
Curso • Presencial
Educação Ambiental e Elaboração de Projetos
Data: 20/05/2025 a 17/06/2025. Terça-feira
Horário: 13:45 às 16:45
Descrição
O curso aborda o histórico e fundamentos da Educação Ambiental, aspectos históricos do Movimento Ambientalista, as grandes Conferências Internacionais de Educação Ambiental, discute o conceito de Sustentabilidade Socioambiental, bem como aspectos estruturais de projetos socioambientais.
Objetivo
Divulgar o referencial teórico e a importância da Educação Ambiental para a sociedade e estimular a realização de projetos pelos(as) participantes do curso em suas comunidades, bem como discutir as potencialidades e limites do trabalho educativo diante da complexa problemática socioambiental da atualidade.
OBS: O curso é VALIDADO sob nº de Proposta 370/2024 e Código nº 20240391, para todas as carreiras da PMSP. Os(as) servidores(as) interessados(as) devem se inscrever até três dias antes do início do curso para garantir a validação da atividade em sua progressão de carreira.
Bibliografia
Pelicioni, Andréa Focesi. Movimento Ambientalista e Educação Ambiental. In: Philippi Jr., A.; Pelicioni, M.C.F.. (Org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2ed.Barueri: Manole, 2014, v. , p. 413-444. Pelicioni, Andréa Focesi. Trajetória do Movimento Ambientalista. In: Philippi Jr, A.; Roméro, M. de A.; Bruna, G.C.. (Org.). Curso de Gestão Ambiental. 2ed.Barueri, SP: Manole, 2014, v. , p. 421-449. Pelicioni Andréa Focesi. Educação Ambiental: limites e possibilidades de uma ação transformadora. São Paulo; 2002. [Tese de Doutorado – Faculdade de Saúde Pública da USP] Reigota Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense; 1994. (Coleção Primeiros Passos). Reigota, Marcos. Educação ambiental: compromisso político e competência técnica. In: Philippi Jr., A & Pelicioni, M. C. F. (eds.) Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus/USP, 2000
Coordenação
Andréa Focesi Pelliccioni, André Luiz de Moura Alcântara
Facilitação
Andréa Focesi Pelliccioni
Analista de Meio Ambiente na CEA-UMAPAZ/SVMA. Geógrafa, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP com curso de aperfeiçoamento em educação ambiental e doutorado sanduíche realizados na Macquarie University (Austrália). No campo da docência, atuou como professora auxiliar no ensino fundamental, professora universitária em cursos de graduação, bem como professora convidada em cursos de atualização e especialização nas áreas da saúde e meio ambiente. Trabalhou como Analista Ambiental do Ibama no Amazonas. Tem experiência em projetos e publicações nos campos da Educação Ambiental e da Promoção da Saúde. Na UMAPAZ atua também como docente e coordenadora no Curso de Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade promovido em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
André Luiz Moura de Alcantara
Sociólogo graduado na FFLCH-USP, em Ciências Sociais, com especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP. Atua como educador ambiental na SVMA desde 1993 e, atualmente, trabalha na UMAPAZ onde atua desde 2005, com formação de multiplicadores em educação ambiental, projetos institucionais, comissões intersecretariais e demandas sociais. Na Umapaz ministra o curso Educação Ambiental e Elaboração de Projetos. É docente e co-responsável pela coordenação do módulo Saberes Originários e Ancestrais do Território do Curso de Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade promovido em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Interessados(as) em educação ambiental e elaboração de projetos.
Vagas: 50.
Endereço: Rua Pedro Peccinini, 88, Butantã.
Certificado: No mínimo 80% de frequência nas aulas.
Necessidade de inscrição: Sim.
Observações sobre os dias da semana e horários: 20/05, 27/05, 03/05, 10/06 e 17/06.