• Presencial
Expedição Literária Oficina Pedagógica Amazônia das Crianças
Data: 07/12/2024. Sábado.
Horário: 08:30 às 12:30.
Descrição
O projeto “Expedição Literária Amazônia das Crianças” consiste na realização de oficinas culturais e pedagógicas voltadas para educadores e gestores do ensino fundamental, elaboradas com base no material paradidático denominado “Amazônia das Crianças" cujo conteúdo detém grande potencial de sensibilização, pois aborda as questões do território amazônico por meio da arte, da poesia, e pelo olhar de crianças que lá vivem. O material é composto por um livro em formato E-book e seu “Guia de Navegação” os quais serão divulgados em site e servirão de ferramenta para que os educadores possam encontrar no livro apoio necessário para estimular a leitura em seus alunos e formar opinião sobre as questões amazônicas, adequadas para a faixa etária de 06 a 14 anos. O projeto pretende impactar crianças, professores e gestores escolares por meio da arte para com uma abordagem intergeracional chamar a atenção sobre a importância da Amazônia e dos povos da floresta em tempos de emergência climática.
A meta principal é realizar uma oficina de formação como atividade de extensão promovida e certificada pela Unifesp, com apoio institucional do Instituto Physis – Cultura & Ambiente e do C6 Bank, responsáveis pela operacionalização e custeio.
Objetivo
Promover o incentivo à leitura da obra "Amazônia das Crianças" e seu "Guia de Navegação", voltadas para educadores do ensino básico, para disseminar o seu potencial como material educativo para o fortalecimento da cultura nacional em relação ao território amazônico e sua gente, por meio da mediação e facilitação destinada a educadores do ensino básico, de modo a capilarizar, na rede de ensino, o aprendizado de seus conteúdos conceituais, valorativos e atitudinais, utilizando a arte e a ludicidade como estratégias pedagógicas, conforme previstos na BNCC.
Metodologia
A oficina utilizará a arte como atividade educativa, e busca a união de conhecimentos por meio de um processo dinâmico que favorece a expressão da criatividade e conduz a aprendizagens significativas. Sabe-se que por meio da arte é possível que os indivíduos representem seus conceitos e valores, favorecendo o exercício da sua imaginação, criatividade e liberdade de expressão, princípios fundamentais para a construção de conhecimentos em Educação Ambiental.
Utilizaremos o livro no seu formato de E-book de acesso livre e faremos um intensivo trabalho de formação presencial de educadores, para que possam ser agentes multiplicadores do uso do material no espaço escolar. Isso só se fará com equipe 3 facilitadores experientes (Zysman Neiman, Juliana Maria de Barros Freire, Lilith Neiman) e que conhecem bem a proposta do projeto “Amazônia das Crianças”.
Assim, o material didático a ser utilizado será o conjunto de Livros do projeto "Amazônia das Crianças" (disponíveis em https://physis.org.br/#projetos). Apresentações audiovisuais que dialogam com os conteúdos a serem ministrados serão também utilizadas.
Bibliografia
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
Alcântara, A.; Kachani, M. Amazônia das Crianças. São Paulo: Ed. TerraBrasil, 2023.
Alcântara, A.; Neiman, Z. Amazônia das Crianças: Guia de Navegação. São Paulo: Ed. TerraBrasil, 2023.
Conteúdo programático
1) Povos originários e tradicionais: culturas, tradições, trajetórias e desafios atuais;
2) Produção sustentável e conservação da floresta: saberes culturais tradicionais e sociobioeconomia;
3) Paisagens e ecologia da Amazônia: aspectos relevantes para o fortalecimento de uma cultura de apreço e de preservação;
4) Amazônia: motivo e orgulho de admiração, preocupação e cuidados;
5) Construção de um futuro sustentável para a Amazônia por meio da cooperação e de parcerias entre os diversos setores da sociedade; 6) Como tratar de forma crítica as questões da Amazônia: possibilidades de estratégias pedagógicas;
7) A fotografia, o lirismo e as manifestações culturais como inspiração para ações educativas: formação de habilidades para a apreciação estética;
8) As "Amazônias" como tema transversal contemporâneo para a compreensão de outras realidades no Brasil e no mundo.
