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• Online
Introdução à Educação para as Relações Étnico-Raciais no Serviço Público
CURSO VALIDADO PARA SERVIDORES DA PMSP sob nº de Proposta 011/2025 e Código do Curso 20250012
Data: 05/03/2025 a 26/03/2025. Quarta-feira.
Horário: 15:00 às 17:00.
Descrição
A disciplina sobre as Relações Étnico-Raciais e Serviço Público contextualiza a gênese do fenômeno social do racismo no interior da formação social brasileira. Para entender melhor porque as pessoas continuam racializando a população negra, vamos olhar a história da diáspora Africana; a invasão das Américas; o sistema colonial; a escravidão; o período pós-abolição; que são fatos históricos e culturais da permanência da discriminação e do preconceito na nossa sociedade. Também vamos olhar para as teorias acerca do racismo na contemporaneidade e problematizar a realidade, os acontecimentos e os desafios do racismo na sociedade e no serviço público.
Objetivo
Introduzir e debater sobre as Relações Étnico-Raciais no Brasil e suas especificidades na cidade
de São Paulo e no Serviço Público em uma perspectiva sócio histórica evidenciando as
contradições presentes na formação social brasileira.
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas online.
Bibliografia
ALMEIDA, Rosangela Araujo. Insubmissas Mulheres Negras: racismo institucional e cotidiano na
escrevivência de uma servidora pública negra.
ALMEIDA, S. L. de. Racismo estrutural: feminismos plurais. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen,
2019. 264 p. Disponível em:
https://blogs.uninassau.edu.br/sites/blogs.uninassau.edu.br/files/anexo/racismo_estrutural_fe
minismos_-_silvio_luiz_de_almeida.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.
ANDRADE, C. B. Assédio Moral no trabalho, gênero, raça e poder: revisão de literatura. Rev.
Bras. de Saúde Ocupacional, v. 43, p. e11, 2018. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbso/a/4jH9bBbXyBr49hXPqTJMJTs/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 31
mar. 2023.
AS DIFICULDADES DA POPULAÇÃO NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO. Boletim
DIEESE, ed. esp. Dia da Consciência Negra, 20 nov. 2023.
BENTO, C. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. BENTO, M. A. S.
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BRASIL. Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as
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Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/lei/l12288.htm.
Acesso em: 27 set. 2023.
BRASIL. Lei n. 14.532, de 11 de janeiro de 2023. Altera a Lei n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989
(Lei do Crime Racial), e o Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), ....
Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jan. 2023. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14532.htm. Acesso em: 1 abr.
2023. BRASIL. Lei n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de
preconceito de raça ou de cor. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 6 jan. 1989. Disponível em:
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CARDOSO JÚNIOR, J. C.; SILVA, F. A. B da; AGUIAR, M. F. de; SANDIM, T. L. (org.). Assédio
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https://afipeasindical.org.br/content/uploads/2022/05/Assedio-Institucional-no-Brasil-AfipeaEdupb
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CORREIA, A. N. S. O silenciamento da questão étnico-racial no Serviço Social Brasileiro. In:
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fev. 2024.
DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
DEVULSKY, A. Colorismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.
DIANGELO, R. Não basta não ser racista: sejamos antirracistas. São Paulo: Faro Editorial, 2018.
FANON, F. Desventuras da consciência nacional. In: FANON, F. Os condenados da terra. cap. 3.
Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/fanon/1961/condenados/03.htm. Acesso em:
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FANON, F. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008.
FAUSTINO, D. A “interdição do reconhecimento” em Frantz Fanon: a negação colonial, a dialética
hegeliana e a apropriação calibanizada dos cânones ocidentais. Revista de Filosofia Aurora, v. 33,
n. 59, 2021a. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/28065.
Acesso em: 13 jul. 2023.
FAUSTINO, D. A universalização dos direitos e a promoção da equidade: o caso da saúde da
população negra. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 3831- 3840, 2017.
Conteúdo programático
1 - aula 05/03
● Apresentação da facilitadora
● Apresentação UMAPAZ: regras, listas de presença, certificados
● Combinados e expectativas do grupo
● Apresentação da ementa e conteúdo programático das aulas
● Apresentação da classe ( 1 minuto cada se houver até 30 pessoas )
● ( música, poema, poesia, frases da questão racial - todas as aulas)
● Indicação de filme ou documentário ( da classe - todas as aulas)
● Continente Africano e a humanidade (cultura e história); Diáspora Africana, Porque o capitalismo surgiu, invasão das Américas, genocídio dos povos negros e indígenas e o surgimento da racialização
Coordenação
Pedro Cardoso Smith
Facilitação
Rosangela Araujo Almeida
Assistente social e jornalista. Servidora Pública da Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura - Atua na Biblioteca Menotti Del Picchia. Mestre em Serviço Social na PUC São Paulo e pós-graduada em Política de Assistência Social na Uniban. Estudiosa das relações étnico-raciais com artigos e dissertação sobre o tema.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
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Sobre
Público: servidores públicos municipais e pessoas interessadas em geral
Vagas: 50.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Certificado: presença mínima de 75% das aulas
Plataforma: Microsoft Teams.
Parceria: BIBLIOTECA MENOTTI DEL PICCHIA Rua: São Romualdo, 401 São Paulo - SP - CEP: 02557-060. - Instagram: @bibliotecamenotti
Necessidade de inscrição: Sim.
Dias da semana: 05/03. 12/03. 19/03 e 26/03
Essa atividade é aberta a todos e está validada para progressão de carreira dos servidores públicos da cidade de São Paulo. Confira as carreiras validadas aqui.