• Presencial
Círculo Aberto de Danças Circulares 1º semestre
Data: 05/02/2025 a 26/06/2025. Quarta-feira.
Horário: 09:30 às 11:00.
Roda aberta de Dança Circular que faz parte da programação permanente da UMAPAZ. No ano de 2025 o tema é CUIDAR DO JARDIM. A Dança Circular tem como objetivo resgatar passos tradicionais dos povos, somados aos passos trazidos pela contemporaneidade buscando reconectar os indivíduos com eles mesmos, com os outros e com o meio ambiente.
Na UMAPAZ a Dança Circular integra o Programa de Metodologias Integrativas da Formação, sendo instrumento de Educação Ambiental e trabalhando os valores da Cultura de Paz. Trabalha a convivência harmoniosa, atenção plena no presente, percepção corporal, cooperação, respeito, diversidade, acolhimento, além de sensibilizar para as questões socioambientais.
Objetivo
A Dança Circular na UMAPAZ tem como objetivo propiciar um espaço de vivência grupal com danças, sensibilizando e estimulando as pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica de forma ativa, cooperativa, reflexiva, acolhedora, inclusiva, prazerosa, simples e alegre.
Metodologia
Integrativa, ativa e reflexiva com vivência de Danças Circulares, Meditação em Movimento e exposição dialogada.
Conteúdo programático
CUIDAR DO JARDIM
por Estela Gomes
O tema de 2025 é CUIDAR DO JARDIM. No ano passado o tema GERMINAR O NOVO foi convite para abrir espaço para outras formas de semear e deixar brotar pensamentos, sentimentos e nossas ações no mundo. Foi um ano para escutarmos a voz interior da intuição, movermos sonhos esquecidos e postergados, redescobrirmos desejos, inventarmos novas formas de recriar o mundo interno e expressar no externo o nosso melhor a cada dia.
Também foi tempo para construirmos uma forma colaborativa de manter a roda aberta pulsando no ritmo semanal tão delicioso na casa UMAPAZ junto às colaboradoras voluntárias que fazem parte do Grupo de Estudos de Dança Circular desta casa a partir da aposentadoria de Estela Gomes que criou e desenvolveu este trabalho por 19 anos e agora segue como colaboradora voluntária.
CUIDAR DO JARDIM vem nos convidar ao cuidado amoroso e constante que podemos realizar quando queremos manter algo vivo. Nosso grupo é nosso jardim, que plantamos, regamos e florescemos a cada encontro onde nos damos as mãos para dançarmos juntas e juntos.
Rubem Alves diz:
Todo jardim começa com um sonho de amor.
Antes que qualquer árvore seja plantada
ou qualquer lago seja construído,
é preciso que as árvores e os lagos
tenham nascido dentro da alma.
Quem não tem jardins por dentro,
não planta jardins por fora
e nem passeia por eles...
Como Rubem Alves nos inspira, nossa roda aberta começa com um sonho de amor. Um sonho de conexão entre pessoas que amam a vida neste planeta, que por meio das Danças Circulares Sagradas sentem-se participando da vida, estando consigo mesmas, com os outros, com a humanidade e com todo o Universo de uma forma colaborativa, harmoniosa, poética e amorosa. Pessoas que dão as mãos e sentem seu coração pulsando junto com o coração da Terra. Que se inspiram nas árvores e suas sementes, na terra, na água, no fogo, no ar e no espaço para recriarem seus movimentos e gestos nascendo e renascendo a cada instante. Pessoas que querem cultivar o respeito, a diversidade, a escuta e a gentileza. Pessoas que querem aprender e ampliar sua relação com a própria natureza que são.
Tendo em nós a confiança no jardim que brota a cada encontro do grupo, cabe a cada uma e cada um o cuidado. Tudo o que vive precisa de cuidado para seguir existindo: uma planta, um animal, uma criança, um projeto...
Leonardo Boff nos lembra que cuidar é mais que um ato, é uma atitude de preocupação, de responsabilidade e de envolvimento afetivo com o outro. As pessoas, não possuem somente corpo e mente, são seres espirituais. Assim, devemos valorizar esse lado espiritual através do sentimento e do cuidado com o nosso planeta.
Cuidado exige coração e movimento. No círculo da Dança Circular somos convidadas/os a dançar o encontro, a presença e a cooperação. Através de cada passo contribuímos com nossa energia para fazer a roda girar. Assim como uma planta no jardim do grupo esperamos que seja como um jardim sem portões. Um desses jardins onde qualquer uma/um pode entrar e onde tudo o que é bom e belo não é de ninguém. Não é de ninguém sozinho, pra poder ser então de todo mundo. (BRANDÃO, O jardim de todos).
Que possamos fazer a parte que nos cabe contribuindo para o todo, cuidando com o coração aberto e mãos amorosas. Passos firmes e movimentos significativos. Que venha mais um ano de conexão com a natureza, com os valores da cultura de paz, muito aprendizado, harmonia e alegria!
Seja bem-vinda e bem-vindo para CUIDAR DO JARDIM!]
Bibliografia
BRANDÃO, C.R. O jardim de todos.
Disponível em https://apartilhadavida.com.br/wp-content/uploads/escritos/ARTE/POESIA%20-%20%20LIVROS/O%20JARDIM%20DE%20TODOS%20-%20rosa%20dos%20ventos.pdf
GÓIS, C.W.L. Saúde Comunitária – pensar e fazer. Aderaldo & Rothschild Editores Ltda. São Paulo, 2007.
https://www.revistaecosdapaz.com/todo-jardim-comeca-com-uma-historia-de-amor-rubem-alves/
GOMES, Estela M.G.P. Danças Circulares como metodologia integrativa in Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ, SVMA/UMAPAZ, 2012, p.181-190, disponível em
__________. Dança Circular em centros na UMAPAZ. E-book, São Paulo, 2023. Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/umapaz/Ebooks/ebook_DC_versao_08.pdf
KLOKE, N. Dançar para reconectar – uma introdução ao Método Harmony. Academy for Movement & Awareness. Tradução de Universo Traduções. São Paulo: Vox Gráfica, 2021.
RAMOS, R. (Org.) Danças Circulares Sagradas: Uma Proposta de Educação e Cura. São Paulo,
TRIOM Editora, 2002.
WOSIEN, B. Dança: Um Caminho para a Totalidade. São Paulo, TRIOM Editora, 2006.
Coordenação
Débora Pontalti Marcondes
Facilitação
Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Fonoaudióloga e Focalizadora de Danças Circulares. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Aposentada do serviço público municipal após 34 anos de atuação nas áreas de saúde e educação ambiental.
Angelina Eberlein
Professora de Educação Infantil aposentada. Focalizadora de Dança Circular Sagrada, parceira e focalizadora voluntária na roda aberta e cursos Primeiros Passos da UMAPAZ desde 2011. Integrante do Grupo de Estudos de Dança Circular da UMAPAZ.
Eva Ferri
Fonoaudióloga aposentada. Focalizadora de Dança Circular Sagrada no Parque Severo Gomes e no Parque Ibirapuera. Focalizadora voluntária na roda aberta da UMAPAZ. Integrante do Grupo de Estudos de Dança Circular da UMAPAZ.
Maria Lúcia Pereira de Souza
Pedagoga, com pós-graduação em Psicopedagogia, aposentada na Rede Pública onde atuou como professora, coordenadora pedagógica e vice-diretora. Aluna do curso de pós-graduação em Neurociência, Espiritualidade e Psicologia Positiva da Unipaz de Goiás. Focalizadora de Danças Circulares Sagradas desde 2005, com formação e aprofundamento com Renata Ramos e Cristiana Menezes, além de diversos workshops com focalizadores nacionais e internacionais e cursos da UMAPAZ. Voluntária da Roda do Parque do Ibirapuera de 2012 a 2018 e da Roda aberta da UMAPAZ de 2015 a 2018. Moradora de Gonçalves - MG, atuando como focalizadora de Danças Circulares pelo Centro de Convivência Gonçalves em Rede, desde 2022 e integrante do Grupo de Estudos de Dança Circular da UMAPAZ desde 2015.
