Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Cidades Circulares: Soluções Locais para Impactos Globais: Sessão de aceleração do WCEF

Seminário • Presencial

Cidades Circulares: Soluções Locais para Impactos Globais: Sessão de aceleração do WCEF 

Data: 16/05/2025. Sexta-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.

Inscreva-se

Descrição

Em 2025, o Brasil sediará o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF), que acontecerá de 13 a 16 de maio. O Fórum é uma iniciativa do Fundo Finlandês de Inovação Sitra e será organizado em conjunto com a FIESP, a CNI, a ApexBrasil e o SENAI. Em sua 9ª edição, o fórum abordará temas relevantes de economia circular para a América Latina e o mundo." - fonte: https://economiacircular.fiesp.com.br/wcef-2025.html

E no dia 16 de Maio, a UMAPAZ sediará uma das WCEF2025 Sessões Aceleradoras do Fórum Mundial de Economia Circular 2025. Cidades desempenham um papel central na transição para uma economia circular (EC), dada sua capacidade de promover soluções locais que geram impactos globais.

Esta sessão abordará:

  • Quais estratégias urbanas podem integrar a EC para enfrentar a crise climática e promover a regeneração?
  • Como adaptar práticas bem-sucedidas a diferentes contextos locais?
  • E de que forma as cidades da América Latina e Caribe têm lidado com a inserção da EC e como podem liderar ações climáticas por meio da circularidade?

fonte: Carla Tennenbaum

Objetivo

A relevância global do tema está no potencial das cidades de reduzir emissões, regenerar recursos naturais e engajar comunidades, contribuindo para o enfrentamento da crise climática.

Serão apresentadas experiências do ICLEI e da Ideia Circular, em parcerias com entidades como a UCCI, o MMA e PNUMA, incluindo estratégias de governança, bioeconomia e gestão integrada de fluxos urbanos, destacando práticas inovadoras de circularidade implementadas em cidades da AL e Caribe.

Além de apresentar a publicação “Economia circular inclusiva para cidades e regiões”, criada pela Ideia Circular para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), propomos compartilhar trabalhos desenvolvidos como o intercâmbio entre as cidades de São Paulo, Bogotá, Buenos Aires e Montevidéu no projeto “Economia circular como mecanismo inovador de implementação da Agenda 2030” e o LUPPA, Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares.

fonte: Carla Tennenbaum

Metodologia

Palestrantes convidados:

  • Cilene Monteiro, CEO Desembala (BRAZIL).
  • Adrian Lopez Velarde, CEO Desserto (MEXICO).
  • Sebastian Estrada, CEO Mahiz BioPack (COLOMBIA).
  • Alexandre Fernandes, Dir. of Innovation and Circular Economy at Ratorói (BRAZIL).
  • Cristian Emhart, CEO Food for Future (CHILE).

Conteúdo programático

1. Coffee, Meet & Greet
2. Abertura do evento
3. Palestrantes convidados
4. Encerramento

Coordenação

Helena Quintana Minchin 

Facilitação

Carla Tennenbaum

Especialista em Design Circular, com projetos premiados pela UNESCO, Fundação do Design Latino-Americano, SEBRAE, Artemisia Negócios Sociais e International Youth Foundation. Há mais de 15 anos atua como consultora e facilitadora criativa, apoiando a criação de produtos e sistemas inovadores a partir dos princípios da economia circular e do design Cradle to Cradle. Em 2015 fundou a Ideia Circular para apoiar cada vez mais iniciativas circulares brasileiras, idealizando e produzindo publicações, treinamentos e aulas abertas que já inspiraram dezenas de milhares de profissionais na aplicação desse novo olhar em seus projetos. Formada em História pela Universidade de São Paulo(2005), Carla estudou design de objetos com Humberto e Fernando Campana (2001), foi uma das co-fundadoras do grupo notechdesign (2001-2005) e se especializou em Design para Sustentabilidade pela Gaia Education (2008). Participa da rede IDIN – International Development Innovators Network, do MIT, foi membro do júri de economia circular do Ocean Plastics Innovation Challenge da National Geographic (2019), especialista convidada do GT de Economia Circular do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (2024) e consultora de Resíduos e Economia Circular do G20 pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (2024).

 

Lea Gejer

Arquiteta e urbanista (UNICAMP, 2007), mestre em gestão ambiental urbana (Wageningen University, 2011) e doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidades (UNICAMP, 2024), com foco em 'economia circular em áreas urbanas'. Nos últimos dez anos, integrou pesquisa e prática em sustentabilidade urbana, economia circular e mitigação climática, apoiando governos locais e nacionais, em colaboração com instituições como o Ministério do Meio Ambiente, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), União das Cidades Capitais Iberoamericanas (UCCI), além de universidades como UNICAMP, USP e MIT. É co-fundadora da Ideia Circular, iniciativa de educação e comunicação para a economia circular. Atualmente, é coordenadora técnica no ICLEI Brasil. Em 2019, foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial e Fórum de Jovens Líderes Globais (The Circulars 2019). Além disso, contribuiu para o Grupo de Liderança em Economia Circular (2019-2020) e Adaptação Climática e Habitação de Baixo Carbono (2022-2023) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

 

Ana Bárbara Zanella

Analista de Desenvolvimento Circular e Inovação do ICLEI América do Sul, desde abril de 2024. Engenheira Ambiental, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, é pós-graduada em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental, e atualmente mestranda em Engenharia e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou por quatro anos na Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - GIZ Brasil, na gestão de projetos de cooperação técnica nas temáticas de gestão de resíduos sólidos urbanos, mudanças climáticas, economia circular e proteção da camada de ozônio. Também atuou como ponto focal do Brasil na implementação do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), impulsionando a promoção da circularidade do plástico no país e a busca por alternativas viáveis na realidade brasileira.

 

Kevin de Cuba

Cerca de 20 anos de experiência prática como gerente de múltiplos projetos de cooperação técnica internacional, concluindo com sucesso um total de 23 projetos, liderando equipes de 5 a 10 especialistas multidisciplinares em diferentes contextos e países (principalmente América Latina e Caribe), e sempre cumprindo os requisitos técnicos, legais, administrativos e de gestão financeira de projetos financiados por agências de financiamento multilaterais ou doadores como a União Europeia (UE), a Organização das Nações Unidas (ONU), o Grupo Banco Mundial (GBM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF), nações doadoras, organizações filantrópicas e de caridade, fundações sem fins lucrativos, entre outros. fonte: https://kevindecuba.com.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: 60.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Necessidade de inscrição: Sim.