Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Arte e Natureza: Ateliê UMAPAZ

• Permanente

Arte e Natureza: Ateliê UMAPAZ

Data: 06/03/2025 a 27/11/2025. Quinta-feira.
Horário: 09:00 às 11:30.

Inscreva-se

 

Descrição:

O ateliê de Arte consiste em aulas práticas onde exercitamos a expressão criativa em linguagens artísticas intercaladas com aulas teóricas sobre história e conceitos da arte em exposições dialogadas.


Nas aulas práticas, em sala de aula e também ao ar livre – no Viveiro Manequinho Lopes e Parque Ibirapuera – desenvolvemos do desenho à aquarela. Já nas aulas expositivas e rodas de conversa, adentramos na História da Arte e em teorias da Sintaxe Visual. Em especial, é abordada a arte que se conecta aos elementos e fenômenos da Natureza: “Land Art”, “Environmental Art” e Arte Ecológica.

Agregar às aulas práticas a leitura e debate de obras e artistas em exposições dialogadas possibilita ampliar o repertório imagético, técnicas e sensibilidades. O ateliê é o ponto de encontro para quem escolhe a arte como percurso de (auto)conhecimento, realização e cooperação.

A periodicidade é semanal a fim de propiciar a construção e imersão neste percurso de uma arte que se conecta à natureza, que una participantes, obras e nossas reflexões.

Sabemos que desde a arte rupestre até a arte contemporânea que hoje vemos nas fachadas de edifícios, as obras trazem à tona questões do lugar/meio e também do indivíduo. Sobretudo, a arte pode conectar experiências e nos entrelaça em afinidades afetivas.

 

Objetivo

Valorizar habilidades da expressão, de leitura e interpretação artísticas. Promover a atenção plena e a fruição estética como sentimento que nos une. Conectar poéticas entre os participantes e Movimentos Artísticos Históricos.

Metodologia

O Ateliê de Arte adota a metodologia triangular de Ana Mae Barbosa: o fazer artístico, leitura e reflexão e a apreciação estética, que no Ateliê ocorre através das obras de arte e elementos da natureza em meio ao Viveiro e Parque.

Bibliografia

Conteúdo programático


A Prática:
- Desenho: observação, memória e criação. Cadernos-de-artista.
-Do croqui ao desenho de representação. Tipos de registros
- Iniciação à Perspectiva.
- Técnicas mistas com colagem e sobreposição.
- Aquarela e técnicas de aguadas. Técnicas mistas com aquarela.

A Nutrição estética (expositiva e dialogada):
- Sintaxe visual: estruturação da imagem (introdução).
- História da Arte (introdução).
1º semestre: A representação da paisagem e o advento da fotografia séc XIX.
2º semestre: Impressões e expressões: cor e luz materializadas. A pintura se reinventa.
 

A Vivência:

Trilhas de sensibilização aos elementos e fenômenos da natureza no Viveiro Manequinho Lopes e Parque Ibirapuera com dinâmicas de integração.

Arte e Natureza: Ateliê UMAPAZ iniciou-se em 2019 como “Ateliê Livre de Artes da

UMAPAZ”, já com aulas semanais. Seguiu on-line durante pandemia (link abaixo) e retornou presencial unindo: prática, história, exposições e inovação no percurso. A cada ano os conteúdos e dinâmicas se renovam: nossa poesia se enraíza!

 

 

Assista mais vídeos sobre o ateliê aqui!

Coordenação

Cristiana Bernardi Isaac

Facilitação

Cristiana Bernardi Isaac

Arquiteta e urbanista. Artista plástica. Graduação em Arquitetura e em Educação Artística (FAAP). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), linha de pesquisa: Arte e Paisagem. Expôs xilogravuras, esculturas e monotipias no SESC, Centro Maria Antônia, FAAP, outros. Lecionou em Graduações. É Servidora Municipal efetiva desde 2012. Atua na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz desde 2017 tendo introduzido os cursos e atividades do Eixo Arte e Ecologia: “Apreciação Estética: Arte e Natureza”, “Ateliê de Arte”, “Universos da Cor”, Oficinas, Exposições Anuais na interface Arte / Natureza / Paisagem.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados em geral.

Dias: 06/03/2025 a 27/11/2025
Vagas: 25.
Dias:  Quintas-feira. 

Horário: 9h00 às 11h30.

Local: UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Jd. Luzitânia- Parque Ibirapuera.

Pedestres: Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera.

Certificado: Terá direito a certificado quem tiver, no mínimo, 75% de presença no Curso.

Após duas faltas sem justificativa abre-se vaga para inscritos em espera.

*Materiais e Bibliografias serão indicados nas aulas. 

Observação: Trazer seu copo, xícara / copo café ou chá. Garrafinha de água.

 

Inscreva-se