• Presencial
Matriz Elétrica e as Fontes Renováveis: O Caso do Hidrogênio Verde
Data: 25/11/2024 a 02/12/2024. Segunda-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.
Descrição
A matriz energética abrange todas as fontes de energia, porém a matriz elétrica se concentra apenas nas fontes utilizadas para produzir energia elétrica. No Brasil devido as características favoráveis permitiu ao longo do tempo o avanço do uso de fontes renováveis como a energia hidroelétrica, eólica e a solar para a geração de energia limpa. No entanto, precisamos de um planejamento que tenha como marco a transição das usinas termoelétricas para as eólicas e solares que considere além das questões econômicas, as ambientais e sociais.
A adaptação dos próprios municipais à novas tecnologias mais sustentáveis, bem como a substituição das frotas de veículos de serviços públicos deverá fazer parte da política pública municipal nessa década, na busca de uma cidade com melhores condições de vida para sua população. Complementando, o tema do presente curso contempla a difusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 – Energia Acessível e Limpa, que tem como meta garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
O Plano de Ação Climática da Cidade de São Paulo - PLanClima SP propõe ações que visam diminuir o uso dos meios de transporte, aumentar a mobilidade ativa, zerar as emissões, incrementar a adoção de fontes energéticas renováveis em substituição aos combustíveis fósseis no transportes (Prefeitura de São Paulo, 2024). Portanto, a disseminação dessas informações para o público em geral e aos servidores públicos em particular, é de suma importância, pois esses públicos participantes podem se tornar agentes de transformação em seus territórios de atuação.
Objetivo
Apresentar os aspectos de uma matriz elétrica verde, como estratégia na promoção de uma energia originada de fontes emissoras de baixo carbono sobretudo para os setores industrial e de transporte;
Abordar o modelo básico de funcionamento de um motor elétrico de um veículo que utiliza como fonte de energia o hidrogênio e as possibilidades desse elemento vir a se consolidar num modal de transporte urbano e armazenamento de energia elétrica limpa no Brasil e no mundo.
Metodologia
O curso abordará conteúdos que serão trabalhados de maneira a construir um diálogo contínuo entre professores e público participante, dentro da perspectiva do diálogo enquanto instrumento pedagógico que permite a leitura crítica da realidade (Freire, 2003). Dentre as metodologias que serão aplicadas temos a pedagogia problematizadora e o uso de algumas técnicas, tais como: exposição dialogada e dinâmica de grupo.
Conteúdo programático
1ª aula - Conceituar a matriz elétrica brasileira, as novas fontes de energia renovável e o Sistema Integrado Nacional - SIN (sistema hidrotérmico de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica com exposição de dados atuais para várias regiões do Brasil).
2ª aula – Apresentação do hidrogênio verde como ferramenta de armazenamento de energia elétrica e vetor para redução de emissões de gases do efeito estufa com o estudo de caso de um motor elétrico tendo como fonte o hidrogênio verde.
Coordenação
Miriam Helena Bueno Falótico .
Facilitação
Eduardo Aulicino.
Engenheiro Civil, especialista: - Uso racional de água e Eficiência Energética em Instalações Prediais. - Implantação de Compras Verdes na Administração Pública - Sustentabilidade na Construção Civil e Uso Sustentável da Madeira na Construção Civil.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: educadores; estudantes de ensino médio e superior; conselheiros; lideranças locais; administradores de parques; membros de associações e entidades de classe; público em geral; servidores públicos municipais (ver link para as carreiras contempladas).
Vagas: 100
Data: 25/11/2024 a 02/12/2024 - Segunda-feira
Horário: 14:00 às 17:00
Local: CEA UMAPAZ
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268
Certificado: 100 % de frequência
Essa atividade é aberta a todos e está validada para progressão de carreira dos servidores públicos da cidade de São Paulo. Os servidores interessados devem se inscrever até dois dias antes do início do curso para garantir a validação da atividade em sua progressão de carreira.
Parceria: SECLIMA.
INSCREVER-SE