Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Curso de Fitoterapia para Rede Pública de Saúde

Curso • Presencial

Curso de Fitoterapia para Rede Pública de Saúde

Data: 09/05/2025 a 06/06/2025. Sexta-feira.
Horário: 08:00 às 12:00. 

Inscreva-se

Descrição

O Curso de Fitoterapia oferecido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo (PMSP) conta com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e colaboradores voluntários. O Curso contribui para a capacitação de profissionais de saúde prescritores da rede pública de saúde e prioriza os medicamentos fitoterápicos disponibilizados na rede pública do município de São Paulo. Tem como base o Decreto Federal n. 5.813/2006 que aprovou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e o Decreto Municipal n. 51.435/2010 que regulamentou o Programa Municipal de Fitoterápicos e Plantas Medicinais do Município de São Paulo

Objetivo

- Colaborar com o Programa Municipal de Fitoterápicos e Plantas Medicinais de São Paulo;
- Promover a capacitação de profissionais de saúde prescritores em Fitoterapia;
- Ampliar os conhecimentos de Fitoterapia priorizando os medicamentos fitoterápicos disponibilizados no Memento de Fitoterapia da Relação Municipal de Medicamentos da Fito da SMS e da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais;
- Contribuir à educação continuada e ao resgate cultural associado ao conhecimento científico para garantir o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, de maneira sustentável;
- Ampliar os conhecimentos nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICs: Plantas Medicinais e Fitoterapia como uma opção terapêutica na melhoria da atenção à saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Contribuir para a promoção da Educação Ambiental e em Saúde;
- Promover uma reflexão sobre as consequências da diminuição da diversidade vegetal e dos ecossistemas e valorizar o conhecimento popular, que é passado de uma geração a outra, e que é base para o conhecimento científico sobre as plantas medicinais.

Metodologia

Aulas expositiva dialogada, ativo e participativa em auditório da UMAPAZ; dinâmicas de grupo e visita monitorada pelos canteiros de plantas medicinais do Viveiro Manequinho Lopes e da UMAPAZ

Bibliografia

Conteúdo programático

Dia 09/05 (Aula 1)
- Apresentação da Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (CEA/UMAPAZ) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura da Cidade de São Paulo
- Apresentação das ações da Área Técnica de Saúde Integrativa (PICS) da Divisão de Promoção da Saúde da Coordenadoria da Atenção Básica (CAB) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
- Apresentação da Assistência Farmacêutica e do acesso aos medicamentos na rede pública do município de São Paulo
- Apresentação: curso, colaboradores e breve histórico Fitoterapia no SUS-SP

Dia 16/05 (Aula 2)
- Princípios ativos, farmacotécnica e orientações para prescrição de medicamentos fitoterápicos.
- Visita guiada aos canteiros do Viveiro Manequinho Lopes e da UMAPAZ para conhecer as plantas medicinais, aromáticas e as com potencial de toxicidade

Dia 23/05 (Aula 3)
– 'Valeriana officinalis' (valeriana) e outras espécies ansiolíticas e hipnóticas com ação no sistema nervoso central. Plantas medicinais e fitoterápicos em doenças respiratórias. 'Mikania glomerata' e 'Mikania laevigata' (guaco) e outras espécies com ação no sistema respiratório

Dia 30/05 (Aula 4)
- 'Glycine max' (isoflavona de soja) e outras espécies fitohormonais no climatério. Fitomedicamentos no período do Climatério
– Boletim Planfavi - Farmacovigilância de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Dia 06/06 (Aula 5)
– 'Harpagophytum procumbens' (harpagofito ou garra-do-diabo) e outras espécies anti-inflamatórias com ação no sistema musculoesquelético.
– Fitoterápicos e Plantas Medicinais no Sistema Digestório. 'Monteverdia ilicifolia' Sin: 'Maytenus ilicifolia' (espinheira-santa), 'Cynara scolymus' (alcachofra) e outras espécies com ação no sistema digestório.

Coordenação

Linete Maria Menzenga Haraguchi 

Facilitação

Gabriela Pinheiro Lima Chabbouh

Advogada (FDUSP), mestre em Políticas Públicas (UFABC), especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Desenvolvimento Local (ENAP), trabalha há 10 anos como Analista de Políticas Públicas. Foi diretora da Divisão de Formação e atualmente coordenadora da CEA/UMAPAZ/SVMA.

