
Curso • Presencial
Comunicação Para a Paz - módulo I
Data: 03/06/2025 a 08/07/2025. Terça-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Curso validado para Servidores Públicos: Confira as carreiras validadas Aqui
Descrição
Estabelecer relacionamentos harmoniosos é fundamental em todas as áreas da vida. Muitos conflitos surgem devidos a falhas ou ruídos na comunicação. Compreender sobre comunicação é uma maneira de evitar ou resolver desentendimentos e contribuir para a Cultura de Paz.
Na área da educação, o relacionamento professor aluno pode ser aprimorado visando diminuição de conflitos e melhora no aprendizado.
Os profissionais da saúde podem melhorar a interação e comunicação com os usuários aumentando a eficácia dos atendimentos.
"Reconhecer que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte". Carta da Terra
Objetivo
- Promover o desenvolvimento de habilidades da comunicação que contribuam para relacionamentos harmoniosos baseados na Cultura de Paz, propondo uma reflexão sobre os mecanismos de linguagem enquanto elementos de aproximação ou de geração de conflitos entre familiares, amigos, colegas de trabalho, professor e aluno, com base em exposição dialogada e exercícios vivenciais baseados na Programação Neurolinguística (PNL).
- Refletir sobre como a paz e a harmonia nos relacionamentos dependem, entre outras coisas, da capacidade de entendimento e compreensão do "outro", dos seus sentimentos e da sua visão de mundo.
- Acessar estados emocionais favoráveis.
- Desenvolver a capacidade de estabelecer um diálogo com empatia.
- Conhecer as generalizações, omissões e distorções que utilizamos na linguagem com objetivo de evitar desarmonias nos relacionamentos.
- Refletir sobre os pressupostos da Programação Neurolinguística como ação para relacionamentos harmoniosos.
Bibliografia
1. O’Connor, J. Manual de Programação Neurolinguística: PNL - Um Guia Prático Para Alcançar os Resultados que Você Quer. Rio de Janeiro, Ed Qualitymark, 2010;
2. O'Connor, J ; Seymour, J - Introdução à Programação Neurolinguística - Como entender e influenciar as pessoas. São Paulo - Summus Editorial 1995.
Conteúdo programático
1ª aula: O que é uma boa comunicação?
Rapport - diálogo com empatia.
2ª aula: Como o ser humano constrói seu mundo.
Formulação de Objetivos. Estados Emocionais.
3ª aula: Aprendendo a se colocar no lugar do outro para compreendê-lo.
Posições perceptivas.
4ª aula: Investigando para entender o outro - esclarecer e clarear a comunicação.
5ª aula: Pressupostos da Programação Neurolinguística que contribuem para a Cultura de Paz.
6ª aula: Entendendo as generalizações, distorções e omissões na linguagem que causam conflitos.
Coordenação
Maricy Elisabeth Montenegro
Facilitação
Maricy Montenegro
Fonoaudióloga, Hipnoterapeuta, Escritora, Arte educadora, Artista Plástica, Master Practitioner em Programação Neurolinguística, com Especialização em Arte, Ecologia e Sustentabilidade. Educadora da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ, contando com larga de experiência no trabalho com grupos para o desenvolvimento da comunicação, expressão oral, plástica, escrita e da criatividade.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Interessados em geral, professores da Secretaria Municipal da Educação, infantil, fundamental i e fundamental II, servidores da Secretaria Municipal da Saúde, biólogo, enfermeiro, farmacêutico, médico, veterinário.
Vagas: 30.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Certificado: 75% de presença
Necessidade de inscrição: Sim.
Observações sobre os dias da semana e horários: 03/06, 10/06, 17/06, 24/06, 01/07 e 08/07.
Confira as carreiras validadas Aqui