Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Retrospectiva 2024: São Paulo avança com projetos urbanos focados no meio ambiente e mobilidade sustentável
Em 2024, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a SP Urbanismo trabalharam em projetos inovadores para integrar mobilidade sustentável, gestão hídrica e planejamento urbano, reforçando as políticas públicas de São Paulo. Com iniciativas como o VLT (Bonde SP) e o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP), a cidade deu passos significativos para qualificar a vida dos paulistanos.
Essas ações, focadas na mobilidade eficiente, redução de distâncias e combate às mudanças climáticas, contribuem para a construção de uma São Paulo mais resiliente e sustentável. Conheça os principais destaques:
VLT (Bonde SP)
Em 2024, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), também conhecido como Bonde SP, foi um dos principais destaques no setor de mobilidade sustentável em São Paulo. O projeto tem o objetivo de melhorar a conectividade da cidade com um transporte eficiente, de baixo impacto ambiental, proporcionando uma alternativa mais saudável ao transporte individual e contribuindo para a redução de congestionamentos.
Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP)
O Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP) avançou em 2024 com o objetivo de otimizar a gestão hídrica da cidade. A iniciativa busca preservar e utilizar de maneira sustentável os recursos hídricos de São Paulo, promovendo a qualidade de vida e a segurança hídrica dos paulistanos. O Plano projeta uma série de ações a serem implementadas ao longo dos próximos 30 anos. Saiba mais.
Soluções urbanas com parques lineares
Os parques urbanos e lineares não são apenas locais para descanso, mas espaços multifuncionais que oferecem uma série de benefícios. Eles representam locais para a prática de atividades físicas, com priorização do caminhar, além de terem a capacidade de mitigar os efeitos das águas das chuvas. As Operações Urbanas Consorciadas Bairros do Tamanduateí (OUCBT) e Água Branca (OUCAB), e a Área de Intervenção Urbana do Setor Central (AIU-SCE) são planos urbanísticos capazes de apresentar soluções ambientais avançadas nesse sentido. Saiba um pouco mais sobre elas:
Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí (Lei 18.079/2024)
Aprovada em 2024, tem como objetivo criar novos parques lineares nas zonas sul e leste da cidade, melhorar o escoamento das águas e mitigar os efeitos das chuvas, beneficiando as famílias próximas ao Córrego Moinho Velho e à foz do Córrego Ipiranga. A iniciativa inclui a ampliação de áreas verdes e de lazer e a implantação de vegetação nas encostas para conter as águas antes que cheguem ao Rio Tamanduateí.
Operação Urbana Consorciada Água Branca (Leis 11.774/1995, 15.893/2013 e 17.561/2021)
Prevê melhorar o meio ambiente na zona oeste de São Paulo, com a instalação de parques lineares ao longo dos cursos d’água e a melhoria da drenagem das chuvas. Já foram canalizados os córregos Água Preta e Sumaré, a canalização do Córrego Água Branca está prevista, além de medidas para reduzir a vazão de águas na rede pública de esgoto e restrições para subsolos em edificações próximas ao Rio Tietê.
Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central (Lei 17.844/2022)
A Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central (Lei 17.844/2022) busca melhorar a qualidade de vida e recuperar a vocação comercial e cultural da região. O plano inclui a ampliação das áreas verdes de lazer, a criação de 118 km de Caminhos Verdes (ruas arborizadas) e a implementação de 24 novas áreas verdes. Essas ações visam transformar o centro em um espaço mais sustentável e agradável.