Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025 | Horário: 13:51
Compartilhe:

Meliponicultura Sustentável é tema de curso gratuito da UMAPAZ

Iniciativa está com inscrições abertas para 130 vagas
A imagem mostra uma colmeia de madeira usada na criação de abelhas sem ferrão da espécie uruçu-amarela. A caixa está posicionada sobre uma base feita de um pedaço grosso de tronco de árvore. Ela é feita de tábuas de madeira marrom claro, vedada com fitas adesivas verdes, que ajudam a manter as partes unidas e protegidas contra a entrada de água ou pragas.  Na parte inferior da colmeia, vê-se a entrada principal das abelhas: uma formação escura, de cor marrom-avermelhada, feita com própolis e cera, onde há secreção e fluxo de abelhas (embora as abelhas em si não estejam muito visíveis na imagem). Abaixo da caixa, fixada à base, há uma pequena placa de madeira amarela com a inscrição “URUÇU-AMARELA” em letras pretas bem visíveis.  O fundo da imagem está desfocado, com tons predominantemente verdes e terrosos, indicando que a colmeia está localizada em um ambiente natural, provavelmente em uma área arborizada ou jardim.

Imagem:  Daniel Reis/Acervo SVMA

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), oferece 130 vagas para as aulas de Meliponicultura Sustentável: Conservação Ambiental e Valorização Socioeconômica das Abelhas Sem Ferrão. Serão promovidos encontros nos dias 12 e 13 de maio, das 9 às 16 horas, na Escola de Agroecologia de Parelheiros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial da UMAPAZ

A meliponicultura é uma prática de criação e manejo de abelhas nativas sem ferrão (do grupo das Meliponini), como a mandaçaia, uruçu e jandaíra. O termo foi criado em 1953 pelo professor Nogueira Neto. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), atualmente o Brasil possui cerca de 260 espécies de abelhas nativas sem ferrão, dessas, 54 ocorrem naturalmente no estado de São Paulo. 

As aulas buscam capacitar a criação racional de abelhas nativas, com um viés sustentável e econômico, atrelando a preservação e conservação aos aspectos financeiros. A prática prioriza o bem-estar das espécies e orienta sobre a extração do mel sem agredir as abelhas.

Nativas das Américas tropicais e subtropicais, essas espécies têm grande importância ecológica, especialmente na polinização de plantas nativas e na produção de mel, própolis e outros produtos naturais. 

“Nos encontros, os alunos serão ensinados a alinhar o desenvolvimento financeiro com a sustentabilidade, prezando, sempre, pelo bem-estar das abelhas. Além disso, é uma ótima oportunidade de consumir o mell”, destaca Gabriela Chabbouh, coordenadora de Educação Ambiental da SVMA.

Para mais informações, acesse o site oficial da UMAPAZ, ou entre em contato por meio do telefone (11) 5908-3800. A Universidade também está disponível na avenida Quarto Centenário, número 1268, no Parque Ibirapuera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, e aos sábado, das 10 às 13 horas.

Serviço

Vagas: 130.

Endereço: Estrada da Colônia Mário Reimberg Christe, 2500.

Certificado: 75% de presença

Necessidade de inscrição: Sim.

Dias da Semana: 12/05 e 13/05

A imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma caneta  A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas  O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

   logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do FacebookCor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

   

collections
Galeria de imagens