Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

"Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Simone Batata, Renata Dallari, Chris Belfort e CA10"

Roda de Conversa • Presencial

"Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Simone Batata, Renata Dallari, Chris Belfort e CA10"

Data: 17/05/2025. Sábado.
Horário: 10:00 às 13:00.

Inscreva-se

Descrição

Neste delicioso encontro receberemos Simone Batata, Renata Dallari, Chris Belfort e CA10 - ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado - para que apresentem seus trabalhos expostos na Mostra UMAPAZ.

Um momento de confraternização e compartilhamento de saberes & sabores!

Iniciado com um Café de Boas-Vindas Comunitário - composto por contribuições voluntárias dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas) - seguido de um bate papo descontraído com os artistas, com mediação da Arq. Helena Quintana Minchin!

Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental.

Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos participantes.

Objetivo

Da Inspiração à Exposição" é um projeto criado e coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin - e visa reunir os artistas convidados para a Mostra UMAPAZ para que possam compartilhar suas experiências através de um bate papo criativo e interativo.

E, desta forma, promover o convívio social através da Arte, estando alinhado com os propósitos da UMAPAZ - espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...).
Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas.

Metodologia

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.

Não há qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.

Ao término das exposições... um encontro para um bate papo criativo e interativo com os participantes da Mostra UMAPAZ - momento de troca de experiências e contato direto com os artistas.

A desmontagem das exposições ocorre ao final deste encontro, com a participação dos presentes, coordenados pelos artistas.

Conteúdo programático

1. Café de Boas-Vindas Comunitário
2. Visita Monitorada às Exposições: "RECIPANO: Tecendo Elementos", "Metamorfose", "Paisagens Externas e Paisagens Internas" e "Engenharia da Imagem".
3. Bate papo com os artistas da Mostra UMAPAZ: Simone Batata, Renata Dallari, Chris Belfort e CA10.
4. Desmontagem das Exposições.

Coordenação

Helena Quintana Minchin 

Facilitação

Simone Batata

Simone de Lucca Rosin, conhecida artisticamente como Simone Batata, é artista brasileira residente em São Paulo. Desde 1987, atua na área de caracterização para cinema, encantada pela mágica possibilidade da transformação. Artista inquieta, expandiu sua criatividade para várias expressões artísticas, uma delas foi a costura, dando vida a tecidos que se tornaram roupas únicas. Movida pelo desejo contínuo de transformação e sustentabilidade, encontrou na reutilização de retalhos uma nova forma de arte, ressignificando sobras e renovando histórias por meio do seu trabalho. Fonte: Simone Batata.

 

Renata Dallari

Renata Dallari nasceu em São Paulo, em 1996, cidade onde vive e trabalha atualmente. É Artista Plástica e vem conciliando a produção artística com os projetos e ilustrações para estamparia têxtil. Frequentou o ateliê de gravura Graphias, sob orientação de Salete Mulin, produzindo serigrafias. Morou no exterior, onde estudou fotografia de retratos, na Miami Advertising School. De volta ao Brasil, frequentou o ateliê do ilustrador Wagner Zuri, aperfeiçoando as técnicas de pintura mista e participou de Residência Artística no Festival da Serrinha em 2014. Com uma pausa para se dedicar a projetos pessoais, em 2023 retomou as artes plásticas e buscou orientação com Salete Mulin (Casa da Gravura), com a artista visual Jana Joana e o artista plástico Vitché. Participou de exposições coletivas e vem se desenvolvendo de forma autoral, explorando o universo da natureza, sem se preocupar com as formas, representado por um gestual forte intuitivo e muito colorido. Acredita que a arte é um propósito, e que pode inspirar e conectar as pessoas estimulando o imaginário. Fonte: Renata Dallari.

 

Chris Belfort

Artista Plástica, Arte Educadora e de sustentabilidade, Designer Têxtil e Moda, Coordenadora de projetos e eventos. Pós-Graduação – Ecologia Arte e Sustentabilidade - UNESP - Bacharel- Desenho e Artes Plásticas pela Faculdade de Ciências e Letras de Tatuí. Docente e proponente de programas curriculares na UMAPAZ- Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz - Secretaria do Verde e Meio Ambiente de SP -2006 a 2012 e no Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu- "Sustentabilidade em educação: Gestão Socioambiental dos Processos Pedagógicos” - Instituto ATITUDE- Florianópolis 2009/2010 - Coordenadora do Projeto Fala Sampa em 2014 e 2015. Fonte: Chris Belfort. 

 

CA10

André CA10 é um artista por natureza, formado em Arts um Communications Arts, com especialização em Jornalismo e Cinema, com bolsa de estudos na Califórnia, USA - Califórnia Baptist University. Em seu histórico dentre outros, trabalhou como produtor na Discovery Channel - USA, co-produção, produção e direção de curtas metragens variados, co-criacao e produção de exposições de artes plásticas. Escritor em Jornais e Revistas internacionais, treinamento de atores e outros.., Brasileiro, natural do Rio de Janeiro, teve o privilégio de passar 25 anos fora do Brasil viajando pelos 5 continentes, sempre trabalhando em aumentar seu grau de percepção artístico. experimentando a vida em inúmeras culturas diferentes, amante da inovação e de fazer o que ainda não foi feito… Fonte: CA10 / Luciana Aguiar, produtora.

 

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto), MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (UNIFESP / UMAPAZ). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Marmelo, Café, Pão, Banana etc), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo Mostra UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: 60.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Necessidade de inscrição: Sim.