
Curso • Presencial
Águas do Ribeirão Tatuapé e o Parque do Piqueri
Data: 11/09/2025 a 25/09/2025. Quinta-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.
Descrição
O nome Piqueri faz menção à tribo indígena que habitava a área localizada na confluência do Ribeirão Tatuapé e do Rio Grande, atual Rio Tietê. Em tupi antigo “Piqueri” significa “rios dos peixes miúdos”. A antiga Chácara do Piqueri, que deu origem ao Parque, foi implantada em 1927 pelo conde Francisco Matarazzo. Situada junto à foz do ribeirão do Tatuapé, constituía-se de uma casa sede, pomar, granja, área para criação de diversos animais como búfalos, lhamas e veados, além de uma fábrica de queijos e uma área destinada às Indústrias Matarazzo. O curso teórico-prático Águas do Ribeirão Tatuapé e o Parque do Piqueri abordará assuntos relacionados a história do bairro, seus cursos d’água e a biodiversidade existente no local com inclusão de visita monitorada dentro do parque na tentativa de vivenciar aspectos relacionados ao Rio Tietê, seus afluentes e nascentes, as áreas de inundação e o lago existente no referido parque.
Objetivo
Pensar sobre a importância da conservação, manutenção e ampliação de sistemas de áreas verdes e a relação com nascentes, lagos e rios dentro do Município de São Paulo, tendo como objeto de estudo o Parque do Piqueri, o Ribeirão Tatuapé e sua relação com o Rio Tietê.
Metodologia
O curso possui um diferencial pelo seu aspecto teórico e prático. Além dos conteúdos serem trabalhados de maneira a construir um diálogo contínuo entre professores e público participante, dentro da perspectiva do diálogo enquanto instrumento pedagógico que permite a leitura crítica da realidade (Freire, 2003). Os participantes do curso terão oportunidade de vivenciar uma aula prática, dentro do Parque do Piqueri, onde será realizada trilha interpretativa, onde se contará a história do bairro, do parque, do Ribeirão Tatuapé e o Rio Tietê.
Bibliografia
BRAGA, B. PORTO, M. TUCCI, C. E. M. “Monitoramento de quantidade e qualidade das águas”, In ÁGUAS DOCES NO BRASIL: CAPITAL ECOLÓGICO, USO E CONSERVAÇÃO. São Paulo, Escrituras, 2006, PP. 145-60. BONAFÉ, M. A BACIA HIDROGRÁFICA DO PIRAJUÇARA. Disponível clicando aqui. Acesso em: 20. mar. 2023.
JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. in: CAVALCANTI, c. (org.). meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1997. PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento_urbano/legislacao/ plano_diretor/index.php. Acesso em: 14.mar.2023.
Conteúdo programático
1ª aula - Aspectos históricos e ambientais do Ribeirão Tatuapé, sua relação com o Rio Tietê e com o Parque do Piqueri – 3 horas
2ª aula - Visita técnica monitorada com uso de ficha técnica elaborada, para observação e registro até o lago e as trilhas do Parque do Piqueri – 3 horas
3ª aula - Parques na cidade e a infraestrutura verde como forma de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e dinâmica de grupo para dialogar sobre a visita monitorada – 3 horas
Coordenação
Miriam Helena Bueno Falótico
Facilitação
Miriam Helena Bueno Falotico
Bióloga pela UNESP; Pedagoga pela UFSCar; Doutora em Ciências pela USP. Analista em Meio Ambiente na DFEPAZ/UMAPAZ .
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Servidores públicos; estudantes; educadores; conselheiros de meio ambiente; administradores de parque; lideranças locais; público em geral. Curso validado para servidores publicos municipais. Validação numero: 213/2023. Acesse as carreiras contempladas.
Vagas: 100.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Certificado: 100% de frequência
Parceria: DGPABI.
Necessidade de inscrição: Sim.
Observações sobre os dias da semana e horários: 11/09, 18/09 e 25/09.