Marilene Andrade Laluna
Professora do Ensino Fundamental I aposentada. Focalizadora de Dança Circular Sagrada pela UMAPAZ com Estela Gomes, Teoria e Prática no Ensino das Danças Circulares com Cristiana Menezes, participa de diversos workshops nacionais e internacionais. Atua com Focalizadora voluntária na Funsai (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga) desde 2013 e no Parque da Aclimação desde 2023. Integrante do Grupo de Estudos da UMAPAZ, focaliza de forma eventual/voluntária.
Patricia Resende Lilla
Publicitária graduada pela Faculdade Cásper Líbero, se encantou pelas Danças Circulares quando no Parque Ibirapuera e em seguida no Trianon, deu as mãos numa roda e dançou. Focalizadora de Dança Circular Sagrada, fez formação com Renata Ramos, Estela Gomes na UMAPAZ, cursos com Cristiana Menezes, Danças dos Florais de Bach com Estela Gomes e Estela Guidi e outros cursos com vários focalizadores brasileiros e internacionais. Focaliza desde 2018. No início de 2024 começou a focalizar quinzenalmente na roda do Parque da Aclimação. Integrante do Grupo de Estudos de Dança Circular da UMAPAZ.
Rafaella de Castro Fusaro
Arte-educadora, Focalizadora de Danças Circulares Sagradas e Psicóloga. Integrante do Grupo de Estudos de Dança Circular da UMAPAZ, coordenado por Estela Gomes. Focalizadora voluntária na roda aberta da UMAPAZ. Integrou o Grupo de Pesquisa em Dança: Estética e Educação na UNESP (GPDEE), dentro do Programa de Pós-graduação em Artes, no Instituto de Artes, sob coordenação de Kathya Godoy, de 2009 a 2010. Trabalhou em instituições culturais do estado de São Paulo: SESC - SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Casas de Cultura do Estado de São Paulo, entre 2002 e 2023. Fundadora da empresa Serena: Arte e Saúde Integral.
Regina Coeli Baldin Saponara
Professora de Inglês aposentada. No movimento de Danças Circulares desde 2008, participou de vários cursos e oficinas oferecidos pela UMAPAZ e outras instituições. Fez formação em Danças dos Florais de Bach com Estela Guidi e Estela Gomes e Teoria e Prática no Ensino das Danças Circulares com Cristiana Menezes. Focalizadora voluntária na roda aberta de DCS na UMAPAZ, também conduziu danças em diversos espaços (Escolas, Ongs e Casas de Apoio) e no Grupo da Terceira Idade da Paróquia N.S. da Saúde no período de 2019 a 2021. Integrante do Grupo de Estudos de Dança Circular da UMAPAZ.
Romilda Aparecida Baldin Camargo
Farmacêutica Bioquímica aposentada da Secretaria Municipal da Saúde. Focalizadora voluntária na roda aberta de DCS na UMAPAZ e integrante do Grupo de Estudos de Dança Circular da UMAPAZ. Focalizadora de DCS no Grupo da Terceira Idade da Paróquia N.S. da Saúde no período de 2019 a 2021.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Aberto
Vagas: Livre.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Certificado: Não
Dias da semana: 05, 12, 19, 26 - fevereiro de 2025.
12, 19, 26 - março de 2025.
02, 09, 16, 23, 30 - abril de 2025.
07, 14, 21, 28 - maio de 2025.
04, 11, 18, 25 - junho de 2025.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.