
• Presencial • Oficina
Cobras Vivas... Na UMAPAZ?! Sim! Importância para o Meio Ambiente e para a Saúde Pública
Data: 16/07/2025. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
Neste evento teórico-prático, serão abordados aspectos sobre a importância da preservação deste animal para o Meio Ambiente.
Esta data foi criada com o objetivo de estimular a sua preservação e desmistificar os fatos que as tornam tão indesejáveis.
Haverá exposição de algumas espécies brasileiras não peçonhentas, com as quais os participantes poderão interagir.
Metodologia
- Teoria sobre as principais características das cobras e sobre a sua importância.
- Interação dos participantes com cobras vivas
Referência Bibliográfica
"FUNED. Fundação Ezequiel Dias. Dia da Cobra e Popularização da Ciência: conheça os trabalhos que a Funed desenvolve. 23 jul. 2020. Acesso
ICMBIO. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Répteis. Serpentes. Acesso.
PONTES, Bruna Elizabeth Silva de; SIMÕES, Cássio Rachid Meireles de Almeida; VIEIRA, Gustavo Henrique Calazans; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Serpentes no contexto da educação básica: sensibilização ambiental em uma escola pública da Paraíba. Experiências em Ensino de Ciências V.12, No.7 2017. Acesso.
SANTOS, L. N.; PROFICE, C. C.; SCHIAVETTI, A. A Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e construção do conhecimento sobre serpentes: um estudo no sul da Bahia, Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 339–359, 2020. DOI: 10.14295/remea. V 37i4.11354. Acesso.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Educação Ambiental. Fauna Urbana, Vol. i. Hélia Maria Piedade. São Paulo: SMA/ CEA, 2013. 216p.; il.15,5x22,3cm. (Cadernos de Educação Ambiental, 17 Vol. i). Acesso."
Conteúdo programático
Teoria e prática sobre:
- Características gerais das cobras e das diferentes espécies.
- Importância das cobras para o Meio Ambiente.
- Importância das cobras para a Saúde Pública.
- Prevenção de picadas de cobras, bem como os primeiros socorros."
Coordenação
Adriana Matangrano
Facilitação
Fabiano Morezi de Andrade
Biólogo, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e Especialista em Animais de Interesse em Saúde pelo Instituto Butantan, onde trabalha como Tecnologista no Laboratório de Ecologia e Evolução. Estuda reprodução de serpentes e atua com educação ambiental ligada à epidemiologia e conservação destes animais.
Rafael Mendes Teixeira
Biólogo, Mestre em Ecoturismo e Conservação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Especialista em Gestão e Planejamento de Áreas Naturais Protegidas pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui experiência em educação ambiental e uso público nas esferas federal, estadual e municipal do setor público. Atua como Educador no Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan.
Ligia Grazziely dos Santos Amorim
Bióloga e pedagoga, Mestra em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, e Especialista em Animais de Interesse em Saúde. Atualmente doutoranda em Biodiversidade pela UNESP/IBILCE, onde desenvolve o projeto “Estratégias reprodutivas de jararacas insulares da costa Sudeste do Brasil”. Atua como Educadora no Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan.
Gabrieli Santos de Araújo
Bióloga, Mestra em Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Experiência desenvolvida em estudos sobre reprodução de serpentes e lagartos neotropicais, bem como em divulgação científica / educação ambiental relacionada à conservação destes animais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre
Público: Interessados no tema.
Vagas: 25.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Carga horária: 3 horas.