Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Justiça Climática é o tema do terceiro evento preparatório da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente
Reflexão sobre desigualdade social e vulnerabilidade climática é foco do terceiro dia de evento
Nesta quarta-feira (18) acontece o terceiro evento preparatório da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, de forma virtual no YouTube da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, das 19h às 20h30. A convidada é Flávia Bellaguarda, mestre em Justiça Climática pela University of Birmingham e especialista em Sustentabilidade e Inovação Transformadora pela Schumacher College.
O tema “Justiça Climática” busca refletir sobre os efeitos das mudanças climáticas e o seu impacto sobre os seres humanos. Na maioria das vezes, o impacto se diferencia de acordo com a classe social do indivíduo afetado. A proposta, por sua vez, também tem o objetivo de superar essa desigualdade.
Os bairros mais pobres e periféricos são locais onde se espacializa a exclusão social. Trata-se de áreas muito vulneráveis, geralmente próximas a encostas e áreas de várzea e corpos d’água. Desse modo, são espaços com menor capacidade de resiliência aos eventos climáticos extremos.
Nesses territórios, há uma grande presença de pessoas com baixo poder econômico, que habitam esses locais por causa dos altos custos de moradia na cidade. Como consequência, ficam expostas aos riscos de desastres. Essa desigualdade socioeconômica e ambiental é responsável pelo ocasionamento de doenças, diminuição na expectativa de vida, mortes e perdas materiais.
A previsão é que a população que vive em áreas vulnerabilizadas, já impactadas pelos percalços da pobreza, sejam ainda mais afetadas pelos eventos extremos climáticos.
Participe deste evento preparatório e ajude a Cidade de São Paulo a refletir sobre como se tornar mais justa, sob o ponto de vista das mudanças climáticas e seus efeitos. No dia do evento, será disponibilizado formulário para emissão de certificado aos participantes.
Link do evento: CLIQUE AQUI
A 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente ocorrerá em 18 de janeiro de 2025. Trata-se de um processo participativo nacional que estabelece uma agenda comum entre o poder público e a sociedade no combate à emergência climática. Ao fim da conferência em janeiro, serão definidas propostas e delegados que representarão o município nas etapas estadual e nacional, com intuito de apoiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Já é possível enviar propostas por meio do Participe+
Siga a SVMA nas redes sociais