• Presencial
Conversa com Carlos Alexandre Petito, João França, Mariana Bassani & Plinio Damin
Data: 01/02/2025. Sábado.
Horário: 10:00 às 13:00.
Descrição
Neste delicioso encontro receberemos Carlos Alexandre Petito, João França, Mariana Bassani e Plinio Damin - ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado - para que apresentem seus trabalhos expostos na MOSTRA UMAPAZ.
Iniciado com um momento de confraternização e compartilhamento de saberes & sabores: um Café de Boas Vindas Comunitário - composto por contribuições voluntárias dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas).
Objetivo
SARAU
A origem reside no galego serão (anoitecer) e no catalão sarau, baile noturno popular de que já havia registro em 1537" (fonte: Revista Superinteressante).
Os Saraus UMAPAZ acontecem no horário diurno e têm como objetivo compartilhar experiências culturais e promover o convívio social, estando alinhando com os propósitos da UMAPAZ, espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...). Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas.
Metodologia
A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.
Não há qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Ao término das exposições é feito um encontro com os participantes da Mostra UMAPAZ: um Sarau - momento de troca de experiências e contato direto com os artistas.
A desmontagem das exposições ocorre ao final deste encontro, com a participação dos presentes, coordenados pelos artistas.
Conteúdo programático
1. Café de Boas Vindas Comunitário (toda contribuição para compor uma bela mesa será muito bem vinda!)
2. Visita Monitorada às Exposições: "Aconteça o que aconteça, tenha sempre algo na cabeça...", "Seu Wilton", "Sobrevir" e "Botânica Oculta Tropical"
3. Conversa com... os artistas da Mostra UMAPAZ
4. Desmontagem das Exposições
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Helena Quintana Minchin
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto, Degustando Histórias Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.
Helena Quintana Minchin
Graduado em Processamento de Dados, é efetivo na Prefeitura de São Paulo desde Julho/1989 no cargo de Assistente Administrativo de Gestão. Integra a equipe da UMAPAZ desde Junho/2010, atuando na área Administrativa. Nas horas vagas, considera-se um mero rimador.
Plinio Damin
Plinio Damin ganhou a segunda maratona fotográfica de São Paulo, tem fotos publicadas na Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Veja São Paulo, IG SP. Expôs na Galeria Olido e na UMAPAZ. Graduado em Filosofia e Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo; Pós Graduando em Fotografia e Arte pelo SENAC.
João França
João França (São Paulo, Brasil, 1977) é formado em Rádio e Televisão pela ECA-USP e cursa pós-graduação em Fotografia e Arte pelo SENAC-SP. Sua trajetória no audiovisual inclui documentários e curta-metragens, atuando como diretor, diretor de fotografia e editor. Desde 2020 tem se dedicado à fotografia autoral e contemporânea. Em 2023 teve um ensaio selecionado para o BC Festival. Em 2024 foi convidado para a exposição “NOT SAMO”, na Galeria 18 (São Paulo) e recentemente publicou seu primeiro livro fotográfico “London Colors”.
Mariana Bassani
Nascida em 1980 em São Paulo, Mariana Bassani é fotógrafa profissional desde 2002, com uma trajetória que combina arte e consciência ambiental. Nos últimos 15 anos, viveu entre Noruega, Brasil, Reino Unido e Colômbia, participando de projetos ecológicos e culturais em diversos biomas. Foi assistente do fotógrafo Araquém Alcântara, trabalhou no Projeto Tamar e no projeto de conservação da onça-pintada no Pantanal. Além disso, foi gerente do banco de imagens da Editora Terra Virgem e artista no projeto Elephant Parade em Londres. Mariana idealizou uma instalação ambiental no Kew Gardens em Londres e coordenou a Alto Art Residency no Brasil. Em 2021, documentou a floresta amazônica em uma expedição fluvial da Colômbia ao Brasil. Com exposições recentes em Oslo, Mariana é graduada em Biologia pelo Mackenzie e possui formação em Fotografia (SENAC), Garden Design (Capel Manor College, Londres) e Sustentabilidade e Design (Gaia Education).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Interessados em Arte e Cultura
Vagas: 50
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268
Necessidade de inscrição: Sim
Estacionamento: Estará liberado para os inscritos na atividade, até atingir o limite de vagas.