Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2

Da espécie ao Desenho

• Presencial

Da espécie ao Desenho

Data: 02/12/2024 a 20/12/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, Domingo.
Horário: 08:00 às 18:00.

INSCREVER-SE

Descrição

Exposição:

"Da espécie ao desenho" reúne obras realizadas no segundo semestre de 2024 por alunos dos cursos Arte e Natureza: Ateliê UMAPAZ e do curso Arte e Natureza: Poéticas em Prática. São trabalhos desenvolvidos durante as aulas destes cursos.

Desenhos à grafite, Composições com colagens (ou técnicas mistas) e obras em cor com Aquarelas escolhidos dentre o percurso do semestre para melhor ilustrar a essência dos conteúdos aprendidos e aprofundados.

Estes três conjuntos: desenho, composição formal e composição pictórica, a cor, são estruturais na linguagem visual artística e, nesta proposta de síntese, sintetizam o que cada participante criou e transformou da realidade concreta à realidade sensível.

A Mostra traz a proposta de ser sucinta e bem delimitada assim como é pouco bastante reconhecida a superfície branca de uma folha de papel, para desenho. Trabalhamos nestas simples superfícies que cabem na pasta e sobre uma mesa. Folhas que compramos num bloco pronto. Este é o nosso espaço de execução - delimitado, bem configurado.

E como escolher, de um conjunto de trabalhos ao longo de meses, só alguns que possam elucidar estes trÊs conjuntos “desenho’, “composição” e “aquarela”? A curadoria foi depurando ao longo do amadurecimento de cada um e teve inspirações coletivas. Tratamos de espécie, traço e gesto e foi necessário buscar aquelas imagens que , como se diz, “valem por mais de mil palavras”.

Objetivo

O Desenho é fundamento da linguagem visual artística e início para fazer e pensar arte. Para nós que trilhamos o Viveiro Manequinho Lopes durante o curso, o desenho é comumente a busca em compreender em figura e forma uma espécie botânica! Pergunta-se: “Qual é esta espécie? ” ou “Qual é o nome desta daqui?". registrando-as em traços e escritas, poesias em meio a nomes científicos. As trilhas de sensibilização no viveiro amplificam a metodologia do percurso da arte: fazer, sensibilizar e refletir sobre o meio e sobre nós mesmos.

Vamos perceber diferentes emoções estéticas ou jeitos de traçar e pintar! Vamos notar que cada artista exibe algo de autêntico só por desenhar e pintar com as próprias mãos. E mesmo sendo concisos na forma o pouco emana presença e se desdobraria em textos.

Meus agradecimentos ao lindo e florido Clerodendron quadriloculare exibindo seus tons magenta e seu perfume. A referência atemporal de Malevich com o sucinto e preciso - no sentido da precisão - "Branco sobre Branco" e, com carinho, agradecimento aos artistas que em um ano ou no semestre se deram a conhecer em traço e assinatura no Coletivo Arte e Natureza.


Cristiana Bernardi Isaac


Da espécie ao desenho 02 | 12 |2024 a 20 | 12 | 2024
 

Metodologia

Expositiva.

Bibliografia

Conteúdo programático

Arte e Ecologia. Arte-educação. Desenho, aquarela, Viveiro Manequinho Lopes.

Coordenação

Cristiana Bernardi Isaac , .

Facilitação

CRISTIANA BERNARDI ISAAC.

Cristiana Bernardi Isaac Arquiteta e urbanista. Artista plástica. Graduação em Arquitetura e em Educação Artística (FAAP). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), linha de pesquisa: Arte e Paisagem – “Land Art”, “Environmental Art”). Expôs xilogravuras, esculturas e monotipias no SESC, Centro Maria Antônia, FAAP, outros. Lecionou em Graduações. É Servidora Municipal efetiva desde 2012, iniciado na Secretaria SEHAB. Atua na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz desde 2017 introduzindo os cursos: Apreciação Estética: Arte e Natureza, Ateliês de Arte, Universos da Cor , Oficinas, Cursos on-line nos temas da interface Arte / Natureza , Arte e Paisagem. Coordena e facilita cursos, oficinas e exposições de alunos..

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Público interessado em geral

Vagas: Livre.

Data: 02/12/2024 a 20/12/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, Domingo.

Dias: Do dia 02/12 ao dia 20/12/2024

Horário: 08:00 às 18:00.

Local: CEA UMAPAZ.

Endereço:Av. Quarto Centenário, 1268, .

Certificado: sim. aos alunos que concluíram o ciclo apresentando seus trabalhos.

Seleção: .


INSCREVER-SE
Observações sobre os dias da semana e horários: Do dia 02/12 ao dia 20/12/2024
Outras observações: Imagem para site sugiro o tríptico como de costume elucida bem o real e mais de uma obra - a diversidade. Para o CARD pode ser uma imagem só como é o mais viável.
de cbisaac@PREFEITURA.SP.GOV.BR

Confira nossas redes sociais

  •