
• Presencial e Online
Intervenção e Prática: Elaboração de Projetos Transformativos
Data: 17/10/2025 a 28/11/2025. Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 17:00.
Descrição
Curso em formato de oficina com o objetivo de se oferecer metodologias e atividades colaborativas para a concepção, desenvolvimento e implementação de projetos a serem aplicados nas áreas de atuação das pessoas participantes. Transmitir ferramentas básicas inerentes a diversas metodologias baseadas no consenso e na construção coletiva de saberes.
Oferecer a oportunidade de concepção, e possível concretização, de um plano de intervenção transformativa com foco em problemas e desafios atinentes à realidade de atuação profissional das pessoas participantes, especialmente considerando as áreas da administração pública dedicadas à saúde, educação, segurança pública, justiça, e serviço social.
Objetivo
Por meio da vivência prática, oportunizar o contato com metodologias que promovem dinâmicas colaborativas em grupo para a instigação de habilidades dedicadas a eforços coletivos criativos em meio a situações desafiadoras. Promover, com isso, a realização de experiências que engajem e instiguem o potencial criativo e das pessoas pela sensação de participação e pertencimento.
Metodologia
Aulas expositivas; atividades e dinâmicas em grupo; metodologias colaborativas e consensuais de construção de soluções; estudos de caso; grupos de leitura; sessões em grupo com filmes, poesias e músicas.
Bibliografia
BOAL, Augusto. Jogos Para Atores e Não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
BROWN, Juanita; ISAACS, David. The world café: shaping our futures through conversations that matter. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers, 2005.
BUZAN, Tony; BUZAN, Barry. The mind map book: how to use radiant thinking to maximize your brain’s untapped potential. London: BBC Books, 1993.
FITZDUFF, Mari; WILLIAMS, Sue. Dialogue in divided societies: Skills for working with groups in conflict. CPCS, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GUZMÁN, Monica. I Never Thought of it That Way: How to Have Fearlessly Curious Conversations in Dangerously Divided Times. Dallas, TX: BenBella Books, 2022.
HEMMATI, Minu. Multi-stakeholder Processes for Governance and Sustainability: Beyond Deadlock and Conflict. New York, NY: Earthscan, 2002.
HOOKER, David Anderson. Transformar comunidades: uma abordagem prática e positiva ao diálogo. Tradução de Luís Fernando Bravo de Barros. São Paulo: Palas Athena, 2019.
LEDERACH, John Paul; NEUFELDT, Reina; CULBERTSON, Hal. Reflective Peacebuilding: a Planning, Monitoring, and Learning Toolkit. Notre Dame: Joan B. Kroc Institute for International Peace Studies, 2007
MCCARTHY, Julie; GALVAO, Karla. Enacting participatory development: theatre-based techniques. London: Earthscan, 2004.
POINTER, Lindsey; MCGOEY, Kathleen; FARRAR, Haley. The little book of restorative teaching tools: games, activities, and simulations for understanding restorative justice practices. New York: Good Books, 2020.
PRANIS, Kay. Processos circulares. Tradução de Tonia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2010.
ROSENBERG, Marshall. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Ágora, 2006.
Conteúdo programático
Mapeamento de questões e problematização
- Escolha de questões relevantes: o que é necessário transformar?
- Aprendizado; potencial criativo; e não saber.
- World Café
- Mind map
- conferências comunitárias
- Jogos colaborativos
- Planejamento e implementação de projetos de transformação (DME)
Coordenação
Cerise Goldman Batistic
Facilitação
LUÍS FERNANDO BRAVO DE BARROS.
o Doutorado no Programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (previsão de conclusão: dezembro de 2028). o Pós-graduação latu sensu: Teatro do Oprimido e Processos Grupais na Psicologia Social. Coletivo Garoa e Faculdade de Conchas (FACON), São Paulo/SP (previsão de conclusão de curso: julho de 2024); o Mestrado (MA) em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação Internacional de Conflitos. Cátedra da UNESCO em Estudos de Paz, Universidade de Innsbruck, Áustria (2017). Revalidado pelo programa de mestrado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Núcleo Diversitas da Universidade de São Paulo (2019); o Mestrado (MAS) em Paz e Transformação de Conflitos pelo Centro de Estudos Avançados da Universidade da Basileia, Suíça (2015); o Pós-graduação latu sensu: Direito Internacional. Centro de Direito Internacional (CEDIN), em Belo Horizonte/MG (2013); o Pós-graduação latu sensu: Política e Relações Internacionais. Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (2007/2008). Conclusão pendente de entrega de monografia; o Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo/SP (2004).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Pessoas atuantes na iniciativa privada, em instituições públicas e organizações da sociedade civil, buscando desenvolver, implementar e gerir projetos de impacto social com base nas diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Vagas: 40.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Plataforma: Microsoft Teams.
Necessidade de inscrição: Sim.
Dias da Semana: 17/10/2025; 24/10/2025; 31/10/2025; 07/11/2025; 14/11/2025; 28/11/2025 - Dias 17/10/2025 e 07/11/2025 ocorrerão virtualmente nos horários: das09:00 às 12:00hs
Observação: Dias 24/10; 31/10; 14/11 e 28/11 serão presenciais das 9:00 às 17:00hs
Dias 17/10 e 07/11 serão virtuais das 9:00 às 12:00hs
>Curso em processo de validação para servidores públicos municipais<