 

Adalberto Kiochi Aguemi

Médico, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, em Acupuntura, em Saúde Pública e mestre em Saúde Baseada em Evidências (UNIFESP). Diretor da Divisão de Promoção à Saúde e Coordenador de Saúde Integrativa (PICS) da Coordenadoria da Atenção Básica da SMS-SP.

 

Felipe Tadeu Carvalho Santos

Farmacêutico, especialista em Saúde da Família e em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, doutor e mestre em Saúde Coletiva, coordenador da Divisão de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da SMS.

 

Linete Maria Menzenga Haraguchi

Biomédica, farmacêutica, especialista em Fitoterapia, Homeopatia, Educação Saúde Pública, em Fitoterapia Clínica e mestre em Ciências/Saúde Coletiva (UNIFESP). Atuou na SES-SP, SMS-SP, SVMA/DECONT e na EMJ. Coordena Cursos Plantas Medicinais e Fitoterapia UMAPAZ em parceria SMS (2009 a 2024).

 

Nilsa Sumie Yamashita Wadt

Farmacêutica/bioq., doutora em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP), professora de graduação das Faculdades Oswaldo Cruz e professora titular da Universidade Paulista. Coordena o projeto de pesquisa de implantação de fitoterápicos para curativos na Prefeitura Municipal de Valinhos e coordena o GT de Trabalho Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

 

Adão Luiz Castanheiro Martins

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), mestre em Agricultura Tropical e Subtropical, ex-diretor e professor da Escola Municipal de Jardinagem.

 

Sumiko Honda

Bióloga, especialista em Fitoterapia, do Herbário Municipal de São Paulo.

 

Raul Porto Serricchio

Eng. Agrônomo (UNITAU) com profundo conhecimento em plantas medicinais, aromáticas, Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) e tóxicas.

 

Sonia Aparecida Dantas Barcia

Farmacêutica especialista em Fitoterapia, atuou 30 anos na SMS/PMSP.

 

Yone Fukusima Hein

Bióloga, especialista em saúde, do Viveiro Manequinho Lopes.

 

Luis Carlos Marques

Farmacêutico especialista em Fitoterapia, mestre em Botânica (UFP), doutor em Psicobiologia (UNIFESP), professor universitário aposentado, foi coordenador do Mestrado Profissional em Farmácia (UNIBAN). Foi fundador da Associação Paulista de Fitoterapia e foi coordenador do GT Plantas Medicinais e Fitoterápicos CRF-SP. Fundador da Fitoscience MEI.

 

Sônia Maria Rolim Rosa Lima

Médica, professora Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, coordenadora do Ambulatório do Climatério, mestre em Tocoginecologia (FCMSCSP), doutora na área de concentração em Cardiologia (USP). Coordenadora Científica da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina (SOBRAFITO) e Membro Titular das Sociedades International Menopause Society (Grã-Bretanha) e North American Menopause Society (EEUU). Membro Eleito da Academia Paulista de Medicina em 2020 ocupando a cadeira número 107.

 

Sostenes Postigo

Médico, mestrado e doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Presidente da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina (SOBRAFITO).

 

Ricardo Tabach

Biólogo, mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado Ciências/Psicobiologia, foi pesquisador do CEBRID, coordena os Boletins Planfavi de Farmacovigilância em Plantas Medicinais e professor dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas da Universidade Santo Amaro (UNISA).

 

Niraldo Paulino

Farmacêutico/bioq., mestre e doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Maximilian Universität München, foi professor e coord. do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Biomedicamentos (UNIAN), Coord. Cursos de Especialização Medical Lex/ISEPE em Fitoterapia Clínica e Farmácia Clínica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Médicos prescritores (90%) e farmacêuticos (10%) da Rede Pública de Saúde.

Vagas: 150.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Certificado: Certificado será fornecido para quem tiver, no mínimo, 75% de frequência

Parceria: Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo.

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.

Dias da semana e horários: 09/05, 16/05, 23/05, 30/05 e 06/06