Coordenação
Andrea de Almeida Bossi
Facilitação
Prof. Dr. Zysman Neiman
Possui pós-doutorado em Conservação Ambiental e Sustentabilidade pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (2024). É Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), têm passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), é mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Pesquisador e Professor Titular do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Coordenador da Cátedra "Sustentabilidade e Visões de Futuro". Na Unifesp foi coordenador (2014-2016) e atua como professor no curso de Bacharelado em Ciências Ambientais e de Licenciatura Plena em Ciências, é pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada - PPGAAI, e participou do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PECMA, todos no campus Diadema da Unifesp. Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (Unifesp), e Coordenador do Comitê de apoio à implantação do Instituto das Cidades - Unifesp câmpus Zona Leste (2017-2019). Teve grande atuação como Educador no Ensino de Ciências e Biologia (1985-1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lotado no Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), onde coordenou o Laboratório de Ecologia, Percepção e Educação Ambiental - LEPEA. Foi Vice-Coordenador, docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PROSGAM-UFSCar. Também atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação do CCTS - UFSCar e é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS) e do Programa de Pós-Graduação em Movimento Social e Participação Política, na Escola de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade de São Paulo (ProMuSPP-EACH-USP). Atua como membro do núcleo de pesquisa do Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas - OPAP. Foi Membro do Comitê Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (CIEA-SP), do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), do Grupo de Trabalho Intersecretarial, para a elaboração do PMEA Plano Municipal de Educação Ambiental da cidade de São Paulo, e da Comissão Municipal para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de São Paulo. É ponto Focal do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GTSC A2030). É Presidente do Conselho Curador do Instituto Physis - Cultura Ambiente. Foi um dos redatores do Tema Transversal "Meio Ambiente", dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental do MEC (1998). É Editor Chefe da Revista Brasileira de Educação Ambiental e autor de diversos livros na área de Ecologia, Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, dentre as quais "Amazônia das Crianças - Guia de Navegação", obra que será utilizada nas orifivas do presente projeto.
Juliana Maria de Barros Freire (Coordenação logística/administrativa das oficinas e facilitação)
Doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP); mestre em Ciências com ênfase em Análise Ambiental Integrada pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Atualmente é sócia administradora da empresa Cikla - Desenvolvimento e Conteúdo em Sustentabilidade Ltda., e da Barros Freire Advogados, e Diretora Administrativa do Instituto Physis - Cultura Ambiente. Desenvolve projetos na área do Direito Ambiental, prestando consultoria e assessorando organizações que pretendam alinhar suas políticas ao tema da sustentabilidade, tanto no âmbito econômico, social e do meio ambiente. Foi Empreendedora Cívica da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), onde prestou consultoria na elaboração de projetos de políticas públicas alinhadas a essa temática. Atua como membro do núcleo de pesquisa do Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas - OPAP. Foi colaboradora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá na elaboração de projetos em comunidades na Amazônia. Tem experiência com cursos e oficinas em comunidades tradicionais e outras atividades de extensão na Amazônia brasileira, onde desenvolve suas pesquisas acadêmicas com os seguintes temas: Políticas Públicas, Sustentabilidade, Sociobioeconomia e Educação Ambiental.
Lilith Neiman
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, com bolsa CAPES. Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo. Formadora de Educação Infantil da Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá (DIPED-DRE PJ) e professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo em tempo parcial. Tem experiência na área de Educação, atuando em cursos e oficinas de formação de professores, principalmente nos seguintes temas: Infância, Educação Infantil, Ensino Básico e Educação Ambiental.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Professores e outros profissionais vinculados à Educação da Rede Municipal de Ensino Fundamental de São Paulo.
Vagas: 50
Data: 07/12/2024. Sábado
Horário: 08:30 às 12:30
Local: CEA UMAPAZ
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268
Certificado: A atividade será certificada como Extensão pela Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desde que a participação integral nas 4 aulas presenciais e envio das atividades dirigidas posteriormente (4 horas para execução).
Parceria: Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
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