Curso Recursos Paisagísticos visa recepcionar os alunos através de um contato direto com profissionais da área, instigando a elaboração de uma visão crítica e consciente do Paisagismo como parte importante na vida e na estruturação do meio ambiente.
Esta aula inaugural é também aberta aos demais interessados no tema, com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pela EMJ/UMAPAZ e estimular o contato com os meios, preocupações e recursos envolvidos na criação de jardins e intervenções paisagísticas.

Metodologia

O tema abordado visa aproximar os alunos das ideias centrais do curso, dirigindo seu raciocínio para a pesquisa e produção.

Conteúdo programático

1. Café de Boas Vindas
2. Apresentação da equipe EMJ
3. Conversa com... Ricardo Cardim

Coordenação

Helena Quintana Minchin

Facilitação

Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico, é diretor da Cardim Arquitetura Paisagística, escritório especializado em grandes projetos e com atuação nacional. Mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo, recebeu em 2021 o Prêmio Muriqui Pessoa Física, uma das principais premiações ambientais do país, cedido pelo RBMA – UNESCO. Criou a “Floresta de Bolso”, técnica para a restauração de florestas nativas no meio urbano e rural. Recebeu em 2010 a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, cedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Em 2013 e 2014 foi colunista ao vivo nos telejornais da Rede Globo São Paulo e de 2011 a 2018 da Rádio Estadão. Foi também curador de exposições no Museu da Casa Brasileira (MCB) e Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) em São Paulo, SP, e participa neste último como membro do Conselho de Meio Ambiente. Publicou em 2018 pela editora Olhares os livros “Remanescentes da Mata Atlântica: as grandes árvores da floresta original e seus vestígios”, finalista do Prêmio Jabuti na Categoria Ciências e em 2022 “Paisagismo Sustentável para o Brasil”, livros estes que integram as bibliotecas de Harvard, MOMA e Stanford, EUA. Também atua como Artista Plástico, e em 2023 expôs tela a óleo na SP-Arte, e no mesmo ano recebeu o prêmio de melhor paisagismo na Casa Cor São Paulo. É membro da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de São Paulo, e em 2024 ministrou palestra sobre meio ambiente para o Conselho da Presidência do Brasil. fonte: www.cardimpaisagismo.com.br 

 

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Alunos e ex-alunos do Curso Recursos Paisagísticos EMJ; interessados no tema.

Vagas: 80.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Necessidade de inscrição: Sim.

Outras observações: Este evento fomenta o acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade da Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental.