Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
V Concurso de fotografia Árvores da Cidade de São Paulo
1. As árvores fotografadas em outras cidades poderão participar do concurso?
Poderão ser fotografadas apenas árvores localizadas na cidade de São Paulo.
2. Serão aceitas fotografias impressas?
Poderão ser enviadas somente fotografias digitais.
3. Onde devo salvar minhas imagens para encaminhar ao concurso?
Devem ser entregues em mídia digital (CD) nos formatos JPG ou Tif.
4. A partir de que idade eu posso me inscrever no “Concurso de Fotografia – Árvores da Cidade de São Paulo”?
A partir de 16 anos.
5. Quais são os critérios de avaliação das fotografias?Como devem ser as fotos da Categoria Especial Biodiversidade?
A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem; a mensagem transmitida pelo fotógrafo – a relação da arborização com a cidade, aspectos da composição do maciço arbóreo; além da possibilidade de denunciar uma situação por meio da fotografia.
Para a Categoria especial biodiversidade, será considerada a interação da fauna com as árvores da cidade, que mostrem a relação dos animais e a arborização em meio à cidade de São Paulo.
6. Com até quantas imagens eu posso me inscrever?
Cada fotógrafo poderá participar com, no máximo, 03 (três) fotos.
7. As fotos poderão ser enviadas por e-mail, ou só serão aceitas fotos enviadas pelo Correio?
As fotos não poderão ser enviadas por e-mail. As inscrições e as fotos deverão ser enviadas exclusivamente pelos Correios no período de 24/05/2010 a 06/08/2010.
8. A data limite de envio de fotos é a de postagem no correio, ou a de chegada no local?
Para efeitos de recebimento das inscrições, será considerada a data do carimbo da postagem no correio constante no envelope.
9. Posso levar minha inscrição e fotos pessoalmente?
Não serão aceitas incrições e fotos entregues pessoalmente.
10. Qual o endereço para o envio de fotos?
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente: Assessoria de Comunicação. Rua do Paraíso, 387, 9º andar. Paraíso. CEP 04103-000 – São Paulo – SP.
11. Quais serão as extensões de formato para as fotos?
Devem ser entregues nos formatos JPG ou TIF.
12. Qual o tamanho mínimo de cada foto (em arquivo digital)?
No tamanho mínimo de 20x30cm.
13. Qual a resolução que deve ter cada foto?
Deverá ter 300 dpi de resolução.
14. Como devo nomear as fotos?
Cada arquivo deverá ser nomeado com as seguintes informações: nome do participante e localização da árvore (endereço). Ex: josedasilva_avpaulista_100.jpeg
15. O que deve constar dentro do envelope a ser enviado?
O material deverá ser enviado dentro de um envelope, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, de forma correta, completa e legível, e uma cópia do documento de identidade (RG) do participante.
16. Onde consigo a ficha de inscrição?
A ficha de inscrição poderá ser destacada do regulamento impresso ou ainda encontrada no site http://www.prefeitura.sp.gov.br/concursofotografia
17. Quantas fotos serão premiadas?
Serão escolhidas e premiadas 3 (três) fotos ganhadoras do Concurso, mais 2 (duas) na categoria Especial Biodiversidade.
18. Quando e onde será a premiação?
A premiação será realizada no dia 23 de setembro de 2010, na sede da Prefeitura de São Paulo. Viaduto do Chá, 15.
19. Serão escolhidas fotos, além das ganhadoras, para exposição?
Além das fotos vencedoras, outras 15 (quinze) fotos serão selecionadas pelo júri para compor a exposição.
20. Caso eu não queira que minha foto seja exposta, como posso fazer?
Para participar do concurso todos os fotográfos deverão assegurar no ato da inscrição que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, mas permitindo o uso pelo Concurso para a divulgação do evento nas mídias eletrônicas e impressas.
21. Existe a possibilidade de resgate de material?
As fotos enviadas não serão devolvidas.
22. Qual é a composição do júri?
As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por 5 (cinco) profissionais, sendo um professor do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac, um profissional da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, um profissional da Porto Seguro, um da Sony e dois fotógrafos profissionais, atuantes no mercado indicados pela organização do Concurso.
23. Como os ganhadores serão notificados?
Os ganhadores serão notificados por e-mail ou telefone até 15 dias antes da premiação.
24. Escolhi um curso de valor maior ao prêmio, posso fazê-lo?
Se o valor do curso for maior, o participante deverá pagar o valor da diferença.
25. Como faço para me inscrever no curso?
O premiado deve consultar o site do Senac São Paulo http://www.sp.senac.br e optar pelas unidades da rede que estiverem ofertando o curso escolhido em um período de 8 (oito) meses, contados a partir do dia da premiação.
26. Posso contestar a decisão do júri?
A comissão julgadora é soberana, compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.
27. Qual a lei que regulamenta o concurso?
A lei nº 5768/71 e decreto 70.951/72, artigo 30.
28. Descobri uma fraude em uma das fotos ganhadoras, posso apresentar a prova?
Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilidade penal e civil.
29. Terei reembolso, caso minha foto não ganhe?
Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, divulgação dos vencedores, comparecimento ao evento de premiação, viagens, transporte, hospedagem, alimentação, ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.
30. Trabalho em uma das instituições apoiadoras, posso participar?
Não poderão participar do concurso funcionários da Prefeitura de São Paulo, do Senac, da Porto Seguro, da Sony e da Editora Photos.
31. Eu posso enviar uma fotografia em arquivo digital, que não tenha sido feita por uma máquina digital?
Sim, é possível.
32. As fotografias podem ser tratadas em programas de edição de imagem?
As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente.
33. Enviei minhas fotos, mas esqueci de colocar o endereço. Como faço?
Neste caso, o material deve ser encaminhado novamente. Todas as fotos devem ser nomeadas conforme o item 3.1b do regulamento. Os arquivos que não forem nomeados dessa forma serão automaticamente desclassificados.
34. Quando, como e onde será divulgado o resultado do concurso? É possível saber antes?
O resultado será divulgado no dia da premiação. Os autores das 20 (vinte) fotos escolhidas serão avisados 15 dias antes do evento.
35. Árvores de terrenos particulares também serão consideradas?
Sim, desde que estejam localizadas na cidade de São Paulo .
36. Posso enviar fotos de áreas públicas?
Sim, desde que localizadas na cidade de Sâo Paulo.
37. Participei de um ano anterior e ganhei. Posso me inscrever novamente?
Sim. Não há nenhum impedimento.
38. Qual é o prêmio do 1º lugar?
01 Bolsa de estudo para um curso livre do Senac São Paulo*(exceto curso de idiomas), no valor de até R$ 1.200,00, 01 Câmera DSC HX1, 01 ano de assinatura da revista Photo Magazine, 01 livro da Editora Photos e 01 Livro de Fotografia da Editora Senac São Paulo
39. Qual é o prêmio do 2º lugar?
01 Bolsa de estudo para um curso livre do Senac São Paulo*(exceto curso de idiomas), no valor de até R$ 1.000,00, 01 Câmera DSC HX5, 01 ano de assinatura da revista Photo Magazine e 01 Livro de Fotografia da Editora Senac São Paulo.
40. Qual é o prêmio do 3º lugar?
01 Bolsa de estudo para um curso livre do Senac São Paulo*(exceto curso de idiomas), no valor de até R$ 800,00, 01 Câmera DSC H55, 01 ano de assinatura da revista Photo Magazine e 01 Livro de Fotografia da Editora Senac São Paulo.
41. Qual é o prêmio do 1º lugar da Categoria Biodiversidade?
01 Câmera DSC W380, 01 ano de assinatura da revista Photo Magazine, 1 livro Fotografia de Natureza, de Fábio Colombini, da Editora Photos,, 01 livro da Fauna Silvestre da Cidade de São Paulo, 01 Guia de Parques Municipais de São Paulo e 01 Livro de Fotografia da Editora Senac São Paulo.
42. Qual é o prêmio do 2º lugar da Categoria Biodiversidade?
01 Câmera DSC W350, 01 ano de assinatura da revista Photo Magazine, 01 livro da Fauna Silvestre da Cidade de São Paulo, 01 Guia de Parques Municipais de São Paulo e 01 Livro de Fotografia da Editora Senac São Paulo.
43. Os premiados com cursos poderão transferi-lo a terceiros?
Não. O curso é intransferível.
44. Como faço para identificar a foto que estou inscrevendo na categoria biodiversidade?
Para especificar a inscrição da foto na categoria biodiversidade, escrever "bio" no início do nome do arquivo. Ex "bio_josedasilva_avpaulista_100.jpeg".
45. Eu posso participar com 3 fotos para cada categoria ?
Os candidatos poderão participar com apenas 3 fotos no total do concurso, incluindo as que forem para a categoria Biodiversidade.
46. Ainda tenho uma outra dúvida sobre o Concurso. Para onde posso encaminhá-la?
Quaisquer dúvidas sobre o concurso devem ser encaminhadas ao e-mail: arvoresdesaopaulo@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk