Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 27 de Maio de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Áreas de Proteção Ambiental fortalecem ecossistemas e recursos naturais

Preservação da fauna, flora e mananciais impulsiona qualidade de vida e sustentabilidade

Vista aérea da Represa Billings, na zona sul de São Paulo, com destaque para áreas de mata nativa, ocupações residenciais e a ponte da Rodovia dos Imigrantes ao fundo. A região abriga importantes fragmentos de Mata Atlântica e é fundamental para o abastecimento de água e a regulação climática da cidade.

Foto: Joca Duarte/ Acervo SVMA

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, administra duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), a do Bororé-Colônia e Capivari-Monos,  além de Áreas de Preservação de Mananciais (APRMs) nas represas Billings e Guarapiranga. Essas APAs são Unidades de Conservação (UCs) protegidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Seu principal objetivo é preservar os processos naturais e a biodiversidade, orientando o desenvolvimento sustentável. Além disso, desempenham um papel fundamental na manutenção do patrimônio natural e da diversidade da fauna e da flora.

O Sistema Nacional divide as Unidades de Conservação em dois grupos, levando em consideração a forma de proteção e uso permitido. No grupo “Proteção Ambiental”, permite apenas o uso indireto de seus recursos naturais, já no de “Uso Sustentável”, concilia a conservação ambiental com a utilização sustentável. Entre elas, destacamos as Unidades de Conservação Municipais, Áreas de Proteção Ambiental, Parques Naturais Municipais, Reservas Particulares do Patrimônio Natural e Refúgios de Vida Silvestre, como o RVS Anhanguera.

As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) são Unidades de Conservação de Uso Sustentável, que possuem atributos abióticos, bióticos, estéticos e culturais essenciais para manter a qualidade de vida e o bem-estar da população.

A fauna é bastante presente nessas APAs. Só no Bororé-Colônia, há várias espécies terrestres e aquáticas, entre vertebrados e invertebrados, com destaque para: bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), gambá (Didelphis aurita), sapo-cururu (Rhinella icterica), caranguejo-de-água-doce (Trichodactylus fluviatilis), entre outras. Para saber mais, acesse o link.

Já na APA Capivari-Monos, foram registradas 500 espécies, sendo 400 vertebrados. Entre os destaques estão o maior primata do Brasil, o mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides), a anta (Tapirus terrestris), o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e a maria-leque-do-sudeste (Onychorhynchus swainsoni), uma ave encontrada em poucas áreas da Mata Atlântica. Para mais informações, acesse.

A vegetação na APA Bororé-Colônia é predominantemente de Mata Atlântica, sendo um importante abrigo para espécies nativas. A grande presença de cachoeiras contribui para a formação de um ecossistema aquático rico, favorecendo o desenvolvimento de uma flora adaptada a ambientes úmidos e sombreados.

Além disso, as APAs são essenciais para a proteção dos recursos hídricos, sendo responsáveis pela alimentação da Represa Billings, um dos principais mananciais de São Paulo. Também desempenham um papel fundamental na conservação do solo e na manutenção da qualidade da água.

Na APA Capivari-Monos, a vegetação pertence ao Domínio Fitogeográfico da Mata Atlântica, destacando-se os remanescentes da Floresta Ombrófila Densa, representada por matas nebulares, de planalto e de encosta. Além disso, abriga diferentes formações vegetais, como campos naturais, várzeas e áreas modificadas pelo uso do solo. Somente no Capivari-Monos já foram registradas 700 espécies vegetais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a palmeira-juçara (Euterpe edulis), o jaborandi (Piper lanceolatum) e o cedro-do-brejo (Cedrela odorata).

   A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro  A imagem mostra o ícone das ODS 14 “vida na água”, representada por um ícone azul, com o desenho de duas ondas e um peixe O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

   logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social. ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

   

collections
Galeria de imagens