Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Encontro Nacional do CB27 reúne líderes de Meio Ambiente das capitais brasileiras para fortalecer políticas ambientais

Foto: Acervo SVMA
Nesta terça-feira (06), o Fórum Nacional de Secretários e Secretárias do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) promoveu um encontro nacional em Brasília, para reunir o novo mandato municipal (2025-2028) com o objetivo de alinhar estratégias para implementação de políticas ambientais assertivas e de ações para a COP30. O titular da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, esteve presente representando a capital paulista, ao lado de mais 12 secretários.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e com o ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade na América do Sul, e paralelamente à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Por isso, a agenda dialogou diretamente com o objetivo da CNMA, aprofundando as discussões sobre programas para a agenda climática nacional, como o AdaptaCidades, o Cidades Verdes Resilientes (PCVR), o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) e o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU).
Outro importante tema abordado durante o encontro foi a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, que será sediada em Belém, no Pará. O evento representa um marco histórico para o país, onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil dialogam ações para combater as mudanças do clima, e o CB27 pôde alinhar a construção de posicionamentos e articulações de propostas que reflitam os desafios e a soluções urbanas realizadas.
“O Fórum CB27 é um espaço estratégico para fortalecermos a cooperação entre as capitais e avançarmos com políticas ambientais integradas e eficazes. É nessa troca de experiências que ganhamos fôlego para enfrentar os desafios da crise climática e contribuir de forma consistente para a agenda da COP30", afirmou Ashiuchi.
Além do titular da SVMA e outros secretários, também estiveram Inamara Melo, diretora de Adaptação do Ministérios de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Maurício Guerra, diretor de Meio Ambiente Urbano do MMA; Ana Paula Machado, diretora do Departamento de Governança Climática e Articulação (DGov) do MMA; e Aloisio de Melo, Secretário Nacional de Mudança do Clima do MMA.
Sobre o CB27
O CB27 surgiu como um processo de preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, com o objetivo de promover uma articulação política entre as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, fortalecendo a sustentabilidade urbana e impulsionando avanços em agendas ambientais de vanguarda.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk