Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Degustando Histórias... Saberes & Sabores: O Marmelo!

Palestra • Presencial

Degustando Histórias... Saberes & Sabores: O Marmelo!

Data: 24/04/2025. Quinta-feira
Horário: 10:00 às 12:00

Inscreva-se

Descrição

Unindo saberes populares e acadêmicos, neste encontro iremos apresentar o MARMELO (Cydonia oblonga) - um fruto geralmente consumido cozido, na forma de marmelada – e a sua importante relação econômica com a metrópole paulistana, cujos relatos datam desde o século XVI.

Objetivo

O projeto "Degustando Histórias... Saberes & Sabores" - idealizado e coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin - visa promover o conhecimento através da percepção inclusiva e do compartilhamento de memórias afetivas, unindo saberes (populares e acadêmicos) e sabores.
E reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".

Metodologia

Iremos discorrer, durante um bate-papo bem gostoso, sobre o Marmelo: suas origens, importância no Brasil (principalmente para a metrópole paulistana) e muitas curiosidades, ativando memórias afetivas incríveis!
E os participantes inscritos poderão degustar a marmelada produzida em Marmelópolis/MG!

Conteúdo programático

1. Recepção dos Convidados com um Café de Boas Vindas Colaborativo.
2. Bate-papo com Helena Quintana Minchin: Degustando Histórias... Saberes & Sabores: O Marmelo!
3. Encerramento.

 

OBS: Esta atividade permite o acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade da Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. O Café de Boas-Vindas Comunitário é composto por contribuições voluntárias dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas). A degustação de Marmelada de Marmelópolis/MG será um oferecimento da Arq. Helena Quintana Minchin.

Coordenação

Helena Quintana Minchin 

Facilitação

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto), MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (UNIFESP / UMAPAZ). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: 30.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Necessidade de inscrição: Sim.