Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Inscrições abertas para o curso de Adaptações Sustentáveis em Edificações

Foto: Acervo SVMA
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), está com inscrições abertas para o curso “Adaptações das edificações existentes em tecnologias sustentáveis no uso da água e energia". As aulas serão realizadas de 16 a 23 de abril, todas as quarta-feiras, das 14 às 17 horas. Os interessados devem se inscrever gratuitamente no site oficial da UMAPAZ.
Os encontros vão abordar a implementação energética eficiente e o uso racional da água em edifícios antigos, promovendo a sustentabilidade e economia nos imóveis. A iniciativa também apresenta conceitos de energia renovável, redução de resíduos gerados pelos moradores e o uso racional da água, além de alertar sobre as consequências das emissões dos gases poluentes, principalmente os causadores do efeito estufa.
O conteúdo do primeiro contempla o contexto histórico do uso da água e do saneamento nas moradias da cidade de São Paulo, medições individualizadas, verificação de vazamentos, aproveitamento de águas subterrâneas e soluções de drenagem baseadas na natureza. Já o segundo, discute a eficiência energética e a utilização de tecnologias para a redução do consumo, aprofundando os benefícios da energia solar, dos equipamentos economizadores como: lâmpadas LED, sensores de presença, chuveiro elétrico e outros.
Coordenado pela analista de Meio Ambiente, Miriam Helena Bueno Falótico, com orientações do engenheiro Eduardo Aulicino, o curso oferece 100 vagas para os servidores públicos e é validado para promoção funcional de servidores da Prefeitura de Suzano. Para conferir as carreiras validadas, acesse o link.
“A iniciativa busca promover uma reflexão sobre nossas ações cotidianas e como elas podem promover um impacto menor no meio ambiente. Priorizar equipamentos eletrônicos sustentáveis e o uso consciente da água é essencial para a construção de um futuro mais ecológico, sobretudo aplicados na administração municipal’’, destaca Gabriela Chabbouh, coordenadora de Educação Ambiental da SVMA.
Serviço:
Datas dos diálogos: 16 e 23 de abril
Horário: das 14 às 17 horas
Público: Servidores Públicos
Local: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Vagas: 100
Necessidade de inscrição: Sim.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk