Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
CARTAS DE SERVIÇOS
A Carta de Serviços à(o) Cidadã(o) reúne um conjunto de informações básicas sobre os serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo.
Prevista na Lei Federal 13.460/2017, art. 7° § 1º A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar o usuário sobre os serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público.
De acordo com o Decreto Municipal 58.426/2018, art. 31 “Todos os órgãos e entidades prestadores de serviço público deverão publicar, em seus sítios eletrônicos na internet, o Quadro Geral de Serviços Públicos, com “link” para acesso às informações relativas aos seus serviços, na Carta de Serviços ao Cidadão”
Nos Canais de Atendimento do Portal SP156 é possível acessar as Cartas de Serviços, realizar agendamentos, solicitações, acompanhar o andamento das solicitações e ainda realizar manifestações sobre os serviços. Tudo isso de maneira integrada via:
- Portal SP156
- ChatSP156 (WhatsApp): (11) 3230-5156
- Aplicativo SP156
- Central de Atendimento Telefônico SP156: Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156 (somente para telefones fixos, celulares DDD 11 e celulares de outros Estados, com a função roaming ativada). Se você está em município dentro da Grande São Paulo, ligue 0800-011-0156 (somente para telefones fixos e celulares DDD 11).
- Descomplica SP
Lista de Serviços
Conheça os Serviços oferecidos pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, presentes na Carta de Serviços do Portal de Atendimento SP156
Ouvidoria Geral do Município
- Reclamação
É a forma que o cidadão ou a cidadã têm de se manifestar à Ouvidoria Geral do Município, para que a mesma atue em sua defesa individual e coletivamente, junto aos órgãos prestadores de serviço na Prefeitura, solicitando providências quanto ao serviço reclamado
- Elogio
É a forma que o cidadão ou cidadã têm de se manifestar à Ouvidoria Geral do Município para elogiar ações da Administração Pública, serviços prestados ou agentes públicos no exercício da sua função, incentivando assim, cada vez mais, a busca pela melhora da prestação de serviços públicos na cidade de São Paulo
- Sugestão
É a forma que o cidadão ou a cidadã têm de se manifestar à Ouvidoria Geral do Município para sugerir ações que possam melhorar a Administração Pública assim como a prestação de serviço público.
- Solicitação
É a forma que o cidadão ou a cidadã têm de se manifestar à Ouvidoria Geral do Município para solicitar o atendimento a serviços que não estejam disponibilizados nos canais oficiais de atendimento da Prefeitura de São Paulo. Nesses casos, a Ouvidoria atuará como um canal de comunicação entre a pessoa solicitante e o órgão responsável.
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
- Animais Silvestres
Denúncia de criação inadequada e/ou manutenção em cativeiro de animais silvestres
Filhotes de animais silvestres
Animais silvestres – Agendar entrega voluntária
Animais silvestres feridos – Solicitar atendimento veterinário
- Árvore
Entregar mudas de árvores para cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental - TCA
Fornecimento de mudas de árvores ao cidadão - Viveiro Manequinho Lopes
Solicitar plantio de árvores em passeio público ou calçada
Denunciar poda ou remoção não autorizada
Árvore em área interna - Comunicar poda à Prefeitura
Árvore em área interna – Solicitar autorização para remoção de árvore com apresentação de laudo
- Água Subterrânea/Curso d'Água
Denúncia de retirada e uso de água subterrânea sem autorização
- Àreas Contaminadas
Vistas de processos Grupo Técnico de Áreas Contaminadas (GTAC)
Pedido de esclarecimento sobre áreas contaminadas no município de São Paulo
- Certidão Ambiental
Certidão negativa referente a denúncias ambientais
- Educação Ambiental
Informações sobre Participar dos cursos e atividades da UMAPAZ
- Identificação Botânica
Entrega de amostras para Identificação Botânica
- Inspeção Veicular
Pedido de informações sobre multas por não ter realizado inspeção veicular
Pedido de número de certificado de aprovação em inspeção veicular.
Devolução de taxa de Inspeção Veicular
- Licenciamento Ambiental
Licenciamento de subestações de energia elética e linhas de transmissão
Licenciamento ambiental a empreendimentos geradores de impacto local
Análise de pedidos de manejo arbóreo para construção de edificação nova ou reforma . (Termo de compensação ambiental)
Análise de pedidos para intervenções em áreas de proteção permanente (APP) com ou sem manejo arbóreo. (Termo de compensação ambiental)
- Licenciamento Industrial
Licença ambiental industrial prévia, de Instalação e de operação concomitantes (LAP-LAI)
Licença ambiental industrial prévia, de instalação e de operação concomitantes (LAP-LAI-LAO)
Alterar dados cadastrados em licença ambiental industrial já emitida
Licenciamento Ambiental - Licença ambiental industrial de operação - LAO
Regularização de empreendimento/atividade industrial
Informações sobre Renovação da Licença Ambiental de Operação
Solicitar Certificado de Dispensa de Licença Ambiental Industrial
- Multa Ambiental
Enviar documentos e/ou alterações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)
Solicitar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)serviços
Emissão da 2º via do auto de multa retificada devido cumprimento de TAC
2º via para pagamento de auto de multa ambiental vencido
- Ocupação Irregular
Denúncia de ocupação irregular de área verde localizada em área privada dentro do município
- Parques
Parques – Reclamar de má conduta de funcionários (as)
Parques – Denunciar uso inadequado
Parques – Reclamar sobre manutenção e limpeza
Parques Naturais Municipais Agendar Visita - Bolsas e Programas de Qualificação
Parques - Programa Operação Trabalho - Parques
- Planetário
Planetário do parque ibirapuera – agendar visita
- Poluição e Ar
Denunciar cheiro forte causando incômodo
Poluição do ar - Denunciar fumaça, fuligem, poeira e outras partículas
- Rios e Córregos
Denúncia de represamento ou aterramento de rio ou córrego
Denúncia de despejo irregular de esgoto ou outros poluentes de águas dentro dos limites do município
- Serviços - Sacolinhas Plásticas
Denúncia de distribuição de sacolas plásticas irregulares
- Trânsito e Transporte - Carga
Credenciamento de empresa de atendimento a emergência
Análise de Plano de Atendimento a Emergência no Transporte de Produtos Perigosos
- Trânsito e Transporte - Carro Híbrido, Hidrogênio e Elétrico
Solicitar devolução de quota-parte do IPVA de carro híbrido, hidrogênio e elétrico
Equipamentos Públicos
- Lista de Parques - Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
- Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) - Atendimento Veterinário
- Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) - Resgate e Cuidados com o Filhote
- Viveiro - Divisão de Produção e Herbário Municipal